Workshop de Saboaria Artesanal – Portugal

cartaz anuncio final

 

Ao longo desses quase três anos após o começo do meu blog, muitas pessoas tem me perguntado e solicitado, se eu dou aulas de saboaria artesanal. Sempre disse, o que eu sei, está partilhado no blog e que lá estão as minhas “aulas”.

Os  2,7 milhões de views é uma medida do sucesso da iniciativa da partilha do conhecimento.

Todavia, em muitos momentos reflexionei que seria importante ter um material que pudesse compor um curso ou workshop de saboaria artesanal, com um enfoque um pouco diferente dos cursos que existem atualmente. Um curso que tivesse um embasamento científico, desmistificador ou desmitificador, sem perder o encanto da arte da saboaria.

Com o incentivo e a ajuda da Monica Carvalho Silva da Saponem Opera, estive trabalhando nos últimos 5 meses para concretizar essa vontade, elaborando o conteúdo para montar um workshop de saboaria artesanal que abordasse os principais temas mas que também explicasse de modo científico, as causas-efeitos da saboaria.

É com grande satisfação que anuncio esta nova etapa das minhas atividades da saboaria artesanal, lançando um workshop para dois níveis, o básico, para os iniciantes e o avançado para quem já faz a saboaria artesanal.

Faremos o lançamento do workshop em Portugal porque compatibiliza minha ida ao Caminho de Santiago de Compostela, que desta vez será o Caminho Português e também porque, como um dos administradores do grupo Saboaria, junto com a Ana Caseiro e Florbela, a quem agradeço imenso pela confiança, é minha retribuição ao carinho que sempre tive das pessoas de Portugal.

Os ws, em duas regiões do pais, serão feitos em parceria com a Monica CS e  Saponem Opera. Começaremos com Saboaria Artesanal, básica e avançada, aproveitando a minha estadia em Portugal. Depois do meu regresso ao Brasil os ws terão continuidade e eu e a Monica continuaremos a trabalhar em novos projectos nesta área de formação.

Depois do meu retorno planejarei junto com a Darluck, como e quando faremos o workshop no Brasil.

Muito obrigado

2 ideias sobre “Workshop de Saboaria Artesanal – Portugal