Moldes

O molde na saboaria artesanal por cold process tem a finalidade de conter a massa ainda fluida para dar forma e possibilitar uma reação de saponificação estável e isolada do contato com a atmosfera, o que reduz uma possível carbonatação.

Tecnicamente qualquer material que cumpra a finalidade de dar forma e que tenha uma certa rigidez, poderia ser usado como molde. Uma caixa de isopor, dessas que são usadas para acondicionar sorvetes, devidamente revestida, por exemplo, com um filme de pvc para cozinha, serve perfeitamente como um molde. Outro exemplo poderia ser uma embalagem de Tetra Pak, de leite ou suco. Enfim, existem muitas opções para usar como molde. O mais tradicional é usar madeira para fazer os moldes. Podem ser de madeira simples, compensado ou MDF, com ou sem revestimento melamínico. Todos vão requerer um revestimento para evitar que o sabão grude no molde. Os mais sofisticados moldes são os feitos com resina de silicone que não necessitam de revestimento devido a propriedade anti-aderente do silicone e a sua inércia química.

Moldes de madeira

Costumo usar MDF revestido de duas faces para fazer os meus moldes. O MDF facilita o trabalho de um marceneiro amador por ser um material de fácil furação e corte. O inconveniente é o pó que levanta quando se trabalha o material. Uso o tipo revestido por uma questão de higiene e facilidade de limpreza após o uso. Normalmente uso MDF de 18 ou 15 mm de espessura, que é suficiente para manter um isolamento térmico adequado (sou a favor da formação de gel durante a saponificação).
É simples fazer um molde: as duas laterais maiores são fixadas por parafuso na peça do fundo e as laterais menores são removíveis com o uso de parafuso com canopla e porcas embutidas (1/4″) e uma tampa de sobrepor. As dimensões são calculdas para o tamanho de sabonetes que se deseja. Tenho moldes nas medidas para 6, 12, 24 e 36 barras de sabão com espessura de 25 mm. Clique aqui para ver os desenhos.

Moldes de silicone

Acho que vale o investimento de você fazer os seus próprios moldes de silicone. Obviamente é muito mais complicado do que um simples molde de madeira. Vai precisar aprender a manusear a resina de silicone, que não é difícil e o maior complicador é o material ou peça que vai ser usada como molde. O molde que, vai ter o formato da sua barra de sabão, pode ser feita de madeira com revestimento melamínico, uma caixa completamente fechada e bem acabada. Eu optei por comodidade usar uma barra de alumínio, relativamente cara, por ter a facilidade de comprar num fornecdor perto daqui que corta na medida que você quiser.  Isso facilitou enormemente o trabalho e a caixa contenedoura de MDF é simplesmente a estrutura que vai ficar como suporte ao molde de silicone.
Você monta a caixa provisoriamente pois será preciso desenformar o molde quando pronto, posiciona o bloco de madeira ou o bloco de alumínio, fixa bem por baixo para evitar que a resina penetre por baixo, unta toa a superfície interna e o bloco com vaselina sólida, catalisa a resina na proporção indicada pelo fabricante, verte dentro do contenedor com o bloco molde, cuida para não formar bolhas (adicione lentamente de uma altura razoável, espera a reação e depois de mais ou menos 6 horas você pode desenformar e o seu molde está pronto, é só montar a caixa externa e já pode usar o molde de silicone, sem precisar revestir! Clique aqui para ver os detalhes.

32 ideias sobre “Moldes

  1. Oi Roberto,
    Adorei seus moldes e cortadores. Muito bem feitos e acabados. Lindos! O trabalho de marcenaria é seu também?
    Eu fiz uma adaptação da sua idéia: uso como molde caixas de MDF, daquelas que compramos para fazer artesanato. Isso me pertimite variar os tamanhos e formatos. Mas “peguei” a idéia de forrar com as capas pláticas para encadernação. Ficou ótimo! Eu estava sempre brigando com o papel manteiga. Agora a foração fica pronta, não preciso mais focar cortando e dobrando o papel manteiga e é muito simples de desenformar.
    Agora só falta me aventurar no projeto do cortador!
    Andrea

    • Andrea,
      Sim eu faço todos os meus equipamentos, nao sou especialista em nada disso, conheço os rudimentos da maracenaria, mas tenho conseguido fazer de algum modo.
      Muito boa essas caixas de MDF, o único limitante é a espessura do material usado, normalmnete inferior a 5 mm que faz o sabão perder calor durante a saponificação se não for bem isolado. Não é um problema grave mas seria melhor se fosse mais termicamente isolado.

      • Roberto,
        fico imaginando se você fosse especialista!
        Eu também gosto de dar uns passeios pela marcenaria. Fiz um molde retangular de compensado (tipo pão de forma), mas hoje ele virou base para cortar.
        A vantagem das caixas para mim é que são pequenas, pois eu prefiro fazer bem poucas barras por vez (entre 4 e 8). Isso me permite experimentar mais, especialmente com efeitos visuais e mesclados. Assim, se não der certo, a perda de material é menor. (tem algumas fotos em http://www.flickr.com/photos/floresdegaia/)
        Para isolar eu coloco as caixas dentro de uma caixa de isopor, como as usadas para guardar gelo e bebidas. O calor se mantém bem.

  2. OLá Roberto sou de Santa Ernestina, e há poucos meses comecei a fazer sabão caseiro em casa pra vender , mais ainda estou ” apanhando ” pra fazer um tamanho adequado, qual molde vc me sugere pra fazer um sabão para venda de 3,50?
    obrigada pela atenção!!

    • Maria Cecilia,
      Um sabão digamos padrão, tem as dimensões de aproximadamente de 9 x 6 x 2,5 cm e nestas dimensões pesa 130 g. Veja se isso atende o sua meta de preço de R$3,50. Se sim, pode fazer um molde de 30 cm de comprimento por 9 cm de largura e 8 cm de altura.

  3. Sr. Akira desculpe a minha ignorância, o que significa em saboaria a expressão cold process, talvez eu faça sem saber sobre a expressão. Faço os sabonetes apenas com glicerina solida, extratos e óleos e essências e ervas coloco tudo em banho maria numa panela esmaltada, tem algo a ver.

  4. Olá Dr Akira. Preciso de um auxílio. Eu substitui minha forma de madeira por formas de silicone. São formas individuais de silicone, nas quais estão impressas minha logo. Enfim, preciso de ajuda sobre como deixar a massa líquida, eu posso deixa-la líquida? Eu posso apenas fazer uma agitação manual para misturar a lixívia aos óleos? Pq quando ligo o mixer, não estou conseguindo parar no trace leve. Outra pergunta. Eu sempre adicionei os olhos essenciais após atingir o trace leve. Já que estou trabalhando em forma de silicone, e preciso atingir o trace mínimo, poderia primeiramente misturar os olhos essenciais aos oleos que irão ser saponificados, e, após, adicionar a lixívia e misturar tudo apenas manualmente? Corro o risco de tudo não se homogeneizar bem e não ocorrer a interação química necessária? Muito grata, sempre!

    • Cinthya
      Você precisa formar um emulsão, que é o traço caso contrário terá um risco muito alto de separação e não conseguir saponificar os óleo.
      Uma mistura deficiente nao forma a emulsão. Pode se obter uma traço leve controlando a intensidade da agitação com o mixer.
      Vc pode adicionar os OE na mistura de óleos.

    • Antonio,
      Vc tem que fazer os cálculo para dimensionar o molde que vc quer.
      Precisa saber o tamanho da barra que vc quer e daí estabelece a quantidade de sabão do seu lote

  5. Olá Roberto !
    Você comercializa estas formas de silicone retangulares ?
    Parabéns por sua iniciativa de mostrar como se faz estas formas informando até mesmo as medidas !

  6. To com muita duvida referente como qualcular o valor que gasto para fazer o sabão e depois por quanto vender será que alguém tem alguma forma para passar,desde já agradeço.

  7. Tudo bem Roberto? Preciso de um molde para sabão caseiro, daqueles feito com óleo, mas estou pensando em utilizar a madeira compensado naval devido o custo desse material. Essa madeira é impermeável. Pergunta: Será que o sabão irá grudar na madeira ?

  8. Olá, estou na meta de iniciar a fazer sabão de lavar roupas, já fiz um curso de introdução a saboaria natural e já venho acompanhando seu site há um tempo. Eu pretendo utilizar como molde uns vasinhos de plástico redondos pequenos (daqueles de manteiga de padaria), acredito que caibam uns 50 gramas de sabão, ou seja, casa molde já sairá com o formato do sabão que irei comercializar e não precisarei cortá-lo. Mas estou com uma dúvida, eu preciso usar filme PVC ou papel manteiga pra colocar o sabão nesse molde? Minha avó quando fazia sabão, ela usava forma de margarina e não colocava nada e o sabão ficava bom e não grudava. Vc pode me ajudar?

  9. Oi Sr Akira, eu adoro os seus posts e sempre te acompanho…
    Surgiu uma duvida sobre a resina de silicone azul. Eu estava ligando para alguns lugares e eles sempre me corrigem dizendo que é borracha de silicone azul + catalisador pra fazer molde.
    Eu posso comprar essa borracha mesmo?
    Obrigada!

  10. Olá Sr. Roberto Akira, tenho acompanhado seus posts, pois também estou a ingressar no mundo dos sabões artesanais. Já fiz algumas vezes seguindo suas dicas de quantidade se soda cáustica para cada litro de óleo. Porém esse sabão tem um cheiro característico de óleo. Gostaria de saber qual tipo de essência e de corante, devo usar para fabricar esse sabão.

    Obrigado.

    • Flávio,
      Sabão feito por cold process só pode usar óleos essenciais ou essencias específicas para cold process.
      Para colorir tem que usar pigmentos permitido para uso em cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>