Introdução

Segurança em primeiro lugar

      • Prepare o seu local trabalho e mantenha-o organizado.
      • Eduque sua família e especial cuidados com crianças pequenas.
      • Tenha certeza que você entende o processo.
      • Use luvas de borracha e óculos de segurança.
      • Nunca deixe os óleos quentes desassistidos.
      • Nunca deixe a soda e a potassa e as suas soluções desassistidas.
      • Trabalhe com método.
      • Não se distraia no trabalho.
      • Limpe imediatamente os respingos.

Não é preciso muitas coisas e sofistificação para começar a fazer o artesanato da saboaria. Você pode usar os utensílios básicos da sua cozinha, como os recipientes de vidro, plásticos ou inox (evite usar de alumínio), a balança que você pesa os ingredientes das suas receitas, o fogão ou o microondas, o mixer elétrico de mão ou o batedor aramado (fouet), as espátulas de silicone (pão-duro), enfim, é prerfeitamente possível começar deste modo. Não tenha receio que o manuseio dos componentes, no preparo do seu sabão, com o uso dos utensílios domésticos vá trazer algum tipo de contaminação, é absolutamente seguro. Com certeza o detergente químico de origem petroquímica que você usa na sua cozinha tem mais potencial de perigo para a sua saúde.

Você pode usar uma caixinha de isopor para sorvetes como molde e revestir com filme plástico para cozinha e depois usar uma faca comum para cortar as barrinhas.
Recipientes de plástico de polipropileno e vidrarias usadas em laboratório. O ideal é ter uma balança que pese com um decimal de grama mas custa caro. Pode ser usado uma balança de cozinha com precisão de 1 grama e que tenha resposta rápida de pesagem. Como opção para pesar décimos, pode ser uma Tanita 1479V que costuma ser usada como padrão na ourivessaria e não custa caro, pesa no máximo 120g.

É preciso ter um termômetro para uma precisão maior no processo de fazer o sabão. Os que são usados para verificar a temperatura dos alimentos, são digitais e muito práticos.

 

Existem muitos tipos de mixer, escolha um que tenha no mínimo 150W de potencia e que tenha a haste longa para facilitar o manuseio.

 

 

Para deixar os sabonetes secando é bom ter um rack bem ventilado. Pode ser de madeira, como esses que uso. Para uma garantia que tudo foi feito sem erros e o sabonete está com a alcalinidade apropriada, é preciso verificar o pH. Pode ser usado um papel indicador de pH ou investir no pHmetro digital portátil.

Se for fazer sabonete por hot process, sabonete líquido ou em creme, vale a pena investir numa panela elétrica de cozimento lento. Chamada de crock pot nos EUA, nome de um fabricante, pode ser encontrada por aqui em lojas de artigos asiáticos. A branca é de 2 litros de capacidade e a outra, da minha amiga Aline, é maior e mais potente.

 O molde mais simples de fazer é esse redondo feito com canos de PVC usados na construção civil. Facilmente encontrados em lojas de materiais de construção, o de 73mm de diâmetro é um bom tamanho. Tem que ser revestidos para evitar que o sabão grude no PVC.

Antes de fazer os cortadores usei muito este molde conjugado. É um molde convencional de MDF que tem uma fenda guia para cortar o sabonete. Como cortador usei esta espécie de espátula usada na cozinha. Carimbo feito de latão para marcar os sabonetes com a sua logomarca.

Fornecedores

 

NomeEndereço site/e-mailCategoriaObservação
Marcenaria Marco Mendonçamarcomoveis@uol.com.brMarcenaria, MDF
Papelaria Universitáriawww.pu.com.brPapel manteiga
Carimbos Deccohttp://www.carimbosdecco.com.br/ver_carimbos.php?id=carimbos_em_metal!.5Carimbo de latão para sabão
Redeleasehttp://www.redelease.com.br/Resinas de silicone, poliéster, poliuretano
Centerligashttp://www.centerligas.com.brTodas as variedades de perfis, blocos, tarugos, tubos, etc de alumínio. Corte na medida
Hanna Instruments do Brasilhttp://www.hannabrasil.com/Equipamentos para laboratório e industria, como pHmetros
Casa Americanahttp://www.casaamericana.com.br/Equipamentos para laboratório e industrias
Fisatomhttp://www.fisatom.com.br/Fabricante de equipamentos para laboratório e industrias
Laminexhttp://www.laminex.com.br/Todos os tipos de material plásticos, celeron, PU e etc
Seipackhttp://www.seipack.com.br/Filmes para embalagens, termo-encolhivel
Soap Equipmenthttp://www.soapequipment.com/Equipamentos para saboaria de todos os tipos e tamanhos. O mais completo site de vendas.Fica EUA, vende para o Brasil, incide impostos
Kioto Comercialkiotocomercial@gmail.comPanela slow cooker, tem dois modêlos à vendaTel 011 32085908
PlayTechhttp://www.playtech.com.br/ch/index.aspxTarracha para cordas violãoRua Santa Efigênia 250
Tango Instrumentos Musicaihttp://www.tangomusic.com.br/homeTarracha para cordas violãoViaduto Santa Efigênia 255
M Bastos ParafusosParafusos e porcas internasRua do Gasômetro 433

 

97 ideias sobre “Introdução

  1. Boa Noite
    Sr. Roberto
    Nesta lista de contatos tem o e-mail de seu colega, marcenaria marco mendonça, provavelmente ele que confeccionou estes cortadores, moldes etc….
    Ele poderia fazer para mim tb as peças?

    1- Cortador Vertical, poderia me passar as medidas? e com espassamento tem de uma corda de açõ para outra, corta a barra com qual medida.
    2- Conforme pesquisa feita, sobre as Formulas desenvolvidas por vc, verifiquei que não acrescenta ADITIVOS em nenhuma delas pq? e tb não etendia a perda de água ? e não etendi pq sr não utiliza SUPERFT 6 a 8%como a maioria das formulas que vejo tem, até nas Internacionais.
    3- Sobre Pigmentos Oxido de Ferro, muitas das vezes não consigo chegar em um Vermelho vivo, preciso saber o seguinte se posso pedir para algum fornecedore ja fazer a mistura para esta cor vermelho vivo. Posso usar tranquilamente no sabonete ou teria problema com a Anvisa.
    4- Para fazer um sabonete na cor verde escuro, com verde claro tenho que usar a maiorias dos óleos verdes e qual pigmento usar tb posso ja mandar preparar a cor ou teria que usar Oxido de Cromo ou outro qual?

    Att.
    Marcelo

    • Marcelo,
      O meu amigo Marco somente cortou as madeiras para mim, pois não tenho serra de bancada.Tudo o resto, foi feito por mim.
      As dimensões do cortador vertical é muito específica para o tamanho dos blocos de sabão que vc vai fazer. Eu sigo o tamanho padrão americano, que é de 130g,25x60x90mm.
      Não sei o que vc chama de aditivos, mas usa-los é questão de preferencia pessoal. Eu uso qdo é necessário.
      Marcelo, o sabão seca e o que acontece?. Pensa!
      Eu sigo a escola americana e na maioria dos casos o SF é de 5%
      Pigmento óxido de ferro nunca vai dar vermelho vivo, é impossível. Se alguém fornecer oxido de ferro vermelho vivo, desconfie que tem corante misturado. Oxido de ferro é aprovado pelo FDA para uso em cosméticos
      Verde escuro é possível com óxido de cromo e preto. No geral dê uma lida no post sobre colorantes

    • Steve,
      Estou mandando por e-mail o desenho e as dimensões. Ao invés de fazer um rack desses, poderia ver opções de rack de plásticos empilháveis que podem servir para esse propósito e vai sair mais barato. Não tenho um modelo específico, mas poderia fazer uma pesquisa.

  2. Bom dia eu faco sabao a alguns tempo agora eu estou visitando uma comonidade aqui no sul da BAHIA qui nao tem renda si nao for a lavoura E eu me propus a ensinar alguns a fazer sabonetes sabao para ter uma nova pespequitiva de vida eu irei trocar ,alguns email com voce para aptrender um poucomais obrgado um bom fim de semana

      • estou fasendo um curso de limpeza cm na minha cidade e dificil encontra a soda liquida uso mais a de escama.comprei uma de 99%e o sabao ficou uma pedra.n entendi seu calculo pois esta em ingles poderia mi ajudar a quantidade de soda.pois coloquei 1k de 99%em quatro de oleo e n prestou.desde ja meus verdadeiros agradecimentos

      • Boa noite, por favor me ajuda a descobrir por que meu sabão empelotou tudo quando eu coloquei o álcool combustível, eu estava mexendo manual, foi uma coisa de louco, então joguei desse feito dá caixa pois ia perder todo ele, mas ficou cheio de pelotas, muitos pedaços endureceu muito rápido, parecendo raspas de sabão, estava fazendo sabão com óleo, sebo e álcool, obrigado.

  3. BOA NOITE SENHOR ROBERTO
    FIQUEI MUITO INTERESSADA EM TUDO QUE O SENHOR FALOU,POIS GOSTO MUITO DE TUDO O QUE SEJA DE MANEIRA SUSTENTÁVEL,E A TEMPOS ESTOU DE OLHO NESTE RAMO DOS SABÕES E SABONETES..O SENHOR DA CURSOS???OU COM SEUS EXPLICATIVOS AQUI EU CONSIGO FAZER,MESMO SENDO MEIO LEIGA..MINHAS FILHAS JÁ FAZEM SABONETES,MAS ACHO QUE O SABÃO ASSIM TRATADOS ,COMO UM RECURSO NATURAL SEM QUÍMICAS
    SERIA MENOS CORROSIVO Á MÃE NATUREZA…

    • Jane, bom dia!
      Eu não dou curso, o que sei sobre saboaria artesanal é o que está no site e é o que vou publicando no post.
      Em Portugal, no facebook, tem um grupo de discussão chamado Saboaria, um grupo muito interessante para quem está começando, muitas informações e conhecimento são partilhado de forma magnífica. É um grupo fechado, vc pede adesão para participar: http://www.facebook.com/groups/saboaria/

  4. Boa tarde,

    Achei excelente a ideia de usar um tubo de pvc como molde para sabonetes redondos. Mas a minha dúvida é o revestimento. compra-se o tubo ja revestido ou como fazemos para o revestir?
    Obrigada e parabéns pelo blog
    Phi

  5. Bom dia Sr Roberto
    Sou do estado do Maranhão e fabrico sabão. Pretendo montar uma pequena fabrica, mas não tenho equipamentos para começar e não sei onde comprar. Será que o Sr possa me ajudar onde encontrar.

    • Wagner,
      Se vc vai fazer em escala industrial, tem que pesquisar por equipamentos industriais para fazer os produtos. Caso vá fazer em escala de artesanato, o melhor mod é vc mesmo ou alguém construir os equipamentos que são simples. Tenho desenho e orientações que podem ser baixados no site.

  6. Obrigada por sua generosidade…trabalho com produtos para banho, e tenho muita vontade de começar a produzir sabonetes pelo processo a frio, por paixão é gostar muito das coisa mais natural possivel…estou um pouco perdida e com receio em trabalhar com a soda, e também estou encontrando dificuldades em conseguir comprar oleos essencias de boa qualidade e com preço justo.

    Grata

    Silvana

    • Silvana,
      Não precisa ter receio em trabalhar com a soda, tomando os cuidados recomendados, é muito tranquilo manusear a soda.
      Na relação de fornecedores vc pode encontrar um que compro deles e é um dos melhores custo/benefícios/ qualidade.

    • Manuela,
      Não é possível fazer um sabonete de qualidade usando somente o óleo de soja. Veja isso, os números entre parêntesis é a faixa ideal:
      dureza (29-54) = 16
      limpeza (12-22) = zero
      condicionamento (44-69) = 82
      espuma (14-46) = zero
      cremosidade da espuma (16-48) = 16

      agora se colocar 20% de coco de babaçu e 20% de palma, fica assim:
      dureza (29-54) = 37
      limpeza (12-22) = 14
      condicionamento (44-69) = 61
      espuma (14-46) = 14
      cremosidade da espuma (16-48) = 22

      Já melhora em muito.
      Além das propriedades fracas do 100% soja, o óleo de soja é muito frágil, oxida (rancifica) com muita facilidade e assim a durabilidade fica comprometida.

  7. Olá Roberto, vi os numeros do comentário acima e quais são numeros ótimos para dureza, limpeza, condicionamento, espuma, cremosidade da espuma?

  8. Boa tarde Sr.Roberto! Gostaria de saber se existe alguma fonte onde eu possa pesquisar, e estudar, sobre a quantidade de cada matéria prima que compõe o Sabão artesanal, ou seja, por exemplo, a quantidade de soda que deve ser misturada á água, bem como os outros óleos, e demais componentes inerentes a fabricação de um sabão artesanal. Obrigado.

  9. Olá Roberto Akira amei sua explicações e confesso que estou aprendendo cada dia mais só não entendi nadica da tabela de como misturar os produtos mesmo pq esta mto pq as letras tentei aumentar o tamanho mas sou mto leiga mas não vo desistir vou aprendendo com vc aos poucos.
    Tire uma duvida pra mim por favor posso usar esses mesmos pigmentos na fabricação de sabão ecológico e como faço a diluição coloco junto no preparo tudo junto ou teria que pesar o óleo e mais o pigmento e diluir os 2 juntos para depois acrescentar eu vi seus vídeo no preparo do sabonete ficou com uma cor bonita um rosa bem suave outra coisa quando vc diz para conseguir um pigmento mais forte no caso na cor verde se eu entendi teria que misturar o oxido de ferro vermelho c/oxido de cromo e mais um pouq

  10. Olá Roberto me desculpe me empolguei que nem vi a linha terminar kkk então a duvida é para conseguir uma cor mais forte no caso do verde eu teria que misturar quantas cores e qts gramas de cada para fazer 5lts de óleo vc deu as cores verde o vermelho são pigmentos em pó eu vi no Império do Banho e num outro que vc passou inclusive eu mora onde vende as essências etc la na estação Sé legal pra mim ficou fácil amei tds suas dica suas orientações como eu já citei numa outra mensagem eu amo fazer sabão acho algo magico kkk e gaora que descobri o senhor parei até de jogar no face book kkk .
    O senhor podia gravar um vídeo passo a passo de um sabão ecológico sabe aquele de lavar roupa e mostrando como mistura os pigmento etc pq aquela tabela é ótima mas e mto técnica tem mto números e % eu sou mei desprovida pra entender tudo isso mas com eu disse não vou me desgrudar mais do senhor assim vou aprender cada dia mais e mais e logo me tornarei um empresaria de sabões artesanais vi sua lista tem mta coisa pra mim aprender kkk devagar eu chego lá bjs fique com Deus s/m mto obrigada

  11. Bom dia senhor Roberto o senhor poderia me indicar quanto devo colocar em gramas ou kg de carbonato de cálcio para fazer o sabão em barra eu faço geralmente de 5 a 10 litro de óleo de cozinha mas nunca tinha colocado esse aditivo e achei que ficou mto bom melhorou mto o aspecto e a qualidade de sabão só q eu não sei o quanto devo pesar pra colocar,eu vi a diferença de um pro outro e gostei do que ficou mais claro com o carbonato de cálcio ficou mto bonito um verde suave e aqueles sabonetes de ervas medicinais é tudo de bom vc tem q ensinar agente fazer aquelas maravilhas tds aqueles óleos que estão nos rótulos o de copaíba,andiroba e mel eu acho que os nomes são esses pq não da pra ler direito se eu tiver errada passe pra mim por favor os nomes dos óleos q vc usou pra fazer os sabonetes medicinais quero melhorar a qualidade do meu sabão e não esquece de me passar por gentileza o quanto coloco em gramas ou kg do carbonato de cálcio na mistura do preparo do sabão em pedra ecológico de lavar roupa.
    Quais os outros corantes eu poderia usar para fazer o sabão seria só os pigmentos em pó ou pode ser um outro e tds tem que ser a base de agua ou pode ser a base de óleo e como faço a diluição posso usar o pigmento em pó azul no sabão acho tão bonito um sabão azul alias td que tem cor é lindo né seu Roberto então amigo vou me despedindo um grd abraço e um bjão a tds.

    • Tania,
      Eu nao sei qual a quantidade ideal de carbonato de cálcio, eu nunca useim só fiz um teste que não foi conclusivo, isto é, não cheguei a nenhuma conclusão do benefício de usar isso

      Sobre como dar cor ao sabão, tem um post sobre isso no blog, pesquise que vc vai achar.

      • Obrigada Sr Roberto por me responder foi de grande ajuda,eu sonho em ter um cortador de sabão como faço para conseguir um desses modelo corte com um fio de aço acho que é de corda de violão não sei direito kk sera que o Sr Marcelo o marceneiro faria pra mim s/m fq com Deus e mtttt obrigada.

  12. Boa noite, Roberto.
    Fico grato pelas dicas que você nos transmitiu. Grato mesmo.
    Só gostaria de saber em fase do processo do sabão podemos colocar a marca em baixo relevo. A minha tem alguns detalhes…
    Vi que você usa uma espécie de carimbo. Já sei, inclusive, onde produzi-lo.
    Mais uma vez, muito obrigado por sua generosidade.
    Att.
    Guilherme

    • Guilherme,
      É um carimbo, pode ser de metal, acrilico ou madeira (MDF).
      Aplica-se o carimbo depois de uns 10 dias de secagem ou qdo estiver firme suficiente para aplicar o carimbo

  13. Muito obrigado, Roberto.
    Vou ver se alguma gráfica aqui do Rio de Janeiro ainda produz clichês em ferro.
    Eles são gravados de um fotolito.
    Att. Guilherme

  14. Olá.
    Gostaria de agradecer a você por manter este site.
    Você é muito bom, detalhista e sempre indica todas as etapas minuciosamente.
    Conheci seu site procurando por carimbo para sabonetes e ja até fiz a forma para sabonete que você disponibiliza nos desenhos.

    Muito obrigado mesmo, hoje em dia é difícil achar tanto trabalho bem feito e de forma gratuita.

    • Dinalice,
      Acredito que vc esteja se referindo ao molde feito de tubos de PVC, desses usados em construção.
      Precisa revestir com folha de plástico (acetato) ou papel vegetal ou papel manteiga, para que a massa não grude no tubo

  15. Olá, Akira! Por favor, trabalho com bases glicerinadas vegetais prontas e ativos como extratos glicólicos e manteigas em alguns casos. O que pode ser feito para deixar o sabonete mais duro e mais durável no caso das bases prontas como no caso acima? Me indicaram o uso de anfótero. Seria compatível com a base vegetal glicerinada? No caso do uso de argila e sal no sabonete qual seria a quantidade ideal para cada Kg? Agradecemos desde já! Abraços

  16. Sr. Roberto
    Moro em Ponta Grossa – PR, faço sabão com óleo reciclado para uso em casa. Achei interessante substituir soda por Carbonato de Cálcio. Gostaria de obter receita simples para meu uso. Obrigada Meiri

  17. Sou Angolano gostei de vossas publicacoes do sabao quero aliar-me a voces vivo em Angola, ajudem-me adquirir alguma materia prima do sabao no Brasil. Obrigado

  18. Sr Roberto,

    Primeiramente gostaria de elogiar sua postura em socializar seus conhecimentos. Isso mostra o quão generoso és.
    Pretendo fabricar sabonetes artesanais em minha casa.
    Quantos e quais tipos de sabonetes o sr recomendaria para iniciar meu negócio?
    Gostaria de saber sobre cursos que oferece e a programação para janeiro de 2016.

    Obrigada,

    Leila

  19. Olá Akira!

    Já fiz alguns sabonetes tanto por Cold Process quanto por Hot Process. Entrei em contato com o email que informou para aquisição da slow cooker. Mas ele só tem um modelo, 110V e de oito litros. Encontrei uma da Electrolux, de menor capacidade, a um preço também menor. Há marcas como Cadence e Hamilton Beach. Mas não sei se são adequadas para o Hot Process. Se puder me dar uma indicação, ficarei grato.

    Abraço!!
    Sílvio.

    • Silvio,
      Se a panela é uma slow cooker, cozimento lento, ela serve para fazer hot process.
      Eu conheço, além da Narita, cujo preço é um absurdo, a da marca Cadence, que funciona muito bem, somente a capacidade é bem menor, acho que 3,5 litros

      • Olá!
        Estou fazendo uma pesquisa de preço de panelas slow cooker e não há muitas opções e as que têm são num valor muito alto.
        Ainda sobre a slow cooker da marca Cadence, modelo pan800, foi o preço mais acessível pro meu investimento, no entanto, minha duvida é quanto a potência dela, 200 W, serve bem para hot process, Sr. Akira?

        Grata desde já e por ajudar tanto com seus posts, são muito honestos e educativos.

        Att,

        Natasha.

        • Natasha,
          A da Cadence serve perfeitamente, e tem alguns recursos que a maioria não tem que é o timer e a programação de inicio, mas que na saboaria raramente é usada, mas possui a funcionalidade. Essa panela slow cooker é a que eu uso nos workshops. A potência de 200W é comum neste tipo de panela, consome pouco.

  20. Sou uma curiosa esposa e mãe q gosta de um estilo de vida mais saudável, fugindo, na medida do possível, desses produtos químicos prejudiciais a saúde, tanto na alimentação quanto nos cosméticos….
    Tenho um filho especial e essa tb é uma forma de qualidade de vida prá nós. Não pretendo abrir uma empresa, mas fabricação caseira para consumo próprio. Torná -se mais barato, seguro e tb uma terapia.
    Amei seu site e já obtive muitas informações q pretendo praticá-las.
    Vc é uma pessoa generosa. Deus te abençoe. Vc já está nos meus favoritos.

  21. Ola Roberto, obrigada por compartilhar seu trabalho. Gostaria de saber se para revestir a forma de isopor para sorvete posso usar o papel manteiga com a vaselina solida, como vc usou para os outros moldes??? muito obrigada

  22. Boa noite
    Sr Roberto fiz um sabão com soda liquida e deu certo ficou bom mas, agora me mudei em uma cidade que não tem soda liquida para fazer o sabão, gostaria de saber qual a quantidade de água que uso par um 1 kilo de soda em escamas, utilizando 4000 gr de óleo usado, com a soda liquida utilizava 1 litro de água e com soda caustica em escamas não sei a quantidade de água.
    Desde já agradeço sua atenção
    Roseli

    • Roseli,
      Vc pode preparar a solução da soda liquida. Misture 50% de soda para 50% de água e vc terá a soda liquida com concentração de 50%
      Qual a concentração da soda liquida que vc usava?
      O calculo para determinar a quantidade de soda é, para cada 1 grama de óleo usado use 0,135g de soda em escama. Se for usar a liquida preparada por vc, use 0,270g

      • Sr Akira ;
        não entendi se eu for usar 500 gramas de soda caustica em escamas quanto de água acrescento porque a soda liquida que eu usava era de 50% mas agora não tem na minha cidade e vou usar soda em escamas e estou na duvida quanto de água eu coloco para 500 gramas de soda em escamas? se coloco 50% que é 250 gr de agua ??
        Grata
        Roseli

  23. Resposta;
    Sr Akira ;
    não entendi se eu for usar 500 gramas de soda caustica em escamas quanto de água acrescento porque a soda liquida que eu usava era de 50% mas agora não tem na minha cidade e vou usar soda em escamas e estou na duvida quanto de água eu coloco para 500 gramas de soda em escamas? se coloco 50% que é 250 gr de agua ??
    Grata
    Roseli

  24. Olá Sr. Akira,
    estou aprendendo muito com seus ensinamentos no seu site e agradeço todas as informações e a generosidade com que atende a todos q lhe pedem ajuda.
    Aproveitando a conversa com a Sra. Roseli, pela primeira vez tentei fazer sabão caseiro através de um site na internet mas não deu certo. O que usei foi 1 litro de óleo usado, 400 ml de água e 300 gr. de soda em escamas. Já se passaram 4 dias e o sabão não endurece. Está muito mole. Não sei se demora tanto mesmo ou se eu coloquei coisa demais ou de menos. O Sr. poderia talvez me esclarecer o que houve ? Se eu tiver feito tudo errado tem como reaproveitar o matl ou tenho que descartar tudo ?

    Muito obrigada pela atenção

    • Irene,
      1 litro óleo usado = 1000 x 0,92 = 920g x 0,135 g soda/g de óleo = 124 g de soda.
      Vc está usando 300g é muita soda em excesso, cuidado esse sabão é perigoso, não seguro para o uso.
      O estranho que está mole, provavelmente não foi bem emulsificado

  25. Boa tarde, procurei mas nao encontrei na sua lista de fornecedores, algum fornecedor de oleos, manteigas etc que voce indique? Obrigada desde ja, Gabriela

  26. Boa tarde, sr Roberto! Tudo bem?

    Parabéns por manter esse site, um trabalho primoroso.
    Quanto a produzir sabão por hot process, além da panela slow cooker, o senhor já testou produzi-los em fogão elétrico (aqueles com termostato de controle de temperatura)? Teoricamente é possível controlar a temperatura neles, mas não sei se na questão de procedimento teria algum problema. O que acha?

  27. Se. Akira amei todas as suas informações estou começando com os sabonetes cold prosses estou usando colorante líquido aqueles próprios para sabonetes estou certa? Obrigada .

    • Izabel,
      Não sei qual colorante vc se refere mas se é algo pronto que vc comprou, decerto deve ser corante, que não tem resistência à soda.
      Precisa usar pigmento que vc compra em pó e dispersa antes de usar

    • Roberta,
      O único mixer de boa qualidade, preço bem em conta e fácil de encontrar é o da marca Oster.
      Vc pode encontrar na Doural e tb na rede magazine Luiza e provavelmente em outros locais.

  28. Boa Tarde!

    Estou com bastante dúvida para escolher um medidor de ph digital, o senhor poderia me explicar quais os critérios que devo utilizar para escolher um? Vejo no Mercado Livre por exemplo uma variedade enorme de modelos e preços muito diferentes (de R$ 29,99 a 259,00) Qual seria ideal para começar?

    • Camila,
      Se for para medir o pH de sabão, o melhor é ficar com as tiras medidoras, da Merck.
      O phmetro desses que vc se referiu não medem com precisão, além de precisarem as soluções calibradoras e de manutenção

  29. Bom dia Roberto!
    Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao processo de cura do sabonete cold process.
    Estou iniciando os estudos para começar a fazer, na minha própria casa, e vi que a cura do sabonete chega a ser de 04 a 06 semanas.
    Como eu devo alocar esses sabonetes durante esse tempo? Vi que tem um rack de madeira aberto para proporcionar a secagem deles, mas dessa forma, nesse tempo todo eles não ficam expostos a poeira ou outras interferências? (por ex. insetos ou pelos)
    Pensei em fazer um “armário” próprio para a secagem, com portas que abrem e fecham mas no lugar de serem totalmente fechadas, deixar uma abertura com uma “telinha” para ventilação. Penso que assim eles não ficaram tão expostos a poeira ou insetos por ex.
    Como seria esse processo, devo ter uma sala só para a secagem? Posso fazer esse armário com ventilação? O que o Sr. acha?

    Obrigada!!

    • Camila,
      O sabão para secar rapidamente precisa de um local arejado, que tenha circulação de ar e baixa umidade.
      Penso que se elaborar bem esse armário vai funcionar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>