Cilíndricas

Velas cilíndricas de cera de abelha

 

 As velas cilíndricas tem o formato das velas comuns, mede 150 mm de altura e diâmetro de 18 mm, pesa 37 gramas  e queimam por aproximadamente 5 horas.

Modo de fazer o molde das velas cilíndricas 

Deve existir outros modos, empregando outros materiais e métodos, para fazer velas cilíndricas desse tipo. Optei por fazer de resina de silicone porque tinha a garantia que as velas não ficariam grudadas no molde e também que não precisaria da aplicação de nenhum desmoldante para facilitar a remoção. Este modo de fazer o molde, também estará limitando à produção de pequena escala (24 velas de cada vez), para quantidades artesanais, não sendo viável para grandes produções.

Foi usado como molde das velas um tarugo de Celeron, um material feito de papel e tecido impregnado com resina fenólica e comprimido sob pressão. O material é rigido o suficiente que é possível abrir furo e rosca sem problemas. Foi feito dois furos, um em cada extermidade.

Foi feito uma rosca para parafuso de  3 mm para prender o tarugo na base.

Aqui todos os 24 tarugos com os furos e rosca.

Inicialmente coloquei esta peça em azul na extremidade do tarugo para deixar a vela com uma ponta. Logo após abandonei, pois esta ponta é muito fina e algumas quebravam no momento de desenformar. O pedaço de arame na ponta da peça azul foi colocada diretamente no tarugo. Este arame forma o furo por onde passa o pavio.

Foi marcado o posicionamento dos tarugos, primeiro desenhando sobre uma papel vegetal e depois marcando no MDF de 15 mm.

Furos de 3,5 mm para passar o parafuso que vão prender os tarugos.

Assim ficam posicionados e fixos os tarugos.

As laterais da caixa de contenção do molde é de MDF de 15 mm e tem esse desenho de duas partes para facilitar a montagem.

Depois de untar com vaselina sólida todas as peças e a caixa de contenção, o molde está pronto para receber a resina de silicone catalisada.

Aqui está como fica após verter a resina de silicone catalisada. É importante não deixar formar bolhas o que poderia deixar o molde com imperfeições. Para minimizar isso, verta o silicone sobre o molde de um certa altura, mesmo que você tenha que subir numa cadeira para fazer isso e deixe caiu em filetes, esparramando por todo o molde.

Depois de 5 horas o molde pode ser desenformado e estará pronto para ser usado, faltando somente uma caixa de contenção para poder ser manuseado com segurança.

Parte inferior do molde com o furo por onde passa o pavio.

O molde para velas cilindricas terminado com a caixa e grafismo. Foi colocado suportes para o prendedor do pavio, que são tubinhos de latão com um sistema de molas que permite colocar e retirar rapidamente. Como prendedor para o pavio  é usado grampos para cabelo. No fundo da caixa estão os furos alinhados aos furos no molde de silicone, para a passagem do pavio.

Assim são feitas as velas, muito simples. Primeiro é passado o pavio, debaixo para cima com o auxílio de uma “agulhão” feito de um pedaço de arame. Uma ponta é fixada na parte de baixo da caixa e a outra é posicionada no centro e preso com o grampo de cabelo apoiado nos tubinhos de latão. Depois é só verter a cera de abelha derretida, esperar solidificar, desmontar os tubinhos, retirar os grampos, limpar o excesso de cera e retirar as velas.

24 ideias sobre “Cilíndricas

  1. Parabéns, um trabalho muito bonito. Pelo que entendi possui um cunho ambiental, artístico e ocupacional. Muito sucesso e realizações.

  2. Parabens, pelo projeto.
    outrossim ver a possibilidade de vc compartilha o projeto passo a passo, …medidas, comprimento, seladora…etc
    caso haja possibilidade qual sera o custo?
    att.
    hiideo edimar seki

  3. Que temperatura está a cera quando você enche o molde? É fácil retirar a vela do molde? Ou seja, apenas empurrando eu consigo retirar a vela sem causar danos ao molde? Você sabe quantas “fornadas” o molde suporte sem danificar? Desculpe as várias perguntas.

    • Oscar,
      De 2 a 5 graus acima do ponto de fusão.
      Muito fácil, praticamente, se o molde estiver limpo, não gruda
      Muitas vezes nunca contei. A durabilidade está em função da espessura do mole

  4. Boa noite,

    Adorei seu molde, estava buscando exatamente isso. Quanto precisarei de silicone para uma forma deste tamanho? Uns 3 quilos? ( da borracha de silicone).

  5. No seu link de dowload não achei o projeto dessa forma para velas artesanais. Pode me indicar o caminho para ver o projeto, para ver medidas e quantidade de silicone.

  6. Olá Akira. Os seus projetos são ótimos. Você poderia me informar onde encontro o equipamento que você usa para fixas as madeiras do molde? É o que está na foto feito de plástico preto que fica nas bordas com barbantes que deve ser o que tensiona todas as madeiras. Eu moro em São Paulo – Capital. Ficaria grato se puder me informar mesmo que seja algo importado. Obrigado.

    • Edilson,
      Esse é um tensor usado principalmente para quem faz molduras para quadros.
      Consiste das cantoneira e numa extremidade de fixação tem uma mola que tensiona os fios e mantém o objeto no lugar.
      Não sei se tem ainda isso a venda, é da marca alemã Wolfcraft, quando essa marca era distribuída no Brasil.
      Tente procurar na Gasômetro, pode ser que encontre algo parecido

  7. Olá, tudo bem? Quero tirar uma dúvida. Vou fazer fôrma pra velas de 7 dias e palito no silicone, dentro de uma caixa de mdf eu coloco as velas e em seguida coloco o silicone para fazer os moldes. Mas to tentando encontrar uma forma de retirar elas depois que as velas estiverem prontas. A palito acho que será mais fácil de retirar do que a de 7 dias. Você teria alguma dica??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>