Óleos essenciais fotosensíveis

Alguns óleos essenciais, notadamente os cítricos, são fotosensíveis ou fototóxicos. Estes óleos essenciais em contato com o UV da luz do sol podem provocar danos à pele na forma de queimaduras cujas sequelas podem vir a ser difíceis de eliminar. O componente responsável pela ação fotoquímica são os compostos derivados do furano. 

Existe uma classificação do potencial de fotosensibilidade que é medida pelo tempo após a aplicação que pode ser exposto ao sol sem ter fotoreatividade. Por exemplo, o Lima tem que aguardar 72 horas, enquanto o Tangerina, 24 horas. De qualquer modo não acho seguro este tipo de informação, o melhor é evitar o uso. Também tem outra nuância, alguns cítricos quando destilados da casca não são fotosensíveis, e quando extraidos por cold press, são. O melhor é ser conservador e procurar não usar esses óleos essenciais em produtos em contato com a pele e que fiquem diretamente expostos ao sol.

Na foto está uma severa queimadura provocada pelo suco do limão. Decerto estava preparando uma limonada ou … uma caipirinha! Não lavou as mãos e expôs ao sol!

3 ideias sobre “Óleos essenciais fotosensíveis

  1. Bom dia!

    Tenho uma duvida quanto a estes óleos essenciais: se usados em sabonetes feitos por cold process, mesmo em baixa concentração (4% do total de óleos) – a utilização destes sabonetes ainda pode provocar danos à pele apos exposição ao sol?

    Muito obrigada!

    Maria.

    • Maria,
      Na maioria dos casos nada acontece com a exposição ao sol por se tratar, o sabonete, de um produto rinse-off, isto é, um produto que não fica na pele.
      Os OE fotosensíveis, por exemplo, a maioria dos cítricos, podem reagir com a pele qdo expostos ao sol e portanto, em cosméticos, devem ser evitados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>