A Verdade: Sabonete em Barras vs Sabonete Liquido

Traduzi este artigo que foi publicado em 2011 no blog Go Green, de Hong Kong.
Os protagonistas aqui são sabonete em barras e o sabonete liquido, ambos industrializados, e não os produtos da saboaria artesanal que são naturais e na maioria das vezes, 100% vegetais.

Lembro-me de quando era criança, minha família inteira usava a mesma barra de sabão. Aos poucos porém, a barra de sabão pareceu desaparecer e foi substituído pelo sabonete líquido para lavar as mãos  e o corpo. Usar sabão em barra passou a ser considerado anti-higiênico e uma fonte de bactérias. O estranho é que mesmo nós que compartilhávamos sabão, raramente ficávamos doente e não tinhamos doenças. Nos últimos cinco anos, eu mudei para sabão em barra novamente e ainda estou razoavelmente saudável. Então, ou eu tenho uma sorte incrível ou tem fabricantes de produtos de cuidados pessoais magistralmente manipulado nosso medo de germes?

A mudança de sabão em barra para o líquido foi impulsionada por um medo de bactérias à espreitas no sabão em barra. Empresas incentivaram a noção de que o uso de sabonete líquido era mais higiênico.

Este artigo do NY Times (http://www.nytimes.com/2007/07/10/science/10qna.html?_r=0), que perguntou “cada membro da família precisa de uma barra individual de sabão para evitar que os germes se espalhem, ou temos que mudar para sabonete líquido?”, chegou a uma conclusão muito diferente. Ele cita estudos que concluíram que mesmo a lavagem com uma barra de sabão contaminado, é pouco provável a transferência de bactérias, especialmente se a barra for enxaguada entre os usos. De acordo com o New York Times:

“… barras de sabão foram inoculados com as bactérias E. coli e P. aeruginosa, em níveis 70 vezes maiores que os relatados em barras de sabão usados​​. Em seguida, 16 pessoas foram orientados a lavar as mãos como de costume com as barras inoculadas.

“Depois de lavar, nenhum dos 16 membros do painel tinham níveis detectáveis ​​de qualquer bactéria teste em suas mãos”, escreveram os pesquisadores. “Estes resultados, juntamente com outros relatórios publicados, mostram que pouco perigo existe na lavagem das mãos rotineiramente com sabonetes usados ​​anteriormente e apoiam o uso frequente de água e sabonetes para lavar as mãos.”

Então, como pode uma barra de sabão ter bactérias nela e ainda não espalhar germes? Simplesmente, a lavagem é um processo de dois passos. Quando você ensaboa-se a terminação óleo da molécula do sabão atrai e retém as gorduras e óleos da sua pele. Quando você lava-se, a terminação que tem afinidade por água da molécula de sabão é atraida pela água, limpa o sabão e leva as impurezas retidas para longe.

Isso nos leva à próxima pergunta “se sabonetes líquidos não fornecem nenhum benefício para a higiene, por que as empresas foram tão agressiva na comercialização de sabonetes líquidos para o corpo?” Este artigo no site US DailyFinance (http://www.dailyfinance.com/2011/05/03/savings-experiment-will-body-wash-or-soap-get-you-cleaner/) pode fornecer uma pista. Sua comparação mostrou que banhar-se com a quantidade recomendada (2 colheres de chá) de Olay sabonete liquido custou HK $ 1,33 por lavagem e durante o banho com barra de sabão Ivory custo pouco mais de HK $ 0,09, proporcionando um lucro significativo para as empresas que motiva as empresas a nos propor a mudança

Outra vantagem frequentemente citada do sabonete corporal líquido é que ele permite que os fabricantes possam adicionar hidratantes. Enquanto uma queixa contra sabão em barra é que ela pode ser agressiva e secativa. Na verdade, existem muitas variedades de sabonetes em barra no mercado que contêm glicerina e óleos naturais que hidratam a pele. Estes sabões podem ser tão gentil e suave na pele, eliminando qualquer desvantagem na lavagem do corpo. Se sabonete liquido não têm vantagens, eles têm desvantagens? Acontece que há muitas.

Em primeiro lugar, o uso de sabonete líquido também envolve conjecturas sobre a quantidade certa de usar. Muitas pessoas acabam usando mais do que o dobro da quantidade recomendada. Isto, para além dos hidratantes em sabão líquido, que deixam um resíduo, exige tempo extra para enxaguar. Cada minuto extra no chuveiro resulta em mais 19 litros de água indo pelo ralo. Com sabonete em barra, é muito fácil dizer quando você tem espuma suficiente, por isso não só é sabão em barra mais conveniente, mas ele economiza água.

Contendo muita água, sabão liquido para o corpo também são muito mais pesados ​​do que o sabão em barra, resultando em uma pegada de carbono significativamente mais elevada para o transporte. Embalagem para o sabão liquido são feitos de plástico que acabam nos aterros ou em nossos oceanos. Sabão em barra tem uma clara vantagem no transporte, embalagem e descarte.

Por último, vamos dar uma olhada no que está dentro. A maioria dos sabonetes liquidos são feitos de petróleo, enquanto muitos sabonetes de barra tradicionais são feitos de óleos de gorduras animais e vegetais saponificados. Os sabões líquidos necessitam da adição de agentes emulsionantes e estabilizadores para manter a sua coerência. Embora estes produtos químicos podem ter sido aprovados pelas autoridades competentes para uso em seres humanos, os procedimentos de teste não incluem a conseqüência do uso a longo prazo ou as interações entre estes e uma infinidade de outros produtos químicos no meio ambiente. Por exemplo, dietanolamina (DEA) é comumente adicionadas para lhes conferir uma textura cremosa e ação espumante. Ela inibe em ratinhos bebê a absorção de colina (não devem ser confundidas com cloro), que é um nutriente essencial necessário para o desenvolvimento e manutenção do cérebro. Altas concentrações de DEA também foram encontrados para induzir as alterações de peso corporal e órgão, afina o sangue, fígado, rim e testícular toxicidade sistémica em ratinhos. Um estudo de 2009 também constatou que a DEA é potencialmente tóxico para espécies aquáticas.

Só posso concluir, então, que os sabonetes liquidos para o corpo realmente oferecem pouco ou nenhum benefício para o consumidor, criam lucros significativos para os fabricantes, e são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Então, você está pronto para voltar?

The Truth: Bar Soap vs. Liquid Body Wash
Posted by gogreenhk in Personal Care, Shopping
http://gogreenhk.wordpress.com/2011/09/20/the-truth-bar-soap-vs-liquid-body-wash/

Traduzido por Roberto Akira Sugai
NT: na maioria das vezes foi traduzido bar soap e liquid body wash, como sabonete e sabonete liquido, respectivamente.
03/10/2014

7 ideias sobre “A Verdade: Sabonete em Barras vs Sabonete Liquido

  1. Já fiz a mudanca para sabonete em barra e agora comeco a fazer os meus próprios sabonetes. Fico feliz que cada vez mais gente desperta a sua consciencia ambiental e deixe de apoiar as grandes empresas poluidoras. Obrigada pelo artigo!

  2. Roberto, que bom ler o seu artigo sobre os sabonetes líquidos. ainda tenho uma dúvida. O sabonete em barra que coloco no lavabo dura muito mais que o utilizado no banho. E assim, o do lavabo acaba apresentando uma secura e pouca relação com as mãos durante a lavagem, e assim, no lavabo acabei indo para o sabonete líquido, pois acaba que a textura fica mais agradável. Mas, que eu fui manipulada, fui … é bem difícil aceitar, ´pois as propoagandas trabalham o lado emcional quando vc ainda está acreditando naqueilo que te dizem… que coisa!!!!

  3. Boa tarde,caso venho a colocar alcóol no sabão de óleo de fritura,até quanto você acha que devo colocar numa receita para 1kg de soda caústica?

  4. Excelente matéria, na verdade sempre desconfiei que esse negócio de sabonete liquido para o banho ser mais saudável que o em barra era papo furado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>