O que usar para colorir os sabonetes cold process?

Três características devem ser consideradas na escolha de materiais para dar cor aos sabonetes feitos por cold process. Os materiais colorantes devem, em primeiro lugar, serem inertes à pele, isto é, não devem provocar nenhuma reação adversa em contato com a pele. Devem ser resistentes ao meio alcalino da reação de saponificação do cold process e devem ser resistentes à luz, não devem desbotar e perder a cor quando o sabonete é exposto à luz.

Para atender o primeiro requisito, a melhor opção é usar os materiais aprovados pelo FDA (Food and Drug Adminstration) americano para uso em cosméticos. Associando este primeiro requisito com os demais, restam poucas alternativas e normalmente recaem na classe dos pigmentos, a maioria inorgânicos e sintéticos.

  • Óxido de ferro – preto, vermelho, amarelo, ocre
  • Ultramarino – azul escuro, azul claro e violeta
  • Óxido de cromo – verde claro e verde escuro
  • Dióxido de titânio – branco
  • Óxido de zinco – branco, vermelho claro (calamina)
  • Ferrocianeto férrico – azul escuro
  • Mica – efeito perlescente de várias tonalidades

Esta classe de pigmentos são os aprovados pelo FDA, são resistentes ao cold process e não perdem a cor com o tempo.

Estes pigmentos são dificeis de serem encontrados nas quantidades pequenas que são usados na saboaria artesanal. Uma alternativa que eu uso é comprar estes pigmentos em lojas que vendem materiais para uso artísticos – os pintores usam para preparar as suas tintas. São vendidos em pequenas embalagens, inferior a 100g, custam caro mas rendem muito e a compra também pode ser feita cotizando com outros artesões. Uso das marcas Sennelier (francesa) e Mahler (fracionado no Brasil).

Além desses pigmentos podem ser usados as argilas naturais que não possuem o poder de tingimento dos pigmentos mas são fáceis de serem encontrados nas cores branca, verde, amarelo e rosa, estes dois últimos, tingidos, na sua preparação, com óxido de ferro. Para a cor preta uma opção é o uso do carvão de bambú que além do forte poder de tingimento tem suas propriedades condicionadoras da pele.

Uma outra opção é você fazer o seu proprio colorante, através da maceração de certas plantas com óleos que são normalmente usados no cold process. Um exemplo é a maceração de chá verde ou ervas de chimarrão para obter uma cor verde claro. Alguns componentes da própria formulação pode dar uma cor discreta ao seu sabonete, como o mel que dará uma cor creme ou o uso do leite de cabra que dependendo da temperatura do processo cold poderá dar uma cor creme ou marrom escuro ou ocre.

Importante enfatizar que a maioria dos corantes que se usam em alimentação e para colorir velas, são anilinas (azo componentes) que não resistem ao meio alcalino e também não tem resistência a luz e portanto não devem ser usados para dar cor aos sabonetes. Neste caso é sempre bom testar antes.

Uma última observação diz respeito a questão de pigmentos naturais versus sintéticos. Se você faz saboaria natural e não abre mão de só usar materias de origem natural, é entendível que você não vai querer usar um pigmento sintético (feito pelo homem). Acontece que o FDA só aprova pigmentos sintéticos porque os naturais podem estar contaminados com metais pesados (tóxicos) que não podem ser separados na sua extração e alguns realmente fazem mal à saúde, como o chumbo e o cadmio. A escolha é sua!

Na página de download coloquei arquivos com a relação dos materiais aprovados pelo FDA para uso em cosméticos e também o catálogo da Sennelier dos pigmentos artísticos. Em ambos estão assinalados os pigmentos que podem ser usados no cold process.

61 ideias sobre “O que usar para colorir os sabonetes cold process?

  1. Muchas gracias por la información! No sabía que podíamos usar pigmentos para arte; voy a investigar dónde conseguirlos, ya que en Argentina los únicos colorantes a los que podemos acceder, son líquidos y para glicerina.
    Pregunta: se pueden usar reactivos químicos, como el azul de metileno y la fenoftaleína, cómo colorantes?

    • Hola Mari,
      Sin, los pigmentos para arte es una boa opcion para colorir los jabons. Creo que usted no tienes dificuldad para comprar en Argentina.
      La fenolftaleina com o tiempo se vá, desbota (fading). El azul de metileno es un corante basico mas estable a la luz, quien sabe tiene resistencia ao tiempo. Precisa testar.

      • Olá Lina,
        Se eu entendi, vc quer colocar glicerina num sabão já pronto, feito por cold?
        Não é possível fazer isso, não dá para incorporar nada depois que o sabão está pronto.
        Adicionar glicerina mesmo qdo vc estiver fazendo o sabão não é imdicado, pois o sabão feito artesanalmente já conté a glicerina como produto da reação de saponificação. Um excesso de glicerina vai deixar o sabão muito higroscópico, ele vai absorver muita umidade e vai “suar”em ambiente com umidade e o sabão vai ficar grudento e melado.

  2. Boa tarde Roberto.
    Estes pigmentos servem para a glicerina?
    Como se procede a sua diluição?
    Obrigado!

    • Miguel,
      Para glicerina é melhor usar os corantes apropriados para isso, a gama de cor é muito maior e mais rica.
      Os pigmentos não são solúveis e é preciso desaglomerar, dispersar, antes de colocar nos óleos ou base glicerinada.
      Para isso é preciso usar um almofariz e “moer”os pigmentos antes com um pouco dos óleo/base anted de adicionar.
      Nos USA tem pigmentos que foram tratados e podem ser colocados diretamente. í

  3. akira por favor me esclareca se puder…os corantes que vc menciona já sao metais pesados como dioxido de titanio e etc e que metais pesados poderia haver em um pó de urucum por ex….

    • Maria Luci,
      Todos os pigmentos que recomendo são pigmentos seguros para o uso em saboaria, são aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration). Em colorantes de origem vegetal não há contaminação com metais pesados.

  4. Boa tarde Akira,
    Existe o risco de have componentes tóxicos nas argilas ditas “naturais’ ?
    Desejo colorir naturalmente meus sabonetes, mas tenho dúvida quanto a melhor alternativa.
    Obrigada.
    Marina

    • Marina,
      Todas as argilas são naturais. Vc precisa comprar de uma fonte confiável, de fornecedor que está no mercado e que vende para uso em cosméticos.
      Como o sabão é um produto de arraste, o contato com a pele é frugal, o risco é menor se presente um contaminante, coisa que é grave num produto cosmético

  5. ola, gostaria de saber se as argilas tingidas encontradas no mercado em azul, rosa, vermelho, amarelo etc podem ser usadas sem problemas. Obrigada

    • Bianca,
      Usa-se no sabao as argila naturalmente coloridas.
      Argilas tingidas é preciso saber o que se usou para tingi-las, se resistem à soda

  6. Sobre os pigmentos sintéticos. Se formos pensar nisso e usar somente o que for aprovado pelo FDA, estamos lascadx. A maioria dos sabonetes industrializados são aprovados pelo FDA e contém substâncias que fazem muito mal a saúde, como BHT por exemplo que é um conservante e tem ação direta na tireóide. Logo, prefiro usar tudo o mais natural possível.

    • Maria,
      É o famoso “ruim com ele, pior sem ele”. O FDA é uma referência, melhor usar o que é permitido por eles, do que usar indiscriminadamente qualquer coisa que lhe caia na mão. O BHT não é conservante, é o aditivo antioxidante alimentar mais usado no mundo todo, é aprovado nos USA e Europa. Proibido no Japão, Suécia e Australia. Bem, eu não uso nada disso, mas convenhamos, a gente não come sabonete … por enquanto…!

  7. Gostaria de saber se posso usar corantes sintéticos,no caso os corantes próprios para cosméticos,no processo cold?

    • Sabrina,
      Depende do colorante, da natureza química, tem que testar para ver se resiste à saponificação.
      Se tiver a composição química do coloraste, dá para analisar se vai resistir à soda

      • Olá, sobre o anil, você disse que ele não tem resistência à soda. Mas se usar no final do hot process? Na verdade pergunto por não saber se ele faz mal, se seria “natural’, tudo que acho na internet está em inglês e sendo química em inglês eu não consigo desvendar o enigma. Queria usar pra fazer sabão em pó natural azul 😉 Muito obrigada

  8. Olá Roberto!
    Uma questão, não usando dióxido de titânio, como posso branquear os meus sabões?
    E se o usar, como posso fazer a diluição?
    Obrigado.

  9. Oi Akira, o pigmento azul ultramarine vendido por exemplo no Império do Banho é então sintético?! Os outros ao lado que estão escritos “óxido de…”, aí são naturais?
    Obrigada!

    • Tadzia,
      Todos os pigmentos usados no sabão tais como ultramarinos, óxido de ferro, etc são sintéticos, isto é, exatamente iguais ao encontrados na natureza, mas feitos por síntese química nas fábrica. O pigmentos naturais, retirado das jazidas são proibidos o seu uso em cosméticos, incluindo o sabão, por ter potencial contaminação com metais pesados como chumbo, cádmio, etc.

      • Obrigada. Então somente mesmo a argila seria um pigmento totalmente natural, digamos assim, né? Eu vou tentar com urucum que tenho aqui em excesso.

  10. Ola boa noite!Gostaria de saber se os corantes naturais para colorir sabonetes artesanais ,sao os que podem ser comprados em lojas de produtos naturais comestiveis,como a curcuma em po.~
    Muito obrigada!=)

    • Luah,
      Nem todos os corantes naturais tem resistência à soda.
      Alguns como cúrcuma, páprica e orucum podem ser usados. Precisa pesquisar.

  11. Gostaria de saber de todas as cores de pigmentos vendidos pela Sellenier podem ser usadas em sabonetes.

  12. Me tire uma duvida por favor.
    Não encontrei os pigmentos óxidos para sabão caseiro aqui na minha região.
    Andei pesquisando e vi indicarem um pigmento usado para colorir concreto (o famoso PÓ XADREZ) e pelo que vi ele é pigmento óxido.
    Posso usá-lo para colorir meus sabões?
    Agradeço a resposta!

    • Ari,
      Sabão para o corpo é um produto cosmético e não se deve usar produtos que não são indicados pra uso em cosmético, como esse pó de tingimento de cimento.

  13. Olá Akira, adoro sua página e suas dicas.
    Tenho algumas dúvidas sobre os pigmentos.
    1) o óxido de zinco é igual ao dióxido de titânio no quesito pigmentação? ou seja, ele deixa o sabão branco mesmo? Queria fazer sabão de coco, mas eles nunca ficam brancos o suficiente pra mim.

    2) pra colorir o sabão eu preciso diluir os pigmentos em glicerina/óleo antes de colocar no sabão? ou eu posso usar eles diretamente em pó?

    3) Eu tenho os seguintes pigmentos: Ox. Ferro (Amarelo, Vermelho, Castanho e Marrom), Ultramarine (Violeta e Azul), Óx. de Cromo VERDE e Óxido de Zinco. Entretanto, tem cores que eu ainda não consigo obter como o laranja, ou o cinza. Eu consigo essas cores misturando os pigmentos? por ex. misturando o amarelo e o vermelho pra obter o laranja? Tem como fazer isso?

    Abraços!

  14. Roberto eu vi o pigmento natural de repolho roxo e bicarbonato de aodio, a moça fez assim, partiu em pedaços ou repolho colocou água pós para ferver depois adicionou o bicarbonato e ficou que r a cor azul, posso usar no sabonete de cold process?

  15. Akira, quanto aos alimentos corantes, como beterraba, cenoura, folhas verdes, etc. funcionam bem?? Minha duvida é quanto a eles serem liquidos, atrapalha no processo de endurecimento do sabão se eu usar corante liquido??
    Gratidão!

    • Dhessica,
      A maioria dessas cores de plantas e ervas, elas desaparecem na saponificação
      Os únicos são a cenoura e o espinafre. Se for usar desconta o líquido da água da diluição da soda.

  16. Bom dia roberto!

    Obrigada por toda informação.

    Gostaria de usar o Óxido de zinco para pigmentação branca no meu sabão. Vou fazer minha primeira receita e será 100% oliva. Ouvi dizer que o óxido de zinco amolece o sabão. Sabe me dizer se isso é verdade? Como usarei só oliva, tenho medo do sabão ficar mole…

    abraço!

    • Juliana.
      O óxido de zinco tem baixo poder de tingimento, vai precisar muito que talvez possa afetar a dureza, apesar que desconheço isso.
      Para cor branca o mais efetivo é o dióxido de titânio

  17. Oi Roberto
    Comprei alguns óxidos para colorir o sabonete. Que proporção vc indica de pigmento para os óleos? Existe um máximo indicado?
    Outra coisa, diluo eles direto no óleo?
    muuuuuuuito obrigada mais uma vez

    • Tais,
      Não tem uma medida exata, depende da cor que vc quer. Tem que experimentar.
      Sim, direto nos óleos, disperse ante de adicionar a soda

  18. Roberto, possuo algumas tintas coloridas que eu uso para recarregar cartuchos de impressora – será que serviria para tingir sabão líquido caseiro, tipo OMO (para lavar roupa, piso, etc.)?

    • Paulo,
      Tem que usar colorantes aprovados para uso em cosméticos e sabões.
      E essas tintas para impressoras são corantes e não tem resistência ao meio alcalino e nem resistência a luz

  19. Olá Roberto,

    Tenho uma dúvida, se puder ajudar seria ótimo!
    Estive procurando o dióxido de titânio para branquear o sabonete e procurando na internet só encontro para uso alimentício. Seria o mesmo?
    Li em outro site que em que cuidar porque tem que ser natural e não uma forma nanométrica artificial. Pode indicar como saber qual a opção correta para comprar.
    Obrigada!

  20. Prezado professor, boa noite!
    Fui informada de que o óxido de cromo verde é extremamente tóxico. É verdade? Se sim, por que ele pode ser usado na saboaria?

    • Daniela,
      Não é tóxico e tampouco carcinogênico o pigmento verde óxido de cromo – Cr2O3, o cromo trivalente – cromo III
      O que é extremamente tóxico e carcinogênico é o cromo hexavalente, o cromo VI

  21. Olá professor tudo bem?? Poderia me dar sua opinião pessoal??
    O que acha q dá um efeito mais bonito, mais pigmentado e clean no sabão? As micas ou os óxidos de ferro coloridos?
    E em relação ao branco, qual o senhor julga ser mais eficiente, pigmenta melhor o branco (anulando o amarelado) o dióxido de titânio ou o óxido de zinco?
    O senhor deixa seus pigmentos previamente diluídos já preparados ou dilui em um pouco de óleo na hora do uso?
    Gratidão
    Thais

    • Thais,
      Os pigmentos convencionais dão opacidade ao sabão e a mica não deixa totalmente opacos.
      É uma questão de escolha, propósito do que vc vai querer. A mica é muito mais fácil de usar, dispersa muito melhor
      O melhor e unico pigmento branco eficiente é o dióxido de titânio
      Depende de o que vc quer fazer, se for uma cor uniforme o mais fácil é adicionar os pigmentos junto com os óleos. Se quer fazer decoração no sabão, só pode ser com uma pré-dispersão

  22. Boa tarde mestre. Eu quero usar o dióxido de titânio para o sabão transparente, para obter o branco, depois adicionar o henna vermelho. Posso?

    • Marta,
      O pigmento vai tirar a transparência e deixar o sabão opaco, e se colocar a henna vai ficar com tom rosado

  23. Caro Akira, pretendo tingir o meu sabonete com argilas, porém tenho medo de afetar a cor branca da espuma. Isso ocorre realmente?