Seladora

Seladora manual para sabonetes

Este sistema de seladora para filmes termo-encolhíveis (shrink wrap) foi inteiramente projetado e construido por mim, baseados em dois modelos disponíveis lá fora. Originalmente foi concebido para ser usado para embalar barras de sabonetes mas pode ser usado para embalar pequenos objetos tais como, CD, DVD, livros, quadros, pintura, etc. O sistema sela o filme e um soprador térmico ou um secador de cabelos proporciona o calor necessário para o encolhimento do filme. O sistema consiste em 5 partes: seladora, controladora da seladora, mesa, base de trabalho e suporte para o tubo ou rolo de filme.

Seladora 

Esta é a seladora manual, ela mede 50 cm com um comprimento de selagem de 40 cm. O fio de NiCr da resistência é apoiada numa base de Celeron, um material isolante feito de papel/tecido impregnado de resina fenólica compactato sobre pressão resultando num material de alta resistência mecânica e estabilidade térmica. Esta base de Celeron é fixada num perfil de alumínio em U.

Os terminais da resistência são presos nas extremidades como mostrado. Em um lado existe uma mola tensionadora para manter a resistência esticada quando do aquecimento devido a dilatação termica.

Controladora

Podem ser feitos dois modelos de controladora da seladora. O primeiro é o mais simples onde a única regulagem é o temporizador, que regula o tempo que a voltagem é aplicada na resistência. Esse tempo é de alguns segundos, tipicamente de 10 segundos. O outro é mais sofisticado onde o cabo elétrico é destacável por meio de um conector de quatro pinos. Tem um dimmer eletronico que regula a intensidade da voltagem, o que permite uma flexibilidade maior de regulagem. O voltímetro analógico é completamente dispensável.

A controladora é acondicionada numa caixa metálica de 21 x 15 x 12,5 cm. Na parte de trás tem uma tomada para o cabo de força e um fusível de proteção.

Mesa e base de trabalho 

A mesa mede 50 x 50 cm e sob ela está a base de trabalho de 50 x 44,5 cm,  é extensível por meio de corrediças telescópicas de 50 cm. Quando não em uso pode ser recolhida economizando espaço. Para manter a estabilidade tem um pé regulavel no meio, na extemidade da base. Sobre a base tem uma manta de silicone (vermelha), fundamental para uma boa e limpa selagem.

Suporte para o tubo/rolo 

O suporte do tubo/rolo de filme é feito de alumínio com rolamentos na barra que gira e tem um separador de filme (o filme vem dobrado ao meio) que facilita posicionar as barras de sabonete no momento da selagem.

 Desenho e esquema elétrico

 

 

 

 

43 ideias sobre “Seladora

  1. Parabéns, vou fazer uma, fica fácil quando se tem a ideia já pronta e fotografada, vou conseguir, depois te ligo falando e te enviarei fotos das peças que eu montar.

  2. Tenho interesse na seladora para embalar Brownies e necessito também de um cortador , gostaria de saber se vc produz estes equipamentos dimensão de 4×4 , 5×5 e 6×6

  3. Caro Roberto, estou querendo montar uma seladora dessas para selar plásticos. Essa controladora, vc montou ou já comprou feita ? se comprou, poderia me passar o endereço de onde conseguiu ?
    Obrigado pela atenção.

    • Ronaldo,
      Celofane, permite o sabão “respirar”, isto é, o sabão mesmo embalado continua a perder a água, secando.
      Tem que ser o celofane verdadeiro, polímero da celulose e não os que vendem por aí como celofane e são feitos de polipropileno

  4. Boa Tarde!

    Faço sabonetes artesanais, e faço muitos modelos pequenos para lembrancinhas na faixa de 3,0 cm por 3,0 cm(exemplo) e embalo um por um com plastico filme manualmente, as vezes são 600 sabonetes por pedido e da muito trabalho e fico muito tempo só fazendo isso. Gostaria de saber se essa maquina embala esse tamanho de sabonete? Pois tem que ficar bem esticadinho, pra ficar perfeito e bonito!! Fico Aguardando!! Att Regina

  5. estou montando uma seladora p embalagens (só fechamento), coloquei uma resistência de fita de 40 cm x 0,3cm… mas não sei qual transformador usar… esse transformador que vc mencionou mais um dimer já basta?

  6. Olá Roberto, vc é um gênio !

    A principio achei muito interessante vc entender de Eletrônica.
    Trabalho com eletrônica e já desenvolvi muitos projetos ao longo dos anos.
    Estou em busca de algo para fabricar comercialmente.
    Tenho em mente a montagem de uma pequena industria de sabonetes.
    Incluindo a fabricação das próprias maquinas. como misturador , formador e selador automático. Falando assim parece coisa de louco para os leigos, mas como vc tbm trabalha com eletrônica e tem seus vários projetos, acredito que me entenda.
    Gostaria muito de uma opnião sua sobre o assunto.
    pretendo montar algo para comercializar na minha cidade e região, atendendo assim, a super mercados e armarinhos.
    Oque realmente quero saber é se vc acha viável encarar a concorrência, e se existira muita complicação para se legalizar perante as exigências das fiscalizações.
    Também tenho duvidas, se vale a pena terceirizar uma base pronta.
    Sei que seu foco aqui não é industrial. mas acredito que o Sr tenha experiencia no assunto e posso pelo menos me da um norte.
    Desde já agradeço a atenção
    Att: Danilo Almeida
    Campos dos goytacazes Rj

    • Danilo,
      A saboaria artesanal carece de tecnologia mecânica e eletrônica para facilitar as suas atividades e me parece bem essa sua idéia.
      Quanto a montar uma fábrica é uma idéia que precisa ser bem pensada pois a regularização é o maior entrave para se fazer isso.
      É muito difícil e complexo atender todas as legislações da Anvisa e isso realmente é desanimador.
      Estude a exigencias e veja se vc seria capaz de atende-la

  7. Preciso fabricar uma seladora numa máquina de embalar silagem. A solda tem que ser dupla e larga. Qual a fita de NiCr necessária e qual o transformador? O dimmer pode ser um só? Estou pensando em fita de 2 mm – a corrente seria de ~16 A, certo?

  8. Boa noite, Roberto.

    Parabens pelo projeto! Eu gostaria de saber quanto voce gastou com os componentes para que eu possa ter uma ideia do custo total?

    Aproveito para perguntar se todos os esquemas necessarios para montar essa seladora estao publicados, desculpe-me a pergunta mas eu nao tenho experiencia nenhuma com eletronica e meu sogro e quevai me ajudar com isso, mas ele e apenas hobbista.

    • Diogo,
      Não tenho mais a idéia de qual o custo do projeto, vc tem que orçar.
      Precisa ter um conhecimento mínimo de eletrônica/elétrica para fazer o projeto, o projeto está completo no blog

  9. Bom dia , gostei muito do seu site, fiquei interessada na sua seladora, o Sr. fabrica e vende, senão pode indicar onde posso comprar semelhante.
    Pode me dar uma dica sobre sabonete, o que venho fazendo sinto que esta ficando mole, faço com glicerina, extratos, oleos e essências, o que posso fazer para deixar mais duro.
    Muito obrigada, sucesso, gratidão

  10. Bom dia , fiquei interessada na sua seladora, o Sr. fabrica e vende, senão pode indicar onde posso comprar semelhante.
    Pode me dar uma dica sobre sabonete, o que venho fazendo sinto que esta ficando mole, faço com glicerina, extratos, oleos e essências, o que posso fazer para deixar mais duro.
    Muito obrigada, sucesso, gratidão

  11. Bom dia , fiquei interessada na sua seladora, o Sr. fabrica e vende, senão pode indicar onde posso comprar semelhante.

    Muito obrigada, sucesso, gratidão

  12. boa noite Roberto, estou iniciando no CP, faço o glicerinado. tem certeza que o sr. não comercializa a seladora? rsrsrsrs
    tenho procurado pela internet, mas as que acho são muito caras.
    abraços e parabéns por dividir conosco seus conhecimentos.

  13. Roberto, tenho alguns sabonetes já com 5 semanas. Para uso próprio, não para comercialização.
    Qual o momento para embalar? Ou posso deixar em uma caixa de plástico aberta mesmo? Tipo cx organizadora. Se for embalar, pode ser celofane de papelaria mesmo? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>