Cônicas

Velas cônicas de cera de abelha

O formato cônico é bem tradicional para velas. O diâmetro na ponta é de 13 mm, na base 18 mm e tem uma parte mais espessa, de 22 mm à 25 mm da base. Mede 200 mm de altura, pesa 54 gramas e queima por aproximadamente 7 horas.

Modo de fazer o molde das velas cônicas

Novamento, deve ter outros modos e métodos para fazer moldes para este tipo de vela de cera de abelhas. Optei por fazer de resina de silicone porque tinha a garantia que as velas não ficariam grudadas no molde e também que não precisaria da aplicação de nenhum desmoldante para facilitar a remoção. Este modo de fazer o molde, também estará limitando à produção de pequena escala (6 velas de cada vez), para quantidades artesanais, não sendo viável para grandes produções.
O molde foi feito empregando a técnica de duas partes porque esta vela tem um parte de maior diâmetro no seu corpo que é diferente do diâmetro da base e da ponta. E aqui vai uma auto-crítica, por nunca ter feito este tipo de molde de duas partes, não quis correr o risco de não dar certo e portanto há um disperdício de silicone que com certeza poderia, no mesmo volume, fazer um molde para 12 velas.

Como molde foi usado velas de parafina que foi comprado no comercio.
Foi feito um cortador com uma chapa de cobre de 0,3 mm, dobrada no diâmetro de 25 mm que é medida da parte de maior diâmetro da vela de parafina usada como molde e soldada com estanho.

Foi feita uma base com massa de modelar (massinha) de 25 mm de espessura para acomodar a base das velas usada como molde. O cortador serve para cortar e retirar a massa de modelar, deixando o espaço para a base.

 

As velas moldes são então encaixadas e posicionadas nos furos abertos com o furador. Com um lápis de corpo sextavado foram feitos os furos guias  para o posicionamento da segunda parte do molde de silicone, pressionando o lápis na massa de modelar que serve como base. Pedaços de arame são colocados nas pontas das velas moldes para formar o furo de passagem do pavio. Toda a superfície interna e as velas moldes são untadas com vaselina sólida. Em seguida a caixa de contenção é montada provisoriamente e alinhada com a base da massa de modelagem.

Agora é só preparar a catálise da resina de silicone  e verter deixando exposta a ponta dos arames e esperar por cinco horas.

Depois do tempo de cura do silicone, a caixa é virada e a massa de modelar é retirada.

Pode se ver claramente que os pinos guias ficaram perfeitos, importante para o alinhamento da segunda parte do molde de silicone.

É passado vaselina sólida em toda a superfície para receber a resina de silicone da segunda parte. A resina é preparada e vertida tomando o cuidado de deixar a base da vela molde de parafina exposta.

Depois da cura da resina o molde está pronto, é só destacar as partes.

O molde de duas partes fica assim.

As velas moldes de parafina são retiradas.

Detalhe da parte superior do molde que vai encaixado na parte inferior, alinhados pelos pinos guias.

O molde com a caixa de contenção e o grafismo.

Detalhes dos tubinhos para o apoio dos grampos de cabelo que seguram o pavio.

Deste modo é preparado o molde com os pavios passados.

A cera é derretida e vertida no molde.

Final!

 

 

11 ideias sobre “Cônicas

      • Bom dia, primeiramente muito obrigado por compartilhar suas experiências Akira, fantástico. A cera de abelha pode trincar devido excesso de mel misturado a cera, o que deixa a mesma quebradiça.
        Abraço

    • Bruna,
      Não posso te precisar a quantidade, mas o cálculo é simples,
      Calcule o volume da caixa contentora – largura x profundidade x altura, e subtraia o volume de cada vela que serve de matriz.
      O volume da vela pode ser determinado pela imersão em água e medindo o volume de água deslocado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>