Nunca use vinagre na queimadura com soda. Lave somente com muita água

no vinegar in lye burn copy copy

Elaborado por Roberto Akira Sugai
Publicado no Grupo Saboaria em 19/12/2014

Numa emergência no manuseio de produtos químicos perigosos tal como a soda caustica, é sempre preciso pensar no pior caso. O pior caso não é um pequeno respingo de soda na pele das mãos ou braços, mas sim esse pequeno respingo diretamente nos olhos ou não um simples respingo, mas um derramamento de soda em grandes proporções por sobre seus membros superiores ou mesmo por todo o seu corpo, incluindo seus olhos e sua face – esse é o pior caso!

Toda a estratégia de como proceder numa emergência química com produtos químicos perigosos leva em consideração o pior caso e que esse procedimento para o pior caso, também tem que ser eficaz nos casos de menor gravidade, como os simples respingos de soda nas mãos e braços.

A abordagem para essas emergências precisam estar fundamentadas na simplicidade, o procedimento tem que ser simples para ser aplicado imediatamente, não pode ter regras para situações A ou B, consulta de manuais, necessidade de discernimento elaborado, tem que ser rápido, o tempo pode fazer a diferença entre uma sequela grave ou leve, entre a vida e a morte.

A maior simplicidade e disponibilidade está no uso da água na maioria das situações de emergência com produtos químicos perigosos, como a soda.

Nas instalações industriais que manuseiam e processam produtos químicos perigosos e também nos laboratórios fisico/químicos, é obrigatório a instalação e disponibilidade de chuveiros de emergência. Esses chuveiros de emergências dispõem de mecanismos que o próprio peso da pessoa fazem acionar uma ducha torrencial de água por sobre o corpo todo e dispõe também de lava-olhos.

A água dilui a soda e tira o potencial de agressividade química, tira a causticidade da soda e ela se torna inofensiva.

O uso do vinagre não se insere no contexto correto de abordar a emergência com a soda caustica. O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. Aqui já dá para ver uma das limitações do uso do vinagre, gera calor e calor potencializa o ferimento.

Quem em sã consciência usaria vinagre nos olhos para neutralizar um respingo de soda nos olhos? Normalmente um simples respingo de soda é súbito, vc normalmente não consegue saber onde exatamente o respingo atingiu vc, como vc usaria um frasco de vinagre para precisamente colocar o vinagre no local? Se respingar soda no seu rosto vc conseguiria lavar o seu rosto com vinagre? Acidentes não tem hora marcada e local marcado para atingir você, se acontecer você não terá tempo para saber onde está o seu frasco de vinagre, mas com certeza vc saberá onde está a sua torneira de água!

Postei aqui um relato da Stephanie Bruns de um acidente terrível com a soda que aconteceu com o seu filho Konnor. O que salvou o Konnor foi a rapidez com que a mãe jogou o filho debaixo da torneira com água corrente.

Todos os produtos químico precisam ter, são obrigatórios, o MSDS – material safety data sheet, que no Brasil se chama FISPQ – ficha de informações de segurança de produto químico.

Neste documento deve constar as medidas de primeiros socorros em casos de emergência química. Em nenhum MSDS/FISPQ de fabricantes de soda caustica é mencionado o uso de vinagre nas emergências.

Abaixo está o que consta no manual da soda caustica da Dow:

primeiros socorros dow copy

 

 

11 ideias sobre “Nunca use vinagre na queimadura com soda. Lave somente com muita água

  1. Olá Sr. Roberto,
    Muito importante o seu texto sobre segurança. Estava com várias dúvidas de como proceder em caso de acidentes com a soda. Muito obrigada por compartilhar.

    Abraços,

    Priscila Ayumi

  2. Conhecimento não ocupa lugar e essa informação é primordial para evitar graves sequelas em caso de acidentes dessa natureza. Parabéns pela detalhada informação.

  3. Roberto, como vc recomenda que sejam lavados os recipientes onde foi diluída a soda? É indicado, nesse caso, utilizar vinagre para neutralizar a soda antes de lavar em água corrente? Vivi um episódio em que a soda diluída precisou ser descartada, qual a melhor maneira de fazer isso?

  4. A dois dias atrás caiu respingo de solda na minha mão , é só o dedo do meio da inchando muito e agora ta subindo o enchaço pra cima …Aonde eu me queimei ficou um buraquinho que estar saindo muito puz e sangue .Oque devo fazer ??

  5. Eu joguei soda na privada pra limpar e deixei por 2 dias tampada depois me esqueci e me assentei pra fazer minhas necessidades e começou a arder e deu 2 feridinhas no meu anus, foi muito e não sara por nada :-(
    O que passo?

  6. olá… estava desintupindo tanque com soda e água quente…. qdo chunchei com o desentupidor akela água voltou no meu rosto… lavei com muita água e depois lavei com sabonete protex… meus labios estao como assaduras por dentro o rosto em algumas áreas machucou q acho q deve ser queimaduras… estou fazendo compressas com chá de camomila…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>