Workshop de Saboaria Artesanal Fundamental – 18/08/2018

fundamental agosto

Estão abertas as inscrições para o  Workshops de Saboaria Artesanal Processo Secular, será no dia 18 de Agosto de  2018.

As informações e inscrições são feitas no site  www.japudo.com.br, acesse por: Cursos – Workshops/Comprar e clique na imagem do anuncio.

5 ideias sobre “Workshop de Saboaria Artesanal Fundamental – 18/08/2018

  1. Olá Senhor Akira,

    Tomo a liberdade de dividir contigo e teus leitores, as minhas 3 experiências depois que de fato passei a entender como é o vasto mundo na fabricação de sabão/sabonete artesanal.
    Eu fiz com com óleo usado ( purificado) na proporção:

    70 % Óleo usado
    30% Óleo de coco ( bati a carne do coco com agua, e usei o leite para dissolver a soda, e junto deixei um pouco dos farelos do coco para ver o que aconteceria.
    não fiz o superfat porque não tenho conhecimento em saber quanto teria livre de óleo talvez no leite e na polpa que dexei livre. Pois bem, pus no molde, o calor dava pra sentir por fora da caixa de madeira ( que meu esposo gentilmente confeccionou pra mim, e fui analisando observando ( pude ver a fase gel que se iniciou no meio do sabão, enfim! No outro dia, desenformei, cortei e tive que esperar com ansiedade as 4 semanas para uso do sabão. Ele espuma super bem, cheiro suave ( que não sei descrever, porem não cheira mal a óleo). Só que não é uma barra dura, ao molhar logo cria um gel ( o que eu entendo perfeitamente por não ter na proporção correta um óleo duro na composição, tendo em vista que usei somente óleo de coco ( da marca copra). A soda usei na concentração 32%.

    A minha segunda experiência:

    repeti os 70 % de óleo só que dessa vez foi novo de soja, os 30 % de óleo de coco, porem não tinha Óleo suficiente de coco, então aumentei a quantidade de polpa de coco, pra tentar chegar aproximadamente nos 30 % usei o leite batido.
    No entanto por falta de observação, pus o leite quente, ( não muito) com a polpa e a soda. Hoje sei que ao usar leite, devemos congelar ele correto? dei andamento no processo, adicionando os óleos , a soda conseguiu tornar liquefeita a polpa, usei o mixer, a massa ficou linda, pus na caixa, no outro dia desenformei e ao cortar no meio minava óleo e também um líquido parecendo ferrugem alguns pontos no sabão apenas. Apesar de ter óleo o sabão limpa e faz espuma.

    Minha terceira experiencia:

    usei 35% de óleo de Canola
    35% óleo de Oliva
    30% de óleo de coco
    que deu: 217 gramas; 217 gramas; e 186 gramas respectivamente
    na minha soma usando o indice de saponificação de cada óleo
    0,136 * 217= 30 gramas
    0,189* 217= 42 gramas
    0,184 * 186= 40 gramas

    total= 112 gramas de soda, concentração de 32 % que deu 54 gramas de água. Então eu resolvi fazer uma papinha de abacate, e adicionar ao fazer isso não fiz o superfat, pois há óleo na polpa, não saberia analisar de que forma isso influenciaria. Eu tinha uma compota de pêssego com cravos ( estava muito cheiroso) então resolvi adicionar na lixivia 2 colheres do líquido na esperança de conseguir dar um cheiro mesmo que de leve na massa ( eu sei, foi muita ingenuidade risos). Resultado: o trace aconteceu bem rápido e ao adicionar a papa na hora do trace leve, foi quase que instantaneamente o trace ficou igual um purê de batata. Pus em uma forma de silicone a superfície não ficou lisinha, no entanto quase depois de três horas, a massa já estava firme, no outro dia cortei em barrinhas e agora é esperar as 4 semanas para usar.

    minhas observações: a adição de açúcar acelera no trace?
    o que tens a me dizer a respeito de adicionar polpa de frutas oleoginosas como no caso o abacate e a polpa de coco?
    Eu ainda não tenho termômetro para medir temperatura, nem medidor de PH são aquisições que tenho que fazer, no entanto pude sentir a emoção de fazer mesmo tendo erros. A dificuldade maior é em obter as matérias primas ( Por cá , Rondonia, não se acha óleo de babaçu, palmiste, nem sequer manteiga de karité… oleos essenciais são absurdamente caros, e o que implica a maior dificuldade ao comprar esse material na internet é o tao querido frete. Por isso não me ” prendi” e tentei com o que tinha de mais fácil!
    Mas vou continuar nas leituras, para aprimorar mais o conhecimento e tentar novamente.
    Um grande abraço Senhor AKira,
    um beijo carinhoso daqui de Rondonia

    • Luzelene,
      Excelente abordagem de saboaria! Parabéns!
      Na terceira experiência a conta de 0,189*217, seria o correto 0,135*217 pois o IS do oliva é 0,135.
      Açúcar acelera o traço e aumenta a espuma

  2. Verdade senhor Akira, houve erro na soma! Eu olhei na tabela do índice de saponificação, ao ver os valores, pus os olhos na primeira coluna quando deveria ser na segunda coluna, calculei como se fosse a potassa. Seriam 30 gramas e não 42 gramas. Agora terei que observar o pH no resultado final, afinal são 12 gramas de soda a mais,. Um grande abraço carinhoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>