Molde de Silicone

Desenho e construção do molde de silicone

 Desenhos 

 

 

 

 

 

Construção

 

 

 

 

 

 Molde de silicone duplo

Este molde foi feito para a Aline Bolzan, da Sal da Terra (Sal da Terra Saboaria Artesanal). É um molde duplo, cada cavidade mede 300 x 75 x 50 mm.

Como molde para o silicone foi usado estas barras de alumínio que tem exatamente as dimensões das cavidades do molde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

55 ideias sobre “Molde de Silicone

  1. Boa noite Sr. Roberto Akira o sr comenta neste processo onde foi feito a forma de silicone, passando assim todo o processo.
    Tenho 2 duvidas.
    1- Menciona sobre o silicone – qual é o silicone utilizado que aguenta esta temperatura do Cold, ao processar e colocar na forma está super quente o silicone aguenta quantas tiradas de sabonete sem danificar o silicone.
    A minha pergunta é qual o silicone, utilizar ou encontrar tem algum codigo especifico para este uso, etc…….
    E poderia após ter feito o molde de silicone usar algumas madeira soltas para da forma na caixa pelo lado de fora, desta forma ecomizamos o molde de madeira.
    No aguardo
    Marcelo

    • Olá Marcelo,
      A temperatura do cold process é baixa. No máximo que a temperatura sobe na saponificação, não chega a 70ºC.
      O molde feito de resina de silicone é muito resistente, é possível fazer muito sabão, inúmeras vezes. A resina é classificada pela sua cor, quanto à resitencia mecânica e elasticidade. A branca é a mais resistente, seguida da azul, que eu uso, e a rosa. A orientação de uso é assim, se teu trabalho tem muitos detalhes use a mais branda e elastica, se não tiver detalhes e precisar de resistência, a rosa é melhor. No caso para sabão o azul atende plenamente.
      A caixa externa serve só para conter o molde de silicone, para proteger e prolongar a vida útil. O silicone é um bom isolante térmico, principalmente nesta espessura exagerada que eu uso, mas a caixa externa possilibita aumentar este isolamento térmico que é bom para o sabão. Pode usar qualquer sobra de madeira para fazer isso.
      Na relação de fornecedores na página de introdução indico uma empresa que comercializa resinas, fale com eles, fale com o José.

      • Bom Dia Sr Akira,eu faço com a base pronta,mas quero mudar para cold process, tenho muitas forminhas para sabonetes, é possível continuar usando? são varias ,ou preciso de uma grande, poderia comprar uma forma de bolo de silicone? caso não de pra usar as pequenas?
        comecei a pouquissimo tempo, mas tenho interesse em fazer cold process.
        agradecida

          • boa noite sou novo na arte de sabonete o Sr.Akira tem o molde oval para sabonete artesanal de silicone com 9 cavidades da cor branca e azul gostaria de sabe o preço de cada molde destes caso o senhor tenha mim passe uma mensagem para o meu e-mail

  2. Boa noite Sr. Akira

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo por sua criatividade, capricho e competência, estou começando a fazer sabonetes, não tenho prática alguma sobre o assunto , mas fiquei entusiasmada vendo suas técnicas e produtos.
    Vou fazer sabonetes de glicerina branca, por isso gostei muito das formas de silicone, para fazer barras e depois cortar os pedaços.
    Se possível gostaria de uma orientação, as formas de silicone fazem quantos sabonetes de quantas gramas? Eu precisaria fazer sabonetes de 90 a 100 grs no máximo e não estou conseguindo calcular isso.
    Sobre o bloco de alumínio, realmente é muito caro mandar fazer, o senhor disse que pode ser de madeira, passando vaselina sólida o silicone não gruda na madeira?
    Se puder me orientar, agradeceria muito sua generosidade.

    No aguardo agradeço antecipadamente.

    • Olá Eliane,
      Um sabão vegetal normal tem um peso especifico de 0,960 g/cm3.
      Se vc quer um sabão com 100g, a conta é assim para determinar o volume da barra de sabão: V = 100/0,960 —> V = 104 cm3
      O volume da barra sendo = altura x largura x espessura, sendo a espessura normal = 2,5 cm, vamos ter
      largura x altura x 2,5 cm = 104 cm3 portanto:

      largura x altura = 104/2,5 = 41,6 cm2, aqui vc escolhe a largura ou altura mais apropriada, a que vc quer, e vc vai ter as dimensões

      Eu uso as seguintes dimensões para ter uma barra de 100g —> largura = 7,5cm e altura = 5,5cm

      O bloco de alumininio além de ser caro é dificil vc encontrar, faça com MDF de preferencia com revestimento, que teria as dimensões calculadas, no exemplo seria de largura 7,5 cm, altura 5,5 cm e comprimento de 30 cm (este comprimento te daria 30/2,5 = 12 barras). Faça depois a caixa de contenção com 5 a 10mm maisor, que será a espessura do molde. O MDF revestido facilita aplicar a vaselina sólida, se for sem revestimento, teria que aplicar várias camada pois o mdf sem revestimento absorve a vaselina.

      QQ dúvida me contate

  3. Bom dia Sr Akira!

    Muito obrigada por suas orientações, como é bom encontrar pessoas assim, farei como o Sr. me orientou, muito obrigada pela sua atenção.

  4. Olá professor, bom dia.

    Primeiramente gostaria de dizer que é um excelente ser humano. Sua presença preenche nossa curiosidade. Preciso seguir os teus passos, pois acredito na sua determinação.

    Agora, porquê você não fala em Hot Process?

    Muito Obrigado,

  5. Olá, boa tarde,
    gostaria de mais informações sobre esse molde, procuro um molde de silicone para 1 kg de sabonete glicerinado.
    Por gentileza, entre em contato pelo e-mail.
    Obrigada,
    Julia.

  6. Boa tarde, realmente você esta fazendo um excelente trabalho aqui, gostaria de fazer uma pergunta (entre várias que irei fazer , rs), quanto irei usar de silicone para fazer um molde duplo e se com silicone eu não vou precisar forrar.
    Outra pergunta é: com a forma de silicone, eu teria que fazer uma caixa de madeira normal para segurar o produto e ficar reto, obrigado, fico no aguardo, parabéns pelo trabalho.

    • Lucas,
      A quantidade de silicone vc calcula, mas está no projeto disponibilizado para download
      O silicone é isso, vc não precisa revestir o molde.
      É preciso um container de madeira ou outro material para firmar o molde
      Eu comprei na center Ligas, e nao mandei usinar

  7. Boa tarde, eu liguei para a empresa que vende o tarugo de alumínio e disseram que tem , só que nas medidas 88 x 88 x 300, de 90 não existe (disse a atendente), acredito que para chegar aos 80 eu teria que mandar usinar, hoje esta barra custa R$ 142,00 cada, sobre o tamanho de 90 o que o Sr. me indicaria, obrigado.

  8. Boa noite! Aprecio muito seu site e sua disponibilidade em compartilhar seu conhecimento. Não tenho muito talento para fazer formas, gostaria de saber onde foram confeccionadas estas de silicone feitas para a Aline, ou se pode me indicar onde posso comprar formas prontas. Grata

  9. Olá,trabalho com sabonetes e velas.

    Gostaria de forma para trabalhar com barras de sabonetes e cortadores.

    Qual é o valor de cada um ?

  10. Pretendo sua ajuda onde posso adquerir maquinas industriais para o fabrico de sabonetes(90g,100g,150g),tambem para sabonetes em miniaturas para Hoteis(15g,25g).
    Eu estive por 5dias em São Paulo (Campinas),nao consegui achar uma casa que faz isso.Espero por sua orientacao
    Luanda,2 de Agosto 2015
    Cell+244935541800
    Whatsap,Viber +244935541800

  11. Descobri, seu site por acaso e gostei muito das suas dicas, voce esta de parabéns, fiz com os conhecimentos que passou as formas de madeira e também a de silicone, ficou ótima, muito obrigado.

  12. Akira, antes de mais nada, parabéns pelo seu belíssimo trabalho e obrigado por compartilhar seu conhecimento. Pode me ajudar? Preciso saber se no cold process pode ser usado formas individuais, ou seja, já do tamanho certo, sem precisar cortar? Na verdade eu quero fazer um molde com nichos individuais, com separações de acrílico ou outro material. O que acha?

  13. Olá,
    Entrei no site que vende o Silicone e fiquei com uma dúvida.
    Eu compro Borracha para silicone com catalizador ? no site diz fazer moldes e formas dessa borracha…
    Ou compro Resinas? Pois vi vc falando em RESINA de Silicone.
    Caso seja a Resina qual delas? No site tem Poliester e epox e ainda tem rígida ou flexível.
    Desculpe , sou bem leiga no assunto silicone kkkkk…
    Grata!

  14. Boa tarde Professor,
    Estou começando a trabalhar com sabonetes artesanais e seus processos.

    Gostaria de parabenizar seu site, explicações e orientações que passa para as pessoas. São poucas as pessoas que passam informações, conhecimentos e explicações claras como o Sr faz. Estou acompanhando seu site a algum tempo e percebi todos esses detalhes.

    Minha duvida em relação ao molde de silicone é se posso fazer ele com o próprio sabonete, usando o mesmo como molde. É possível ? Posso comercializar o sabonete depois?

    Desde já gradeço por tudo e assim que sobrar um dinheiro pretendo fazer um curso com o Sr, para entender mais sobre as técnicas de fabricação.

    PS: Posso fazer o curso avançado direto?

  15. Oi Roberto, tudo bem? Fui sua aluna no curso básico de março. Mandei fazer a caixa de madeira pelo desenho, e agora revendo as fotos estou vendo que a caixa externa é desmontável…. a minha foi feita com cola :/ será que consigo fazer o molde de silicone com ela fechada? será que consigo retirar o silicone sem abrir a caixa? E uma segunda dúvida: como não disponho do alumínio fiz a barra em mdf de 15. Ficou bem pesada, será que preciso fixar no fundo da caixa pra despejar o silicone? uma dupla face talvez? pensei em dar umas batidinhas pra eliminar as bolhas, mas estou pensando se não vai sair do lugar. Grata.

    • Emy,
      Tudo bem.
      E como vai vc!
      Se vc revestir bem com vaselina sólida creio que não terá problemas para sacar o silicone. Comece por tirar o bloco central de MDF.
      Sim, precisa fixar levemente o bloco para que não saia do lugar. Pode ser uma dupla face daquelas finas.

      • Estou bem, obrigada, Roberto! Não sei se entendi quando você diz: comece por tirar o bloco central de MDF. Ele não estará por baixo do silicone? Obrigada.

  16. oi Roberto, meu mole de silicone deu super certo, mas encolheu! usei uma barra com 30,5 de comprimento, pra tirar 12 barrinhas e uma contra-prova. Mas agora o molde está com 29,9… aconteceu isso com os seus? será que é por que desenformei antes dos 5 dias de cura completa?

  17. Olá,

    Gostaria de saber se você faz dessas formas para vender. Tenho bastante interesse e não sei lidar com este tipo de material

    Muito obrigada pela atençao !

  18. Olá Roberto, eu sob quero deixar uma frase. ” Na vida, quem divide, multiplica. em nome de todos, muito obrigado e que Deus multiplique as benção para você.

  19. Olá. Parabéns pelo trabalho e obrigada pelo compartilhamento.
    Gostaria de saber qual a espessura mínima que o Sr. indica para as paredes da forma em silicone.
    Pensei em reaproveitar minhas formas antigas de madeira como molde, mas se eu fizer as paredes grossas como as suas, a área util ficará pequena.
    Agradeço sua atenção.

  20. Prezado senhor Roberto: Boa tarde! Tenho profunda admiração pelo seu valoroso trabalho e suas explicações, que Deus muito o abençoe por suas explicações!
    Senhor Roberto sera que eu poderia substituir o bloco de aluminio por um bloco de isopor revestido com filme plastico? Aguardo ansioso por sua resposta, muito obrigado por sua atenção e pelo seu maravilhoso trabalho, parabéns!
    Att. Claro.

  21. Muito bom, procurei em lojas e sites e não encontrava nada, quando vi este artigo pulei de alegria, eu mesmo fazendo aquilo que preciso exatamente. Obrigado

  22. Sr. Akira, muito boa noite! Vi que respondeu minha pergunta em 2014, mas tive problemas na vida que me desviaram do tema. Agora estou novamente no ramo, e com muita vontade de aprender mais e mais, e como sempre venho ao seu site para tirar dúvidas etc. Novamente te agradeço pela tamanha dedicação, quero ser assim também!
    DÚVIDA: montei formas de silicone individuais com volume para 60g de sabonete. A parede das formas ficaram com no máximo 05mm, pois não tive tecnologia para fazê-la uniformemente (fiz tudo a mão e improvisado), e o fundo/emblema ficou com no máximo 12mm, enfim, uma forma de 88g de silicone. Fiz tudo no olhometro e pesando os ingredientes com uma calculadora de mesa, precisão de 01g. Calculei o catalizador utilizando a proporção de 3% em relação ao peso do silicone (tá certo?). Encontrei tudo em Casa de Resina, em Belo Horizonte, na Av. Pedro II. Faço sabonetes no modo hotprocess e, como não tenho muitas forminhas, após o enchimento delas às levo ao freezer, para endurecer o sabonete mais rapidamente (o sr. tem alguma contra indicação contra isso? – Já notei que os sabonetes perdem mais água partindo para esta técnica) Com 03 horas eu já consigo retirar os sabonetes dos moldes e passo a fazer outra produção, utilizei estas formas 10x até hoje. A maior dúvida é que na ultima fabricação eu não levei os moldes para o freezer, as deixei preenchidas com o sabonete quente/esfriando por 03 dias. Ao notar a massa com sua resistência satisfatória (acima do que eu queria pra falar a vdd, coloquei muita argila, vacilei… virou uma lixa – Tenho dúvidas de como fazer sabonetes com aglomerantes naturais, encontrar proporções satisfatórias), que estavam bem duros eu realizei a retirada, mas o silicone “melou” e sujou os sabonetes na cor azul (tipo da silicone). Procurei saber e encontrei pessoas com as mesmas queixas, que as forminhas passaram a melar com o tempo. Já não sei se isso é verdade, uma vez que li aqui, escrito pelo sr. que são resistentes, ou seja, o problema deve ser de erro meu na mistura da silicone, ou o cuidado com a mesma quando vazias. Pergunto, o que poderia ter levado ao processo de micro rasgos superficiais? Apresenta-se a sensação de “melado”, forma-se um fio muito fino de silicone escamando (essa é a décima utilização das formas), poderia dizer que é um tipo de descamação natural do silicone? É quase imperceptível ao olho nu, mas não ao toque com as mãos. Será que poderia ter co-relação com a base alcalina? O que aconteceria ao silicone se permanecer em contato com lixivia diretamente? Não fiz esse teste, mas acredito que nada! Utilizei, a rigor de uma balança de mesa e conhecimento bibliográfico a respeito do índice de saponificação para o tipo de óleo utilizado (não tenho um equipamento para mensurar o índice real, mas…), a quantia de óleo acertada para o quanto de base a ser colocados na fórmula. As formas/moldes de silicone funcionavam bem utilizando um freezer, mas quando deixei o sabonete em contato com o sabonete enquanto esfriava, rico em argila, os moldes “escamaram” e estão “melados”.

    vamos conversar sobre isso aqui?

    • Thiago,
      Estranho isso de “melar”. O silicone polimerizado é um dos materiais mais inertes que existe, é praticamente não reativo.
      Você disse que faz sabão por hot process, significa que quando coloca a massa no molde o sabão já está pronto, saponificado, independente se vc coloca no freezer ou não e portanto, não tem a alcalinidade da soda presente.
      O que pode ser uma probabilidade é a catálise não correta. Veja nas instruções de uso, se usou a proporção correta

      • Muito obrigado! Farei a observação novamente, em moldes novos. Estou utilizando uma balança e acrescendo os 3% do catalizador, conforme orientação do fabricante. Estabeleço os 03% utilizando a balança.
        Muito Obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *