Cortadores

Cortadores de sabão

Estes cortadores de sabão foram todos projetados e construidos por mim, dentro das limitações de recusos e conhecimentos de um marceneiro amador. São todos construidos com MDF revestidos, material fácil de trabalhar e é encontrado em qualquer marcenaria. Todas as peças foram cortadas, de acordo com os desenhos, numa marcenaria profissional, a  do meu amigo Marco Mendonça, que gentilmente sempre me atendeu.

A principal ferragem dos cortadores é o tensionador do fio de corte. Foi usado na maioria dos cortadores a tarracha de cordas de violão ou guitarra, que podem ser encontrados nas lojas de instrumentos musicais ou nos luthiers. O fio de aço inox que é o cortador em sí, foi usado os fios encontrados nas lojas de artigos de pescas em diversos diâmetros de 0,30 a 0,50 mm.

Cortador individual 

Este cortador serve para cortar as barrinhas de sabão, permitindo uma regulagem de corte da espessura através de uma guia regulavel. Como suporte do tensionador foi usado uma moldura de suporte de tampa de ralo, que é resistente ao tensionamento do fio de corte por ser feito de alumínio fundido. A maior dificuldade está no acoplamento deste suporte à base por meio de uma dobradiça. Eu usei dois parafuso para fixar o suporte na dobradiça. Clique aqui para ir ao desenhos

Cortador horizontal

Este é o cortador mais versátil, permite cortar barras e blocos e também o mais fácil de fazer. A base é deslizante através do uso de um par de trilhos telescópicos, dessas usadas em gaveta de móveis. O corte é realizado deslizando a base contra o fio de corte que está na horizontal. A altura de corte é regulada colocando-se uma base qualquer para apoiar o sabão na altura desejada. Um único inconveniente é o tamanho do cortador, que é grande e ocupa espaço. Clique aqui para ir aos desenhos 

Cortador vertical

É um cortador bem específico para cortar o bloco em barras. Tem dois fios de corte paralelos na vertical que corta o bloco na largura de 90 mm, que é a largura das barrinhas. A base é deslizante através de trilhos telescópicos , que facilita corte. O tensionador é um parafuso normal com um parafuso allen interno que fixa o fio. O difícil é fazer a rosca transversalmente no parafuso para acomodar o parafuso allen e também fazer o furo passante no sentido longitudinal de um dos parafusos de fixação do fio. Clique aqui para fotos com detalhes

Cortador múltiplo

Este cortador é ótimo para uma produção elevada. Permite o corte simultâneo de 12 barras de sabonetes em uma única operação. Em contrapartida é um cortador muito difícil de fazer. O sistema de tensionamento dos fios de corte  é através de parafusos como no modelo horizontal. São ao todo 16 fios de corte tensionados o que requer uma estrutura resistente a isso. Madeira MDF não é o material mais apropriado, não tem resistência e tende a envergar com o tempo. Estrutura de ferro seria o mais apropriado. Clique aqui para fotos com detalhes

41 ideias sobre “Cortadores

  1. Ei Roberto, tudo bem?
    Quem me indicou seu site foi o Celso da Buriti… Já estou há horas navegando e a cada minuto fico mais agradecida ao Celso por ter me mandado o link..
    Puxa vida! Que sensacional seu site… que bacana vc disponibilizar assim seu conhecimento..
    Estou muito agradecida a você por ter tido todo esse trabalho para fazer uma coisa linda e compartilhar indiscriminadamente seu conhecimento. Obrigada mesmo!
    Estou começando minha caminhada na saboaria e quero que tudo meu seja caprichado e lindo como o que vc faz… é um exemplo para mim.
    Vou precisar fazer os moldes e os cortadores. Não conheço nada aqui em SP e vi que seu amigo Marco Mendonça fez tudo para vc. Será que tem como vc me passar o contato de seu amigo? Talvez ele possa fazer para mim tb e é bom que ele já sabe o objetivo desses moldes e vai se lembrar de vc quando estiver fazendo.
    Um grande abraço, com carinho,

    Alessandra

    • Alessandra,
      Puxa, que legal suas palavras… obrigado!
      O Marco Mendonça não fez os moldes e cortadaores, ele somente cortou as placas de mdf na medida que pedi.
      Como não tenho serra de bancada, precisei recorrer ao meu amigo para fazer os cortes, que é uma etapa fundamental.
      Eu desenvolvi todos os equipamentos, desenhei e eu mesmo construi. Na página de downloads tem as intruções e os desenhos de como fazer.
      É bem simples, qualquer marceneiro consegue fazer com um pé nas costas! Todavia, me manda um e-mail para que eu possa ter o seu, que eu te mando o desenho de um molde mais simples.
      Qualquer ajuda estarei à sua disposição!

  2. Ei Roberto, muito obrigada pela força… vou querer muito o projetinho do molde menor. Vou fazer em BH p lá conheço marceneiros…. :-)
    Procurei seu email no site para te mandar mas não achei. Então vou entrar no facebook (achei o grupo português do qual vc falou) e te envio uma msg por lá, pode ser? Hoje em dia estou usando embalagens usadas de leite como forma. Não cabe quase nada, mas funciona (mal e porcamente, diria minha mãe). Então vc consegue imaginar como estou ansiosa por uma forma de verdade…
    Beijos,

    Alessandra

  3. ola professor, muito obrigado por ter passado as medidas dos cortadores de sabão , eu estava tentando compra um cortador … quando vi essa obra de arte e que vou fazer, graças as medidas em que o senhor deixou pra nos, é como diz a frase: feliz daquele que passa o que sabe e que aprende o que ensina .Eu sempre gostei de passar para frente as coisas boas em que aprendi, e com seu exemplo isso me isentiva mais ainda a viver dessa forma .

  4. ola professor, muito obrigado por ter passado as medidas dos cortadores de sabão , eu estava tentando compra um cortador … quando vi essa obra de arte e que vou fazer, graças as medidas em que o senhor deixou pra nos, .Eu sempre gostei de passar para frente as coisas boas em que aprendi, e com seu exemplo isso me isentiva mais ainda a viver dessa forma .

  5. Boa Tarde, Sr. Akira. Tenho me surpreendido a cada página do seu site. Parabéns e obrigada pelas dicas e por tudo que tem disponibilizado para nós. Gostaria imensamente de adquirir esses cortadores. Como faço para comprá-los? Obrigada. Inelise

  6. boa noite Roberto Akira gostaria de saber se os moldes de madeira e os cortadores já estao a venda, pois se tiverem por me mande um a resposta desde já muito obrigado e um bom final de semana?

  7. Olá, tudo bem? Gostei muito do seu relato minuciouso sobre cortadores. Gostaria de saber se você tem para venda ou faz por encomenda; em caso positivo, envie os modelos com seu rspectivos valores. obrigado.

  8. Ola Roberto . eu faço sabão em barras e sempre tive vontade de ter um cortador que corte na mesma medida sera que você pode me passar o preço dos cortador

  9. Ola Sr Roberto! Seu site, suas palavras, sua história e sua capacidade e generosidade de transmitir seus conhecimentos me inspiram e com certeza, inspiram outras pessoas também! Estou impressionado com o conteúdo deste site. Já fiz alguns cursos de saboaria e seu nome é citado em um deles, mas nenhum transmite a segurança que você consegue passar! Parabéns e muito obrigado por compartilhar!! Só posso lhe desejar tudo de muito bom, sempre!

  10. Gostaria de saber como faço para adquirir cortador e a forma de silicone dupla?Morro em Brasília e é difícil encontrar esses objetos de saboaria aqui!!
    Att
    Fátima Lima

  11. Olá Sr. Roberto como adquirir e ter acesso no preço destes cortadores? Pelo que entendi tem um cortador de blocos e barras o modelo e o vertical?

  12. Olá!Akira amei seu site estou pensando em virar saboeira gostaria que vc me enviasse alguma receita para meu email fiz download do cortador vou ver se acho um marceneiro aqui em minha cidade pra fazer pra mim, muito obrigada por compartilhar com a gente suas idéias um grande abraço e Deus te abençoe sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>