Extrato de Baunilhas


P1030980

Estas vagens de baunilhas fornecidas pela Ane Walsh são as exuberantes grau A da Vanilla planifolia de Madagascar, as melhores que existem.

P1030984

Suculentas, carnudas, aromáticas, nada parecido com as raquíticas e secas que se encontram por aí.

P1030982

Para fazer o extrato alcoólico de baunilha foi usado álcool de cereais na proporção de 250 ml para cada 30g de vagem de baunilha. Este extrato pode ser usado para cosméticos e também para fins culinários.

P1030985

P1030990

As vagens são cortadas ao meio no sentido longitudinal para expor as sementes onde se concentra o aroma da baunilha.

P1030989

P1030991

Com a faca as sementes, chamadas de caviar, são raspadas removendo-as da vagem.

P1030992

Eu preferi picar as vagens após a retirada das sementes, mas pode-se deixa-las inteiras.
Cortando as vagens em pedaços pequenos você aumenta a área superficial e a extração é mais eficaz.

P1030994

Coloca-se  tudo no frasco com o álcool de cereais e agita-se vigorosamente. Eu usei um frasco de vidro claro para efeito das fotos, mas o indicado é usar um frasco de cor escura, verde ou âmbar para evitar o contato com a luz.

P1040008

P1040012Aqui está, agora é só esperar 2 meses e o extrato de baunilha estará pronto. Na primeira semana agita-se diariamente e depois ao menos uma vez na semana.

 

22 ideias sobre “Extrato de Baunilhas

  1. Ótima explicação, como sempre ! As minhas estão mergulhadinhas em vodka faz meses ! Amanhã vou abrir pra sentir o aroma !

  2. Tem um aspecto óptimo essas vagens, por cá só aprecem umas minúsculas e muito secas 🙁
    Já agora como calculou as quantidades de vagem e de álcool?
    Sílvia

    • Silvia,
      Para para 30g de vagens, 250 ml de álcool, que pode ser o álcool de cereais ou a vodka com 35 a 40% de teor de álcool.

  3. Roberto, esse extrato de baunilha, depois de pronto posso usar em sabonetes por método cold process ou não porque contém álcool?

    Se não posso, como utilizo a fava de baunilha na produção de sabonetes?

    Obrigada =]

  4. Estou encantada no universo da saboaria, pena que moro em uma cidade pequena e fica difícil encontrar fava de baunilha. Abreaços

  5. Boa tarde Sr. Roberto Akira,

    Pode-se usar este extrato de baunilha no cold process? Por conter alcool a massa poderia desandar, certo? Ja vi alguns sites falando sobre deixar a baunilha imersa em oleo de amendoas ou qualquer outro que nao possua cheiro muito forte. Voce sabe alguma forma de conseguir o extrato que seja compativel com o cold process?

    Muito obrigado!

    • Eric,
      Não se pode usar tintura de baunilha em CP pelo motivo que vc citou.
      Qualquer líquido extrator da baunilha que não seja o álcool é desperdício, é sub-utilizar a baunilha.

      • Roberto boa noite. Sou iniciante nessa arte da saboaria, conheci o processo de Cp com uma amiga saboeira que mora no Japão. E navegando na internet encontrei vc, e por aqui, com suas explicações e suas fórmulas fiz meu primeiro sabao. Fico muito agradecida por sua generosidade. E a pergunta que não quer calar é, como fazer um sabao com aroma de baunilha. Porque o cheiro doce da baunilha me fascina e eu gostaria muito de fazê-lo. Poderia me ajudar? Desde já agradeço imensamente.

  6. Roberto boa noite. Sou iniciante nessa arte da saboaria, conheci o processo de Cp com uma amiga saboeira que mora no Japão. E navegando na internet encontrei vc, e por aqui, com suas explicações e suas fórmulas fiz meu primeiro sabao. Fico muito agradecida por sua generosidade. E a pergunta que não quer calar é, como fazer um sabao com aroma de baunilha. Porque o cheiro doce da baunilha me fascina e eu gostaria muito de fazê-lo. Poderia me ajudar? Desde já agradeço imensamente.

  7. Boa tarde Roberto, poderia me passar o contato de onde você comprou estas baunilhas. Muito obrigada. Louise

  8. Olá,gostaria de saber se a tintura de baunilha pode ser usada em perfumes…se sim,qual o pecentual de tintura q deve ser adicionada ao álcool de cereais ,água e óleo essencial.

  9. Boa noite Roberto, já usou vanilina dissolvida em álcool para aromatizar sabonetes?Se sim, o que achou?Obrigada