Votivas Pequenas

Velas votivas pequenas de cera de abelha

Essas pequenas velas cilíndricas de diâmetro 48 mm e altura de 32mm são bem fáceis de fazer com o uso de formas de alumínio ou zinco que são vendidas no comercio para fazer velas de parafina. Estes materias vão requerer o uso de um desmoldante para evitar da cera grudar nas fôrmas tradicionais e também tem a possibilidade de haver rachaduras com o rápido resfriamento. Para evitar estes problemas podemos construir moldes de silicone.

Primeiro se faz uma base do tamanho do molde final com massa de modelar (massinha).

Desenhe a disposição e a quantidade de moldes, aqui são seis, em uma folha de plástico transparente e recorte o contorno.

Posicione as formas nas base alinhando no contorno recortado. Estas formas são de aluminio e são vendidas em lojas de suprimento para artesanato de velas de parafinas. Abra um furo no centro para colocar o arame para a passagem do pavio. O arame é fixado com um pouco de massinha na parte interna. Pressione levemente cada forminha para fixar na massa. Retire a folha de plástico.

Coloque a caixa de contenção alinhando com a base de massa de modelar.

Prepare a resina de silicone e despeje na caixa. Preencha até a altura que a pontas dos arames fiquem uns 5 mm expostos. Espere por 5 horas para a cura da resina de silicone.

Retire a caixa de contenção.

Vire e retire as formas de alumínio.

 

Molde para velas votivas de cera de abelha, pronto.

 

A caixa do molde e o suporte para os grampos que posicionam o pavio.

 

 

14 ideias sobre “Votivas Pequenas

  1. Caro Roberto,sou fã dos seus trabalhos,sabedoria e humildade em passar adiante seus conhecimentos.Ainda não me considero artesã em velas,pois estou praticando desde o início de 2013. Sou do Rio de Janeiro e estou com dificuldade de comprar celofane para vela votiva aqui.Só consigo comprar em São Paulo.Será que existe algum fornecedor no Rio?Se possível também gostaria de contatos em São Paulo pois com certeza você tem fontes boas com relaçãoà preço. Grata

    • Olá Carlota,
      Puxa, eu nada conheço de fornecedores no Rio de Janeiro, sinto muito mas não consigo te ajudar.
      Aqui em SP eu compro celofane na Comercial Rizzo (http://www.comercialrizzo.com.br/) que fica na região da vinte cinco de março e portanto com preço bom.
      Espero ter ajudado e precisando é só contatar

  2. oi Roberto, moro em MINAS e sou artesa, to no começo ainda, encontro dificuldades em comprar formas e principalmente forma para vela votiva, tenho umas formas aqui, mas acho que o tamanho não é o certo, você pode me indicar uma loja que tenha realmente essa forma?
    e também onde moro não encontro formas de silicone, gostaria de fazer uns moldes a meu gosto, mas não sei os materiais certos e onde comprar.
    PODE ME AJUDAR POR FAVOR?
    Grata.
    Ah! moro em Três Corações-MG.

    • Vanessa,
      Existe um local em SP onde se concentra o comercio de artigos para cosméticos, perfumaria, velas e etc. É a regiao da Rua Silveira Martins, e sei que tem ao menos duas lojas que tem essas formas de folha zincadas e de alumínio para velas. Não me lembro de momento, mas vou ver.
      Se eu entendi vc faria velas de cera de abelhas, é isso ou seriam de parafinas? Se for de parafina o desmolde é muito simples, mas caso faça de cera de abelhas é mais difícil, o melhor é usar spray de silicone como desmoldante.

      Para fazer moldes de silicone vc precisa da resina de silicone que vc pode comprar no Mercado Livre ou na Redelease: http://www.redelease.com.br/institucional/.

  3. Olá, estou começando a fazer velas e gostaria de saber para fazer velas votivas embaladas no celofane que não precisam ser retiradas para acender, porém gostaria de informações sobre como embalar depois de pronrtas no celofane, que tipo de liquido é usado no celofane para embalar essas velas, pois vi um video onde aparece uma moca passando um liquido com pincel no celofane antes de colocar a vela , mas não fala que liquido é esse, me parece uma cola branca mas não sei se é. Você pode me ajudar? Obrigada.

  4. Boa Tarde, tenho algumas duvidas em relacao qual tipo de cera de abelha usar, e tambem onde encontro fornecedor delas em Sp.
    Agradeço,
    Jessica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>