Molde Básico

 

 

 

 

 

 

36 ideias sobre “Molde Básico

    • Ligia,
      Sinto muito, mas nada que consta no site estão à venda, eu não comercializo nada. Este e outros equipamentos podem ser construidos facilmente, qualquer marceneiro ou pessoa que tenha habilidades no trato com madeiras, pode fazer os moldes, seguindo os desenhos que estão no site (pode baixar na página de download)

      Roberto Akira

    • Olá Geny,
      Nada que está no site está à venda.Eu não vendo nada, fiz para meu uso e para a divulgação da saboaria artesanal. Na página de download estão os desenhos e instruções de como faze-los. Qualquer marceneiro ou mesmo uma pessoa que sabe lidar com madeiras, pode perfeitamente construir, é bem simples, principalmente os moldes.

  1. Bom dia
    Gostaria de saber que tipo de Madeira você usa e o revestimento é de formica ou pintura?
    Onde posso achar as presilhas de violão?
    Obrigada
    Acho fantástico vc dividir todo seu conhecimento com aqueles que tem paixão pela saboaria.
    Abs
    Ana

    • Olá Ana Maria,
      Sei que é muita informação e é possível que vc não tenha visto que a maioria dos equipamentos eu disponibilizei os desenhos, especificações de materiais usados e as instruções de como fazer. Estão todos na página de download e vc pode baixar clicando no link. A madeira usada em todos os equipamentos é MDF revestido de dupla face, branco.
      Normalmente no fim das páginas de Introdução tem uma relação de fornecedore. Para as tarrachas de violão veja equipamentos saboaria/introdução – fornecedores.
      Obrigado!

  2. Bom dia!
    Obrigada pela sua partilha. Imensas dicas e informações interessantes.
    Fiquei curiosa com este molde, que gostaria de reproduzir, no entanto, queria perguntar-lhe qual é o material que coloca sobre o molde que quando retira fica a envolver o sabão? Na foto parecem placas de plástico ou será vidro?
    Obrigada e um beijinho de Portugal.

  3. Olá! De Novo!
    É o que dá fazer perguntas se ler tudo atentamente.
    Estive a ler a sua publicação sobre o COLD PROCESS e lá explica detalhadamente como envolve o sabonete. Aplica nas laterais do molde, placas de policarbono que envolve com papel manteiga nas laterais e no fundo.
    No entanto nesta foto, parece outro material?
    Já agora aproveitava para lhe perguntar qual é a capacidade deste molde? O volume dele é de (aproximadamente) 6710 cm3 (30.5x22x10), mas como não sei a densidade do sabão não consigo determinar a massa.
    Obrigada pela atenção.

    • Michelle,
      Aguarde um pouco que estou preparando um novo desenho de um molde simples para os que querem inicaia a saboaria artesanal, é menor do que estão no site atualmente.
      São para 12 barras de 130g (tamanho padrão de sabonetes artesanais) o que daria um lote de 1560 g de sabão.
      Para todos os efeito considere o PE do sabão igual a 1g/cm3.

  4. Ola! Boa Noite! Hoje eu encontrei suas publicacoes. Muito generoso de sua parte. Estou apaixonada por este ramo, e so faz uma semana que comecei a pesquisar.. Tenho uma duvida , vi muitos posts no youtube, de pessoas fazendo belisssimos sabonetes , de varias cores e esta escrito em ingles silk soap. A minha duvida e: eles usam a mesma formula usada pelo senhor? Ou seja os principios sao os mesmos. Ou existe os mais naturais sem muitos aditivos . Desde ja agradeco por tudo. e Parabens por ser tao caprichoso .

    • Hilda, bom dia!
      Estes sabonetes com várias cores misturadas para formarem desenhos e padrões que tem vistos em vídeo, são os que usam uma técnica chamada swirl. Dão uma beleza estética ao sabonete mas a base destes sabões são os mesmo de um sabão comum, mesmos princípios de formulação e a funcionalidade é a mesma.
      Tem também os sabonetes onde se usam fibras brutas de seda que atuam como aditivos ao sabonetes. Costumam ser chamados de silk soap e deixam uma grande sedosidade ao sabão.

      Se está iniciando agora eu sugiro que participe no grupo Saboaria do facebook de Portugal.É um grupo muito ativo onde se partilha conhecimentos de modo muito transparente, vc aprende muito e é ótimo para principiantes. É só solicitar adesão ao grupo: http://www.facebook.com/groups/saboaria/

      Para ver os melhores trabalhos em saboaria artesanal do ponto de vista estético, visite o site soap is beautiful onde a Amanda faz um compilação de trabalhos que merecem destaques:http://www.soapisbeautiful.com/

      Um abraço

  5. Olá Akira, estou trabalhando a pouquissimo tempo nisso e pesquisando muito, minha opção foi por algo mais natural possivel, sem aditivos de lauril e dip e tudo mais, andam chamando isso de sabonete vegano hehehe…. mas enfim, me incomoda um pouco a falta de materia prima onde moro, em Curitiba, as bases glicerinadas aqui são muito ruins, não dizem se são vegetais, nem nada, existe uma preocupação com a estética e as pessoas entram nisso, colocam essencias sintéticas ruins, e vendem isso super caro dizendo ser terapeutico tbem…. comprei uma base de são paulo que ainda não testei, mas me emocionei ao ver aqui essas receitas de base, e as dicas para fazer as barras… não me importo com estética, mas sim pelo benefício de algo bom para a pele, nutritivo, gosto muito das argilas e considero que o banho com barro é umas das melhores coisas para a pele. Como você enxerga todo esse mercado de sabonetes em relação ao beneficio terapeutico? Percebo que as pessoas estão começando a se perguntar sobre isso, inclusive sobre o uso dos sebos…

  6. Ola, qual a capacidade desse molde? Eu estou a procura de um molde que caiba 1kg de massa, mas ainda nao acertei o calculo da dimensao da caixa…

  7. Bom dia, gostaria de saber se posso usar um molde de alumínio forrado com papel manteiga para que o sabonete não tenha contato com o molde. Muito obrigada.

    • Geise,
      Melhor não usar, a soda ataca facilmente o aluminio e mesmo com o revestimento de papel manteiga, sempre passa algum liquido pelo papel e esse liquido é alcalino e pode atacar o aluminio.

  8. Sr Roberto, bom dia

    Saberia me dizer que artefatos de mdf cru que se vendem para artesanato serve como mode para sabão. Não digo por causa do mdf mas sim pela cola que se usa neles, será que aguenta a temperatura da saponificação?

  9. Boa Tarde

    Gostaria de confirmar que o papel manteiga comum não serve para forrar a caixa e que a mesma pode ser de MDF comum, desde que mantenha o aquecimento com uma manta.
    Este outro papel manteiga tem um nome específico?
    Mais uma questão: quantas gotas de óleo essencial para se obter uma grama? E qualquer óleo essencial serve para aromatizar o sabonete?
    Grata mais uma vez
    Paz em seu coração
    Cris

    • Cris,
      Não sei se vc está afirmando ou perguntando, mas o papel manteiga serve perfeitamente para forrar os moldes. Tem que ser o papel manteiga usado para fazer layout de desenhos.
      1 gota = 0,05ml, portanto, 20 gotas = 1 ml.
      Sim pode usar a maioria dos óleos essenciais

  10. Bom dia, Roberto,
    Por aqui vou adquirindo os óleos essenciais, as bases, etc… gostaria de saber se você tem um desenho do esquema do molde em MDF como o que fez para o Revestimento do Molde. Acho que para cortar as peças, pra mim, ficaria mais fácil. Fiquei meio confuso.
    Outra dúvida: Ganhei de presente da minha nora alguns sabões franceses. Ótimos e reparei que eles têm vários detalhes estampados e relevo detalhado, nas 2 faces. Qual o processo? Molde-sanduíche?
    Muito obrigado e tenha uma excelente semana.
    Atenciosamente,
    Guilherme

  11. Oi! Como posso revestir meu cano de pvc para o sabonete não grudar? O que vocês usou para revestir o seu molde madeira? Aparece na foto uma espécie de acetato. É isso?
    Obrigada.

  12. Oi Roberto! Boa noite

    Você coloca algum plastico ou protetor no molde de MDF, ou o sabão fica em contato direto com o molde?

    Pode me informar a medida padrão do sabão artesanal? Verifiquei em outra publicação sua que a medida pra cortar é 25 mm.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    • Geizielle,
      Precisa revestir, caso contrário a massa gruda no molde.
      Use papel manteiga ou folha de plástico/acetato
      A medida que eu uso é 9 x 6 x 2,5cm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>