Introdução

 

Apesar da minha formação em química, sempre tive muito interesse pela eletrônica em geral. Jamais deixe, de tempos em tempos, retornar a fazer projetos e montar alguma coisa de eletrônica de interesse do momento. Os último projeto que elaborei e construi foi o da Seladora no final de 2011 e a última montagem foi do Photoduino em abril de 2012.

Acho que este temporizador foi o primeiro objeto eletrônico sério que fiz. Foi em 1978, fiz para controlar o tempo de exposição para cópias de contato num laboratório fotográfico improvisado que tinha. Funciona até hoje, tive que trocar alguns display led de sete segmentos que queimaram.

Queria fazer uma máquina CNC e construi esta controladora de motores de passo. Tem um velho notebook IBM que roda um programa que faz a interface com a controladora.

 Fornecedores

 

 

NomeEndereço site/e-mailCategoriaObservação
Multi Comercialhttp://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/index.php?zt=1&cdg=4689Componentes eletrônicos em geral
Opoenhttp://www.opoen.com.br/homeResistores e outros componentesEspecializado em resistores
Newpan Casa dos Capacitoreshttp://www.spcomercio.com/loja/eb.+newpan+casa+dos+capacitoresCapacitores e outros componentesEspecializado em capacitores
Transformadores Liderhttp://www.transformadoreslider.com.br/Todos os tipos de transformadoresProcure Sr. Gilberto, conhece tudo de transformadores. Faz sobre medidas
Mouser Electronicshttp://br.mouser.com/Uma referência para componentes eletronicos, USA

 

2 ideias sobre “Introdução

  1. Prezado Akira,

    muito interessante seu blog. E qual não foi minha surpresa ao saber que o sr. gosta de eletrônica!
    Curioso como interesses podem definir um perfil. Se temos ou não perfil parecido, o fato é que já fotografei bastante, com filme e revelando em casa, estou muito interessado no mundo da saboaria e nos últimos 3 anos venho mexendo muito com eletrônica.
    Comecei fazendo algumas aulas on-line, consertando coisas, fazendo placas de circuito simples… Já me interessava muito pelo arduino, mas ainda continuava numa empreitada mais voltada à música: comecei a produzir pedais de efeito em casa, baseado em projetos open source.
    Me diverti muito fabricando pedais de efeito, criando caixas com arte cada vez mais complexas, usando o próprio processo de corrosão das placas PCB para “entalhar” desenhos nas caixinhas de alumínio.
    Até fornecedores usei alguns que o sr. tbem usa. que mundo pequeno.
    Depois de um tempo passei a me aventurar com o Arduino, também fiz uma CNC, que desenha PCB’s .
    Também fiz estação meterológica, trena ultrassônica, pequenos robôs… Agora penso em criar um logger, que monitore temperatura, umidade e pressão do ar do local que estou adptando para curar os sabonetes. Já estou pensando em como fazer uma slow cooker usando o arduino como cérebro para manter a temperatura constante. Se tiver algum sucesso compartilho contigo.

    Enfim, só quis compartilhar e, novamente, agradecer e parabenizá-lo pelo blog. Tem muito conteúdo, muito bem organizado. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>