Óleo de palma e palmiste

Uma dúvida recorrente sobre os óleos diz respeito ao óleo de palma. Muitos tem dúvidas o que é o que na profusão de óleo de palma que se encontram no mercado.  Palma, dendê, palma bruto, palma refinado, oleina de palma, estearina de palma, palma orgânico, palmiste, são as denominações referentes aos óleos obtidos dos frutos da palmeira Elaeis guineensis, também conhecido como dendezeiro. A Elaeis guineesis é nativa na região tropical, aproximadamente 10 graus acima e abaixo da linha do equador. No Brasil, na região amazonica, com grandes áreas de cultivo nos estados do Pará, Amazônia e em menor escala na Bahia

Elaeis guineesis

Os maiores produtores são a Indonésia, Malásia, Nigéria e Colômbia. O Brasil ocupa a posição de 13° produtor mundial.

Uma característica peculiar do fruto do dendezeiro é que ela produz dois tipos de óleo: da polpa (mesocarpo) é extraido o óleo de palma e da semente o óleo de palmiste (PKO – palm kernel oil). A composição de ácidos graxos destes óleos são completamente diferentes. No óleo de palma predominam o palmítico e o oleico e no palmiste, o laurico e o mirístico, sendo este muito semelhante ao côco e côco de babaçú.

Fruto da Elaeis guineesis, palmeira de palma

A polpa e consequentemente o óleo de palma bruto, tem uma cor amarelo a laranja-avermelhado atribuida à quantidades de carotenóides no fruto e também ao nível de oxidação que a fruta sofreu ao ser mantida estocada antes de ser processada

 

 

 

veja mais aqui

53 ideias sobre “Óleo de palma e palmiste

  1. gostaria que me informasse se o oleo de palma e palmiste são bons para cozinhar e qual a diferença deles e do oleo de coco ele são melhores e se são melhores onde comprá los qual a diferença de um e de outro obrigado Nerli

    • Nerli,
      Não tenho conhecimento detalhado do uso deste óleos na cozinha. Sei que o palma é muito usado mundialmente em toda a cadeia da industria alimentícia.

    • Bom dia, Nerli!
      Utilizo diariamente o óleo de palmiste na cozinha. é ótimo, não tem sabor, é incolor e inodoro. Não altera o sabor do alimento. Antes testei o óleo de côco, mas sentia o sabor do côco em tudo, não deu certo. Há um ano só utilizo o palmiste. É muito saudável, inclusive para fritura.

      • Concordo que o óleo de coco realmente deixa suas marcas por onde passa, mesmo saudável, não passa despercebido. Já o palmiste, e não o dendê, é igual ao de coco porém sem deixar vestígios… palmiste pra saúde (fujam do canola que dizem ser o “melhor” dos óleos… concordo, é o melhor dos óleos que levará qq um pro hospital, mais cedo ou mais tarde…

  2. Sr Akira, eu realmente quero agradecer por toda informação compartilhada! Magnifico. Eu faço sabonetes para o consumo de nossa comunidade de 80 pessoas. Tenho usado palmiste/girassol e palmiste/oliva, ambas com 50/50. você tem alguma experiêncai com oleo de linhaça e sebo de carneiro? Nós temos uma prensa para tirar oleo de linhaça a frio e também temos uma certa disponibilidade de sebo de carneiro….

    • Guidon,
      o óleo de linhaça tem 63% de ácido graxo poli-instaurado sendo 50% de linolenico, um óleo que oxida muito e rápido.
      No sabão vai ter a possibilidade de rancificar, o que não é bom para a qualidade do sabão.
      O sebo de carneiro é parecido com o sebo bovino, vai dar propriedades ao sabão, similar ao do sebo. O IS é 0,138 g de NaOH/g de sebo de carneiro

  3. Moro no Maranhão e fabrico uma extrusora manual para extração à frio de óleo extra-virgem de côco BABAÇÚ. Meu whathsapp: 99 98110 1203 – Francisco Benites.

  4. Sou produtor do óleo de palmiste.
    Por favor ajudem-me a encontrar compradores
    a fim de poder desenvolver a minha empresa e contribuir
    para o desenvolvimento do meu país.
    Obrigado a todos pela colaboração.
    Rui Mendes

  5. Rui me passe seu contato, utilizo o Palmiste (kernel oil) no seu estado natural sem destilação, bruto mesmo…. se tiver o produto serei seu cliente…. por favor me passe seu contato

    • Oi Fábio eu tenho como te fornecer o produto se vc tiver interesse meu contato é 71 986661627 é zap também

  6. Oi Boa noite consumo o óleo palmiste puro artesanal há um ano uso na alimentação claro em quantidade mínima so pra grelhar os alimentos e gostaria de saber se é prejudicial a saúde e se tem algum problema em ser consumido assim apesar do gosto e cheiro muito presente do coco. E ainda se tem uma maneira em casa de melhoria pra consumo?

    • Vanessa,
      Eu consumo na alimentação, do mesmo modo que vc, o óleo de palmiste orgânico, da Agropalma que por ser orgânico certificado, não sofre nenhum processo de refino químico.

  7. Quais efeitos nocivos a saúde podem existir em relação ao consumo do oleo palmiste bruto?

  8. Oi Rui Boa noite me diz ai qual sua experiência com o palmiste na cozinha? Me ajude consumo ele há um ano vem do meu interior da Costa do dendê na Bahia em Valença Ñ passa por nenhum processo de refino e apesar do gosto apurado me dou super bem mas queria saber informações sobre ele. Obrigada desde já

  9. estou começando na arte da saboaria. existe um bom site que ensina as combinaçes..cracteristicas..etc..etc..ou uma boa apostila??
    agradeço
    responda no meu email…abraços e admiro muito seu trabalho

  10. Bom.dia…comprei o óleo de Palmiste refinado…o refinado é ruim p consumir? … Dá marca Agropalma

  11. Olá Akira!
    Primeiro agradeço por compartinhar seu conhecimento!
    Tomei conhecimento das propriedades beneficas do oleo de cocô na alimentação, começei a usa-lo para cozinhar mas não suportei o gosto dos alimentos. Minha cunhada que mora em Niteroi, me deu um vidro de cocô palmiste Refinado que achei incrivel por não ter cheiro e não alterar o sabor da comida.
    Gostaria de saber se o oleo Palmiste refinado possui as mesmas propriedades beneficas do oleo de cocô e uma marca ou fabricante que você recomendaria em são Paulo.

    • Vera,
      Óleo de palmiste, coco e babaçú são óleos láuricos de composição muito similares, são usados indistintamente.
      Recomendo o da Agropalma, eles tem o palmiste tanto refinado como o orgânico.

    • O óleo de coco palmiste tem as mesmas características do óleo de coco, porém a vantagem que não altera o sabor e os cheiros dos alimentos. Recomendo a marca : NA PALMA já que a extração é feita de forma orgânica, vcs encontram no site do Mercado Livre.

  12. Olá Akira!
    Para a saboaria cold process posso usar tanto o palmiste refinado quanto o orgânico? Qual é o melhor?

  13. Sr. Akira, parabéns pelas publicações. São muito orientadoras.
    Tenho uma dúvida e gostaria de esclarecer. Comprei em 2011, um balde de Banha de Palma e outro de óleo de palmiste refinado, ambos (Agropalma) com 15 kg cada. Fiquei fora do pais por estes 6 anos e agora que retornei gostaria de utilizá-los. Por uma questão obvia de legislação, o produto venceu em 2012 mas ao abri-los percebi que aparentemente não houve alteração.
    1) Posso utilizá-los na culinária doméstica ?
    2) Se não puder ingeri-los, posso utilizar ambos para fazer sabonete ?

    • Carlos,
      Depende de como ficou guardado todo esse tempo. Se ficou em ambiente fresco ao abrigo do calor e luz solar, creio que, como vc disse, deve ter se conservado. Porém não acho prudente usar para fins alimentícios. Pode ser usado para fazer sabão

      • Sr Akira, bom dia !
        De fato, os dois baldes permaneceram esse tempo todo lacrados e ficaram armazenados em ambiente protegido, tanto que se mantiveram preservadas suas características originais de cor e densidade,
        mas seguindo sua sugestão e por precaução, utilizarei ambos apenas para saboaria.
        Muito obrigado pela recomendação.
        Desejo sucesso ao Senhor e seus negócios.

  14. Olá Roberto Akira, moro em são José campos, aqui ninguém conhece óleo de palma, teria outro nome, ah, outro ajuda, tem como me enviar receitas de sabonetes, e tipos de óleos, obrigado.

    • Bianca,
      O óleo de palma tem como constituinte principal o ácido graxo palmítico.
      No sabão vai gerar na saponificação o palmitato de sódio

  15. Sr Akira gostaria de saber se eu poderia adicionar extratos oleosos(ervas em maturação no azeite de oliva ou óleo de girassol) após o trace no cold process,para que ele seja substancias terapeuticas? E também quero saber se essa quantidade eu poderia excluir da fórmula da base,para logo a frente adicionar,vindo a ser a mesma quantidade de base do sabão…
    obrigada

    • Ana Paula,
      São duas os principais produtores de palma e palmaste no Br, Agropalma e Tauá, ambas do Pará