21 ideias sobre “Workshop de Saboaria Artesanal

  1. Olá , gostaria muito d fazer a formação sou angolana e vim para o Brasil em busca da formação de saboaria estou em guarulhos e gostaria de saber sobre os preços

    • Oi ROberto Akira, sou do Interior do Maranhao, a bastante tempo estou com com esse desejo de fazer sabonetes e tornar isso num negócio, porém ainda não sei muita coisa sobre…tenho pesquisado algumas coisas sobre o negócio. O sabão que vc faz São feito a base de glicerina? Fiz um orçamento naqueles sites onde vendem kits para fazer sabonete artesanal, o material saiu por 815,00, o meu desejo é trabalhar com fitoterápicos até mesmo pq aqui no Maranhão as pessoas gostam de comprar esse tipo de produto. Roberto qual o investimento Inicial para tornar esse negócio uma realidade . Esse mês provavelmente irei ser demitido da empresa na qual eu trabalho terei como investir uns 2 mil. Peço que me ajude , pq eu só penso que isso vai dar certo, porém preciso de uma força. Obrigado.

      • Aguiar,
        Eu não faço artesanato em sabão, que é usar as bases glicerinadas.É um artesanato interessante mas não é a verdadeira saboaria artesanal onde se partem de matérias primas elementares e vc faz a síntese do sabão.
        Vc pode começar aos poucos e para isso não é preciso um investimento inicial significativo.
        Veja o que é preciso em equipamentos e matéria primas, não vai ser um gasto grande.

  2. Bom dia, tudo bem?
    Vejo sempre seus vídeos e estou interessada em fazer um curso básico. Gostaria de saber o valor e as datas disponíveis do curso. Fique com Deus e obrigada pela atenção. !

  3. Olá, Roberto!
    Sou farmacêutica e fiz um curso semana passada de saboaria artesanal no Rio de Janeiro e confesso que estou encantada. No curso foi indicado como referencia de estudo e inspiração o seu site. Estou organizando o material necessário para fazer minhas primeiras experiências.
    Confesso que realmente é inspiradora sua partilha de conhecimento!
    Moro no Rio de Janeiro e gostaria muito de em algum momento ir a São Paulo para fazer um de seus cursos. Há previsão de algum para julho?
    Muito Obrigada,
    Joanna

  4. Professor, boa noite! Estamos prensando à frio oleo de licuri e sobra um residuo espesso. Li que é bom para alimentação animal, mas gostariamos de tentar fazer sabão para louça e roupa, é possivel? Grata por toda essa informação preciosa compartilhada!

      • Bom, não é um residuo solido, é mais como uma manteiga densa que decanta. Quero testar mas o que você me aconselha pra por na calculador@? Ponho oleo de licuri mesmo?

        • Angelica,
          Veja este trabalho: http://www.cca.ufpb.br/lavouraxerofila/pdf/licuri.pdf
          Alí diz:
          …. Do resíduo obtido com a extração do óleo, origina-se uma torta também comercializada que serve como alimento para animais, esta torta apresenta 41% de substâncias não azotadas, 19% de proteínas, 16% de celulose e 11% a 12% de óleo. Representa ótima ração adicional para vacas leiteiras de bom padrão racial, para o desenvolvimento precoce de animais de corte e também para reprodutoras (GOMES, 1977).

          • É, eu havia visto, mas ai eles estão falando do bagaço residual e eu falo de uma especie de manteiga densa e marrom clara que decanta no processo, tem uma granulação leve, como exfoliante. Imaginei que poderia ser parte da casca da bala de coco, mas não sei.. Grata mais uma vez, vou tentar saponificar como licuri mesmo. Mas se descobre mais alguma coisa eu estarei alerta às suas respostas. Boa noite!

  5. Hello, I am from Brooklyn, NY.
    My question is, do you have a video series or will you in the future? Hopefully it will be available in English or with English subtitles,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>