Photoduino

Photoduino camera controller – controladora de câmera fotográfica

O Photoduino é uma controladora de câmera fotográfica, desenvolvida sob conceito open-source. O autor é uma pessoa de nome Kalanda, que vive na Espanha, extremamente competente e generosa. Tenho acompanhado o trabalho desta pessoa e sei do seu esforço em sempre atender com atenção as solicitações e dúvidas.

Este é o link para o site do Photoduino. Aqui, o link para o forum de discussão Canonista.

Com esta controladora e os vários sensores que podem ser acoplados à ela, é possível tirar fotografias interessantes, inusitadas e artísticas. O principal e clássico tipo de fotos que podem ser tiradas com a controladora, são as fotos de gotas de líquidos e colisão de gotas. Este tipo de fotos requer não só uma controladora como o Photoduino, mas uma dedicação e uma alta dose de paciência, para fazer as experiências. O mestre de fotos de gotas e colisão de gotas é sem dúvidas o alemão Marcus Reugels. Outro é o Martin Waugh.
Você não precisa de uma máquina fotográfica sofistificada para fazer estas fotos. A máquina precisa ter o modo B (bulb) onde o obturador fica aberto enquanto é mantido pressionado o botão de disparo. O que a faz as fotos é o disparo do flash, normalmente mais do que um flash, enquanto o obturador estiver aberto. A controladora é que comanda o momento do disparo do flash e também aciona uma vávula solenóide que forma a gota.

Photoduino

Para montar o Photoduino mandei fazer a placa de circuito impresso com um pessoa de Campinas, sendo que o mínimo foi de cinco peças. O Arduino Uno comprei numa loja on-line na Florida, USA. Estava bem mais barato do que aqui, apesar do frete. Os demais componentes eletrônicos comprei na Mouser Electronics (USA), onde costumo comprar de longa data.

O Photoduino é controlado através dos botões A e B que permite navegar nos vários menus e ajustes, usando o display led de duas linhas. É um pouco incômodo mas com prática você se acostuma.

Coloquei uma bateria recarregável de 9V dentro da caixinha que permite operar sem ter a USB e/ou a fonte externa conectada. A bateria é recarregada com uma fonte externa conectada no plug Bat Charge.

Em Maio de 2012 o Kalanda fez um programa em Java para controlar o Photoduino com o uso de um PC ou notebook. Acompanhei o desenvolvimento deste programa, fiz os testes nos betas e me admirou a rapidez e desenvoltura de como foi feito! Este Photoduino Remote é fabuloso, facilita em muito a operação da controladora.

Sensores

Montei estes vários sensores para serem usados com o Photoduino.

Os sensores ficam acondicionados nestas caixinhas de plástico que possuem um parafuso onde é possível acoplar uma haste de tubinho de alumínio com rosca interna. A haste pode ser presa em cabeças de tripé para iluminação.

Válvula solenóide e controladora 

Como a bobina do solenóide exige tensão de 12V e amperagem que supera a capacidade das saídas do Arduino,  a controladora é montada externamente.

 Sistema de gotejamento

Montei este sistema de gotejamento adaptando uma proveta de plástico como reservatório para o líquido, em cuja extremidade é montada a vávula solenóide através de uma conexão rosqueada.

O sistema tem um sifão de Mariotte para manter a pressão constante.

 

Controladora múltipla para válvula solenóide 

Como pretendia montar uma outra controladora de câmera, a Camera Axe, cuja controladora da válvula solenóide é diferente da Photoduino, resolvi montar uma controladora única que tivesse os dois sistemas e pudesse acoplar três válvulas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

18 ideias sobre “Photoduino

  1. Olá Roberto tudo bem? Estava procurando algo que pudesse me ajudar nas minhas fotos de gotas. E o que preciso hoje é de algo parecido com a Válvula solenóide e controladora. Eu já tenho o sensor. Estava precisando de algo que fizesse o gotejamento não só pela gravidade normal mas também forçada, dando mais velocidade a gota e, por sua vez, ao impacto na água. Não sei se me compreendeu rs.

    Se puder entrar em contato. No meu site tem poucos exemplos de gotas porque ainda estou montando uma série.

    Aguardo retorno e parabéns pelo site!

    Abraços
    Luciano.

    • Luciano, obrigado pelo contato!
      Vc disse que tem o sensor, qual tipo de sensor?
      Normalmente com uma controladora vc pode até dispensar o sensor. Os milisegundo de disparo do flash vc consegue com o setup da controladora. O gotejamento através do acionamento da vávula solenoide tb é controlada na controladora – número de gotas e tempo entre gotas.
      Se vc quer acelerar acho que é possível através do aumento da altura (maior pressão da coluna de água) e também no maior volume de água na mariot. Tem que fazer testes, muitos testes!
      Não conheço algo que possa pressurizar a coluna de água e acelerar o impacto.

  2. Opa Roberto!

    Tive um workshop com o Tony Genérico e a partir daí tive uma diretriz! Sempre gostei desse tupo de foto mas não conseguia em casa reproduzir.

    Então, acho que de início, o digiflash resolve pois ele é apenas um sensor. Eu posso deixar ele como sensor do gotejador. Meu gotejador hoje é feito com aquele soro de hospital. Encho ele e prendo o bico. Quando quero fazer a foto da gota, abro e o sensor dispara o flash no tempo que eu termino.

    Mas esse tipo de gotejador como disse não tem muito controle.

    O gotejador com válvula seria ideal.

    Eu não manjo de eletronica mas gosto e tenho um amigo que manja muito. Consigo então fazer um gotejador como o seu?

    abs!

  3. Ola Akira,

    Estou interessado na placa do Photoduino, pelo que entendi voce tem uma, gostaria de saber se voce tem interesse em vender.
    Aguardo uma resposta,

    Obrigado.

  4. Acho que me expressei mal, sei que a venda nao é a finalidade dessa sessao , e que talvez voce quizese se esfazer de uma das placas do Photoduino che nao utilizou ou fizesse a cortezia de me passar o contado de quem pode fabricar. Agradeço.

  5. Boa tarde Roberto,
    Tenho uma paixão por fotografia e estou muito interessado em fazer algumas experiências com o Photoduino e vi no seu site que mandou fabricar as placas através de uma pessoa de Campinas, gostaria muito de poder contatar essa pessoa para ver se era possível encomendar uma placa para poder montar meu próprio Photoduino.
    Agradeço a disponibilidade e parabéns pelo excelente conteúdo do seu site.
    Fabricio

  6. Olá Sr Roberto!! Gostaria de mais uma ajuda sua. O photoduino está funcionando perfeitamente agora. Mas eu fui na Florêncio de Abreu e entrei em todas as lojas. Nenhuma tinha a válvula solenoide pra vender 12v.

    O Sr conehce algum outro lugar que possa ter?

    Muito obrigado novamente!
    Assim que começar os testes lhe envio as fotos :)
    L.

    • Olá Luciano
      Bom que conseguiu resolver o problema do Arduino.
      Se vc não conseguiu encontrar na Florêncio só mesmo comprando na China. Procure no Deal ou no AliExpress, o meu eu comprei no AliExpress.
      A referência do produto é :2P025-08 solenoid valve, plastic body, 1/4″ Bore size,12V to 220V AC/DC, e custou $3,20 cada.

  7. olá Roberto!

    Queria te perguntar qual MOSFET você usou para montar a placa da valvula solenoide para o photoduino pois eu não encontrei em lugar nenhum aqui em SP a IRL520. Comprei uns 9 tipos diferentes, equivalentes e nenhum funcionou.

    Estou há duas semanas fazendo testes e nada :(

    Um abraço e obrigado!
    Luciano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>