Sabão de óleo usado – perigo das fórmulas que estão por aí!

É um problema recorrente estas fórmulas de sabão de óleo usado que se encontram na internet. A atitude de reaproveitar o óleo usado de frituras para fazer sabão é louvável, a natureza agradece,  e muitas vezes é uma renda suplementar de muitas famílias e de ONG.

A maioria das fórmulas que estão disponibilizadas tem um excesso muito grande de soda, tornando o produto perigoso. Vamos pegar como exemplo este video que foi colocado num post do grupo Saboaria:

Esta fórmula do vídeo tem um excesso brutal de 46,8% de soda, tornando este sabão inseguro para o uso, vai atacar a pele das mãos e se for usado para lavar roupas, vai acabar com o tecido, diminuindo sua vida útil.

É incrível como as pessoas e instituições desconhecem um simples cálculo de saponificação, o cálculo para determinar a quantidade de soda necessária para fazer o sabão. Tenho atendido muitas solicitações de pessoas e notadamente de ONG que tem sua fábrica de sabão que os clientes reclamam da agressividade do sabão e inclusive os próprios operadores destas pequenas fábricas também reclamam do manuseio do sabão durante o processo. que queimam a pele e destroem as roupas.

A Anvisa (orgão regulamentador no Brasil) estabelece para um sabão o máximo de pH de 10 e o controle da alcalinidade é feita pela determinação do teor de óxido de sódio que deve se no máximo de 1%.
Um professor que estava montando um projeto para uma ONG no estado do Espírito Santo me procurou dizendo que nao conseguia atender as especificações da Anvisa, seu pH era de 12,4 e o teor de óxido de sódio estava em 2,4%, muito superior ao máximo permitido de 1%. Analisando a fórmula, estava com um excesso de 28% de soda!
Imagina essa fórmula do vídeo, deve estar com pH de 13 e teor de óxido de sódio de pelo menos 4%.

O cálculo para saber a quantidade de soda (pureza mínima de 97%) é simples e elementar. Não importa qual óleo usado que você vai usar, o normal é vc coletar óleo de fritura de uso doméstico e esse invariavelmente vai ser, soja, canola, oliva ou girassol. Pois bem, o índice de saponificação (determina a quantidade de soda necessária para reagir com o óleo) destes óleos são muito semelhantes: 0,136, 0,133, 0,135 e 0,135g de soda para cada grama de óleo, respectivamente.
Podemos utilizar o valor de 0,136g para todos estes óleos e as suas misturas, independente da composição da mistura.

O cálculo é assim: quantidade de óleo em gramas x 0,136 = quantidade de soda necessária.

No caso da fórmula do video ficaria: 5000g x 0,136 = 680g de soda. Para essa quantidade de óleo de 5Kg está sendo usado 1kg de soda e daí o excesso perigoso de 46,8%. Para esses 1 kg de soda seriam necessários: 1000g/0,136g = 7353g de óleo.

A quantidade de água para diluir a soda, para fazer a solução de soda, pode variar de 30 a 50%, sendo que nas concentrações mais elevadas, por ter menos água, o sabão endurece e seca mais rápido e a reação de saponificação é tb mais rápida.
Na fórmula do video a concentração está a 50% (1kg de água para 1kg de soda).

Voces podem observar que a senhora diz, ingenuamente, que o sabão dela à medida que vai secando vai se tornando mais branco! O excesso de soda é tão grande que à medida que envelhece, vai se formando a “soda ash”, a cinza branca da soda que nada mais é do que a reação da soda superficial com o gás carbonico da atmosfera, formando o carbonato de sódio, branco.

O álcool é solvente do sabão e portanto neste caso vai acelerar a formação do traço, mas isso é agregar custos desnecessário, pois uma agitação vigorosa e prolongada tem o mesmo efeito.

Se preferirem pode ser usado uma calculadora de sabão para fazer os cálculos, como nesse caso com o Soapcalc:
sabao caseiro fundo social tatui

397 ideias sobre “Sabão de óleo usado – perigo das fórmulas que estão por aí!

  1. Tudo isso é por se negar a pelo menos ler o que pretendem os órgãos reguladores. E esse proceder é espalhado em cursos. E cursos caros.

    E quem compra produtos de limpeza vendidos em caminhões que passam nas ruas está correndo os mesmos riscos.

        • akira faço o detergente caseiro para o meu uso, coloco 1 litro de alcool, 250ml de soda liquida, um litro de oleo usado, e 7 litros de agua fervendo esta certo oque estou fazendo
          ele costume gualhar oque devo fazer para ele não gualhar, me ajude por favor

        • Ak irá boa noite, estou iniciando um processo em que estou aprendendo a fazer sabão em barra e também líquido, l tudo ué está aqui , algumas coisas entendi outras não. Vc pode mandar a receia que seria correta em relação a do vídeo? Incluindo todos os ingredientes? Tanto em barra quanto líquido?

          • tenho usado a formula do vídeo a mais de um ano e observo que realmente com o tempo o sabão vai ficando mais branco porém a sua agressividade a pele reduz proporcionalmente, apos 15 dias de pronto passo a fazer uso e não tenho relato de irritação ou aspereza na pele das pessoas que usam. Porém agradeço a orientação sobre o calculo e vou corrigir a quantidade de soda nos próximos lotes.

            • Amigo gostaria de saber de vc, qual a proporção de soda e de óleo, para fazer sabão líquido, com a soda de 97% e a de 70%, vc pode me ajudar ?
              Em todas as receitas que eu já vi, o pessoal coloca 250g de soda à 97% para 1L de óleo, tornando o sabão muito alcalino, estragando muito a pele das mãos, e também colocam 1L de álcool por receita.
              Sem mais agradeço, obrigado

              • Marco,
                Veja nos posts como se calcula a quantidade de soda para fazer o sabão.
                Eu nunca faço sabão liquido com soda pois o sabão de soda não é solúvel e sempre vai formar um gel. Porisso as pessoas colocam álcool que é solvente do sabão mas isso não produz o verdadeiro sabão liquido artesanal

                • Sr. AKIRA POR FAVOR QUAL É A SODA QUE TENHO QUE USAR, COMRA-SE NO MERCADO ?
                  QUALO POST QUE O Sr. DISSE PARA CALCULAR A QUANTIDADE DE ÓLOE SODA E ÁGUA ?
                  SEM MAIS AGRADEÇO MARCO………….

      • A ANVISA também não tem muito crédito para depor sobre certas práticas.
        O que eles dizem sobre autorizar vacinas que não tiveram todos os testes para a distribuição, e o que dizem sobre os materiais pesados que nossos organismos não reconhecem nestas vacinas?
        O que dizem sobre tipos únicos de remédios utilizados para tratar doenças como o Canabidiol (se fosse feito em larga escala por uma empresa que pagasse propina para a Anvisa rapidinho seria liberado) ?
        O que dizem sobre vacinas desenvolvidas por pesquisadores e cientistas com testes comprovando sua eficiência em combate a câncer que eles tentam barrar?
        Qual o motivo do DHEA ser proibido no Brasil?

        A Anvisa é uma máquina corrupta de fazer dinheiro, apenas!!!

    • Você se limitou a dizer que a formulação do vídeo está com um excesso de 46,8% mas não reparou que a marca da soda utilizada não tem 97% de pureza, a soda Indaiá é uma das mais fracas vendidas no mercado.

        • Olá Akira!
          No caso, se a concentração da soda for menor, por exemplo 50%, poderia adaptar a quantidade de soda? no caso dobrar a quantidade? Meu sogro faz esse sabão, mas com uma soda de concentração de 46%, e creio que não interessaria a ele adquirir a soda 99%.

          Um grande abraço e um ótimo trabalho!

          • Olá, realmente a soda Indaiá, que nem FISPQ disponibiliza aos clientes, tem “baixa” concentração. Pela análise que fiz, a quantidade de hidróxido de sódio (ou outras bases contaminantes) é de 49% (m/m). O problema está em que a maioria das Sodas Causticas em escamas tem concentração de 97% e muitas pessoas não levam isso em consideração ao fazer o sabão.

      • A Soda Indaiá tem a concentração de 70%. (valor informado pelo SAC da fábrica da soda)
        No caso da fórmula do vídeo ficaria: 5000g x 0,136 / 0.7= 971,14g de soda.
        Para esses 1 kg de soda seriam necessários: 1000g/0,136g X 70% = 5147g de óleo.

    • PROFESSOR PARABENS PELO EXCELENTE TRABALHO E COOPERACAO GENEROSA. FAVOR QUAL IMPORTANCIA DA AGUA DESTILADA NA FABRICACAO DE SABOES ? A AGUA DESTILADA FAVORECE A MAIOR PRODUCAO DE ESPUMAS?

        • Boa noite, Sr. Akira.
          1 – Posso usar água normal (da torneira), mesmo? e
          2 – no lugar do óleo usado a gordura de palma da agropalma (Componetes: Óleo de Palma, TBHQ, ácido citrico e metilsilicone, fonte site da engenharia das essencias)?
          3 – Caso positivo, qual seria o IS desse óleo (acho que na verdade é uma gordura para fritura, pelo que vi no site da agropalma, balde de 15kg)?
          4 – Caso não seja indicado, que óleo o senhor indica para um sabão de uso doméstico (cozinha, roupas) com um custo interessante/viável e que não agrida a natureza? E qual IS desse óleo?
          Grata, Paz e bem!

    • Se a formula e 0,136 x qntde de óleo, quantos litros de agua deve colocar para uma receita de:
      1litro de óleo
      500 gr de soda ( depois da fórmula seria 136 gr de soda)
      1 litro de etanol
      50 ml de essência
      cotante
      100gr de venish
      32 litros de água ( porém, se for usar 136 gr de soda, que é o certo, acredito que 32 litros de água seria muito! quantos litros de agua devo usar nessa receita de sabão líquido tipo omo?

      Obrigada

      Gláucia

    • Boa noite Akira fiz um sabão líquido usei 2,5 de álcool 4 lts de óleo 1 k de soda e 75 litros de água morna está em uma qualidade perfeita.obsevei que depois de alguns dias está começando a ficar pastoso meio duro não sei se fiz certo mas eu acho que foi o frio que deixo meio duro me ajuda por favor.obrigado

      • Alex,
        Tem muita soda, um excesso muito grande, 101% a mais, um produto perigoso!
        O sabão liquido feito de soda dá sempre esse problema de instabilidade pois o sabão de soda não é solúvel, mesmo tendo álcool.

    • Akira vc poderia por favor falar algo as respeito de um sabão feito com oleo suco de limão e soda caustica que esta sendo ensinado em varios Site .nos videos eles dizem que não agride as mãos ,mas depois dessas explicaçoes eu fiquei em duvida .obg

    • Mas vc fala q a concentração da soda e de 97 por cento pr esse cálculo pr casa litro de óleo 136 gr de soda mas vc viu a concentração dessa soda que ela usou e de 70 por cento não tem puresa de hidróxido de sódio de 97 por cento.

    • Akira boa noite, quando você faz o calculo da quantidade de soda que deve ser usada , esse calculo é sobre a soda em escamas ou ja diluída a 50%

    • Olá amigo Luiz Carlos , olha eu quero fazer uns sabões pra vender , pra me fazer uma medida de 4 litros de óleo quanto uso de soda ? Quaisquer coisa pode me chamar no WHATSAPP 62992009452 RODRIGO meu nome boa noite

      • Mey,
        Sim, dá para usar a soda líquida.
        Veja qual a concentração da soda líquida e faça os cálculos, por exemplo, se for a 50%, é só dividir a quantidade de soda em escamas por 0,50.

    • Gostaria de saber se eu aumentar a quantidade de soda eu aumento o, poder de limpeza do sabão. Quero deixar bem claro que a utilização desse sabão seria para lavar piso, somente piso. Para detergente lavar louça estou usando a quantidade de 0,136 kg.

    • Fiz hoje esse sabao!com essa receita do video(so vi seu site agora) e fiz 2 litros de oleo,500 gr de soda *da marca indaia dissolvidoi em um litro de água!!!E agora esta secando,na verdade esta suando…!!!Esse sabao vai danificar a roupa?vou poder lavar a louça ,ou devo jogar fora ???

  2. Es un placer leerle, Roberto.
    Me ha gustado mucho como explica los fallos en la elaboración de jabón.

    La señora dice que el jabón puede usarse cinco días después de haberlo cortado, es decir, siete días después de haberlo hecho.
    No sé si he entendido bien, ¿dice que hay que esperar cinco días para que la soda “se disuelva bien”?

    Roberto, espero que hagan caso de sus conocimientos y rectifiquen.

    Saludos y ¡feliz año nuevo!

  3. Olá Roberto! Muito verdade, conheço o pai de uma amiga minha que faz o sabão sem cálculo algum e já usa no outro dia. E ela ainda veio me relatar que não gostava de usar o sabão porque suas mãos descamavam todas… A falta de informação ainda é um grande problema para que possamos reaproveitar/reciclar sem comprometer também nossa saúde! Mas vamos lá, por meio deste gostaria de saber se há alguma maneira de filtrar melhor o óleo de cozinha usado, pois faço o sabão na minha casa para lavar roupas. Preparo o sabão líquido com o óleo usado e tudo na medida certa, pois já produzo sabonetes faz algum tempo e sei que tem de ser tudo medido finamente! Porém meu sabão vem deixando cheiro forte nas roupas de óleo queimado mesmo usando o amaciante após a lavagem. Coloco essência proporcional no sabão, costumo usar a de Talco, no último fiz até um teste com óleo essencial de eucalipto e lemongrass que são óleos essenciais mais baratos mas sem sucesso, continua deixando o cheiro… Se tiver alguma maneira que possa me ajudar ficaria muito grato! Obrigado!

    • Jean,
      Esse é um problema comum no sabão feito de óleo usado, invariavelmente tem esse cheiro de fritura e impregna as roupas.
      Para minimizar isso, tem que preparar o óleos muito bem, começando por nao usar óleos de fritura de peixe e moluscos, separar os resíduos sólido atraves de uma filtração, deixar decantar por um longo período, alguns meses e depois separar o resíduo semi-liquido que se forma.

      • Saudações a todos Jean eu faço a pouco tempo sabão caseiro e ainda estou engatinhando, mas para limpar o óleo coloco para ferver em uma panela de 10 litros, 6 litros de óleo com 2 a 3 litros de água (meu balde decantador só tem 10 litros) acrescento meio copo de água sanitária (Q-boa) mexo bem depois de ferver, espero esfriar um pouco e transfiro para o balde translúcido (que coloquei uma torneirinha dessas de filtro acima dos 3 litros) deixo decantar até o dia seguinte quando o óleo estará separado da água retiro pelas torneira, mas se não quiser colocar torneira é só retirar devagar com uma concha. Espero ter ajudado.

    • Deite farinha de trigo por cima do óleo e deixe repousar 2 a 3 dias e depois retire a limpo. Filtre o óleo utilizando um filtro de papel de café dentro de um funil e utilize este óleo filtrado.

      • Mas a ideia de fazer o sabão caseiro não seria apenas para economizar, mas sim, de ajudar o meio ambiente, não descartando os óleos em redes de esgoto e nem em terrenos.

  4. Roberto, muito obrigado vc me ajudou muito com essas explicações
    eu estou começando a fazer sabão, e coincidentemente esse vídeo era meu
    principal guia.
    Agora irei corrigir e seguir o que vc esta propondo.
    Realmente falta informação ao povo, aproveito para dizer que também me serviu o modelo de cortadores, muito bom.
    Obrigado

  5. Olá, Roberto! Muito obrigada por este esclarecimento!! Achava estranho as grandes variações nas receitas de sabão de óleo usado, mas por ser só curiosa não conseguia entender. Justamente por ser iniciante, não tenho ainda muita prática na conversão para soda líquida (utilizo esta na minha receita). Utilizo 1200mL de óleo para 200mL de soda líquida (50%) e 200mL de água e um pouco de essência, pois o sabão é basicamente usado para lavar louça. Em geral, ele fica bom (pelo menos eu achava até aqui… rs). Tentei fazer o cálculo pela MMS Lye Calculator e ela me sugeriu de 308g de soda (em solução, o que resulta em 201mL de solução (?)). Isso significa que minha fórmula inicial estava correta? Onde está o meu erro? Antecipamente agradeço muito por sua ajuda… Um abraço!

  6. Boa tarde Roberto! Primeiramente, parabéns pelo trabalho, apoio à essa arte e compartilhamento de todo esse conhecimento, suas informações tem sido de extrema importância. Ao ler esse post, pude ver o quanto de informação errada existe por aí e tb perceber que já fiz mto sabão “de soda” errado, rs! Só me ficou um dúvida quando à quantidade de água: devo calcular a quantidade de soda e adicionar de 30 a 50% do resultado em água? como funciona essa conta? Vi em outro post o cálculo de 0,289g de água para cada 1g de óleo! assim dá certo tb? Ah e para o sabão líquido que é adicionado o etanol ainda , vc tem alguma receita? pq já vi tantas receitas por esse google à fora q nem sei mais. Desde já, muitíssimo obrigado!!! Que Deus o Abençoe!

  7. Olá,
    gostaria de saber qual a concentração da soda a ser usada, visto que já encontrei no mercado embalagens com diferentes concentrações.
    Gostaria também de saber se é vantajoso usar a soda líquida.

    Obrigado.

    • Vitor,
      A pureza da soda tem que ser no mínimo 97%
      Sim, muito vantajoso pois vc não precisa ficar diluindo a soda, processo que requer cuidados e tem riscos.

  8. Muito legal, estava fazendo errado, eu queria saber sobre do sabão liquido , o alcool tem uma quantidade correta para cadcionar?

  9. Akira, há possibilidade de recuperar sabão que ficou muito agressivo? Devo ter usado uma dessas receitas erradas, pois ele está corroendo minhas mãos, até parei de usar com medo de perder as impressões digitais! Ele ficou esfarelando, quebradiço, acho que o óleo era ruim, foi doação de um amigo. Posso derrete-lo e colocar mais óleo para ver se completa a reação da soda? Obrigado!

    • Juliano,
      Tem que fazer os cálculos e ver qto de soda está sobrando e com esse valor, calcular a quantidade de óleos para saponificar e neutralizar.
      E esfarelar e ficar quebradiço não é do óleo, é o excesso de soda no sabão

  10. Akira, como foi bom encontrar tantas respostas as quais procurava.Sou muito curiosa além de querer colaborar para o nosso planeta. Gostaria de algumas respostas para minhas indagações.

    1- Uma vez procedendo a saponificação com as quantidades adequadas de soda e óleos, as quais vc passou. Gostaria de fazer sabão líquido, então. Posso imediatante acrescentar água assim que a mistura engrossar ou devo aguardar o sabão secar e só depois derreter com agua aquecida. Outra coisa o sabão aquecido em agua fica alcalino novamente.

    2-Vi uma receita de sabão, que mistura, um copo de bicarbonato de sodio; meio copo de Bórax; uma barra de são de 200 gramas ralado e dissolvido em água mais 10 litros de agua para completar. Uma receita desta pode ser usada em máquina sem destruí-la e aos tecidos.

    • Rosemary,
      Você quer fazer é o sabão de soda em forma liquida, que é diferente do verdadeiro sabão liquido que é feito com hidroxido de potassio (potassa). A soda produz o sabão sólido e a potassa, o liquido. Para solubilizar o sabão de sódio é bom esperar que a saponificação se processe completamente, o que leva umas 72 horas, depois disso pode solubilizar o sabão. O sabão é alcalino é sempre alcalino.

      Pode ser usada sim, no blog tem uma versão desse tipo de sabão para usar em máquina, que é sólido, em pó. Veja lá.

  11. Olá Roberto, o sabão de óleo usado pode ser usado na pele? pois ouvi dizer que esse sabão é indicado para limpeza de casa. Ah e acabei fazendo um sabão com azeite de dendê ao invés de óleo de palma, tem alguma diferença sem ser a cor alaranjada do sabão??

    • Rebeca,
      Normalmente é usado para limpeza e lavagem de roupas. Todavia se vc tem controle da procedência do óleo usado e sabe que não houve um excessivo aquecimento e que foi usado em alimentos que excluam o peixe e moluscos, voce poderia fazer um sabão para o corpo, sim.
      Nenhuma diferença a não ser a cor, o dendê é o palma bruto, sem refino.

  12. Boa tarde, Roberto, gostaria de uma orientação, fiz um sabão usando 0,5 kg de soda, 0,75 l de água e 3,5 l de óleo usado, e ele não formou traço, mexi por 40 minutos e tive que colocar mole na forma, e no fim ele não prestou, ficou gorduroso, tive que jogar fora. Eu aqueci o óleo usado, ele estava muito grosso, numa temperatura de 45 graus ou mais. Será que foi esse o problema, eu deveria ter empregado o óleo frio? A soda era da marca Brilho Sol, intermediária entre as mais caras e as mais baratas do supermercado.

  13. Boa noite, Roberto
    Tenho seguido o seu método de saboaria e experimentei a fazer sabão com óleos alimentares usados na minha escola com os meus alunos, no âmbito de um projeto de ciências que implementei. Tive o cuidado de usar óleos pouco queimados e de frituras que não eram de peixe. Experimentei várias vezes a partir dessas receitas que indica (e que todos vimos facilmente) e foi a partir da sua tabela que consegui que resultasse. Foi um êxito e deu para repetir a experiência com outros grupos. Gostaria de continuar a aprofundar mais os meus conhecimentos sobre este processo, mas neste momento a maior dificuldade está nos corantes a utilizar. Usei corantes para bolos, mas não resulta: a reação química (da soda cáustica, suponho) e da própria cor do óleo, alteram a cor completamente. Tenho lido sobre as argilas e a variedade de cores existentes. Poderá indicar-me se é uma boa opção ou sugerir-me outros produtos e como adquiri-los?
    Dou-lhe os meus parabéns pelo seu blog e agradeço-lhe desde já por tudo o aqui posta. É de grande utilidade e demonstra muito saber e seriedade.
    Cumprimentos
    Madalena

    • Madalena,
      Obrigado!
      Fico feliz que tenha tido êxito com sua iniciativa!
      Os corantes alimentício realmente não tem estabilidade no meio alcalino da soda caustica, desbotam ou mudam de cor.
      As argilas são alternativas muito boas para colorir os sabões, dão uma cor opaca e permanente, tem diversas cores.
      Pode também utilizar os pigmentos de óxido de ferro que são estáveis e tem em diversas cores.

      Sendo de Portugal seria interessante vc participar do grupo Saboaria, um grupo de discussão no Facebook de Portugal, é só pedir adesão, tem muita partilha e conhecimento no grupo e lá vc encontra onde vc pode comprar essas argolas e pigmentos.

      https://www.facebook.com/groups/saboaria/

  14. Boa tarde Roberto achei sua pagina ontem e estou adorando suas dicas, vou fazer meu primeiro sabão ja ajuntei o oleo e tenho algumas receitas tiradas da net mais gostaria de tirar uma duvida com vc. Devo fazer o sabão somente com oleo e soda e mais nada não devo usar alcool.Aguardo resposta e parabéns….

  15. Roberto, fiz uma coisa absurda. Comprei 1 l de óleo e 1 kg de soda, comecei colocando umas 200 g de soda e após mexer não endurecia, então dissolvi mais umas 100 g e ainda assim não endurecei, pois bem, fui repetindo o processo e acabei pondo toda a vasilha de 1 kg de soda! Loucura né, o resultado foi que houve a separação do sólido com o líquido, ficando um sabão altamente corrosivo que nem com luva eu arrisco usar. Pergunto: há algum procedimento para recuperar esses produtos (o sabão perigoso e a parte líquida que guardei numa garrafa) ou não vão prestar para nada, devo jogar fora?

    • Juliano,
      Muita loucura isso que vc fez!
      Se vc tem certeza das quantidades usadas pode ser que seja possível reaproveitar, mas o melhor é jogar fora.

      • Sim, tenho certeza! O material tá reservado em local seguro. Vou tentar recuperar testando com pequenas quantidades de cada vez. Se não der certo, jogo fora.
        Obrigado!

  16. Olá, gostava de saber se há algum calculo para a quantidade certa de água assim como há para a soda… e como posso colorir e deixar o sabão bem cheiro com produtos naturais?

    • Pii
      Vc colocou muita água, seu sabão vai demorar muito para saponificar e tb para secar.
      Como 27g de soda e 220g de água a concentração de soda é de 11,9% = ((27/(27+200)x100).
      É uma concentração muito baixa, o normal é trabalhar com 32% de concentração e para 27g de soda daria 57,4g de água = (27/0,32) – 27

  17. Roberto, boa tarde.

    Nesta matéria você fala que o índice de saponificação do óleo de soja e 136, na calculadora mendrulandia, o índice é 191. Essa diferença é porque o óleo está usado?

    Obrigada.

  18. faço sabão da seguinte maneira misturo 1 kg de hidroxido de sódio em 2 litros de agua
    4 litros de oleo
    2 kg de sebo
    4 litros de alcool (ETANOL)
    pelas contas a quantidade de hidroxido de sodio deve ser 816 kg?

    • Rosane,
      O cálculo fica assim:
      4000 ml de óleo = 4000 x 0,92 = 3680g de óleo —> 3680 x 0,135 = 497g de soda
      2000 g de sebo —> 2000 x 0,143 = 286g de soda
      Total de soda = 497 + 286 = 783g de soda

      Eu testei carbonato de cálcio e nao vi benefícios, não sei porque alguns usam

      • Oi não entendi por que vc multiplica a quantidade de óleo citada pela Rosane por 0,92 ( 4000 x 0,92 = 3680g de óleo —> 3680 x 0,135 = 497g de soda) e na quantidade de óleo citada no vídeo da senhora fazendo o sabão a multiplicação é feita direto? (5000 x 0,136 = 680g de soda) então ficou a dúvida qual das duas formas estão corretas?

        • Fabi,
          O índice de saponificacão é dado em massa (peso).
          Qto as quantidades dos óleos estarem volume, como aqui, é preciso transformar em peso e por isso vc usa o Peso Especifico, que para os óleos em media é de 0,92g/ml

  19. Akira outra pergunta! O carbonato de calcio que vejo alguns na internet disserem, serve exatamente para que? Para quem quer comercializar é interessante?

  20. Para um kilo de soda preciso de quantos litros de óleo e água.
    E dá para acrescentar por exemplo cinza e vinagre?
    E como posso utilizar este sabao para maquina de lavar em que acrescento borato e carbonato de sódio. Será que é possivel de fazer?

    • João,
      Leia o post que lá está a resposta que necessita.
      Nao sei, nunca usei nem cinzas e nem vinagre!
      Não é possível porque não tem poder de limpeza

      • ok. mas o vinagre ajuda a fixar as cores e a agua de cinza a clarar.
        Faço detergente liquido com sabao azul e branco 400gr 125gr de borato e carborato de sódio e 9.5l de água o problema é que fica os ingredientes separados como posso evitar essa separação.
        É possivel utilizar oleo girassol e azeite misturado e infusão de plantas para diminuir o cheiro dos produtos.

        • João,
          O problema é que sabão liquido feito de sabão de sódio sempre é instável, pode separar como acontece com o seu. O sabão de sódio é insolúvel em água e portanto não é possível obter uma estabilidade.
          O sabão liquido verdadeiro é feito com hidróxido de potássio (potassa caustica) que produz sabão solúvel na água.

  21. Bom dia, estava procurando uma resposta química (rsrs) para meu erro na feitura do sabão caseiro líquido que não funcionou mas mamãe fez e eu vi e ficou muito bom, porém quando repeti a receita algo deu errado. Será que poderia me ajudar a entender onde errei pois a curiosidade me mata! A receita é a seguinte: 02 l de óleo usado (uso óleo de fritura profissional, para lanchonete, que às vezes é de palma) 02 l de álcool, 450 g de soda cáustica e 20 l de água. O meu espumou mas ficou ralo e leitoso. Não entendo. Grata.

    • Maria Betânia,
      Eu nao conheço detalhes de fazer sabão liquido usando álcool, mas acho que a quantidade de água (20 litros) é muito.
      Mas essa formula tem um problema sério de excesso de soda. Para os 2 litros de óleo usado, sendo soja, precisaria de 248g de soda e não 450g. Se fosse palma, precisaria de 221g. Esse sabão não é seguro, é muito caustico!

  22. Então como posso fazer sabão em barra de oleo e azeite com o hidroxido de potassio e depois desfaço e utilizo as mesmas quantidades de agua, sabão caseiro e o borato e carborato de sódio para fazer detergente liquido.

  23. Sr. Akira,

    Em busca de trabalhos científicos que envolvam a manteiga clarificada (encontrei um que menciona 0,160 de NaOH) encontrei um sobre óleo usado. O “problema” é que ele menciona 0,70 de NaOH (0,98 de potassa).
    http://pt.scribd.com/mobile/doc/137717618
    Como procedo?

    Também gostaria de saber como calculo apartir da composição do óleo quais as propriedades dele (dureza, espuma, permanência, limpeza, condicionamento) pra calcular o ghee. Onde posso ler mais sobre isso?

    Agradeço, e espero que minhas constantes dúvidas não sejam cansativas.

    Ah! Também li em uma resposta sua sobre a possibilidade de cursos esse ano. Por favor, desejo ser informado.

    Forte abraço!

    • Luis Henrique,
      O indice de saponificação do ghee é conhecido e divulgado, é 0,162g de soda/g de ghee. O problema que vc está encaminhando é poder usar o resíduo do processo de clarificação e para fazer sabão, se é que dá para fazer, é obter o IS desse resíduo, sem esse valor, vai ser uma questão de tentativa e erros.

      As calculadoras online mais usadas costumam trazer as propriedades do sabão – Soapcal e Mendrulandia, por exemplo

  24. Olá,
    Primeiramente muito obriado pelas dicas. Eu teno uma perunta:

    Fiz o sabao liquido e usei:
    1 lt. de oleo
    1/5 K. de soda
    1 Lt. de Alcool de posto

    A textura ficou boa e produziu uns 40 lt. porem ficou muito alcalino nao teno como saber quanto… Oque eu poderia usar para diminuir a alcalinidade e reduzir o PH???

    • Eduardo,
      Para 1 litro de óleo usado é preciso somente 124g de soda.
      Vc usou 500g e portanto tem um excesso brutal de soda que torna o seu sabão perigoso.
      Melho a fazer é descartar esse sabão.

  25. Meu sabão e feito com 8,5 lts de oleo de fritura , 01 kg de soda Sol, e dois litros de agua, fica bom , nao entendo essas contas que vc faz da soda , quero saber se posso colocar mais oleo ainda pra aproveitar mais a soda ou so essa quantidade ta bom

  26. Sr.Akira

    Faço sabão faz uns 2 anos,com a seguinte receita

    5 Litros de óleo
    2 Litros de água
    1 Quilo de soda bel que é 99%

    Desculpe minha ignorância….tentei fazer o calculo,e cheguei nesse resultado
    para os meus 5 litros de óleo devo usar 621 grama de soda,se estiver correta,então faço a seguinte pergunta,e quanto de água devo usar?Como calculo a água?Se o sr puder me passar essa receita pronta já calcula,agradeceria.É meio complicado entender algumas coisa quando temos um pouco mais de idade.
    Agradeço de mais pela atenão..

    O óleo deve ser sempre quente para fazer o sabão

    • Vania,
      Esta correta a quantidade de soda, para 5 litros de óleo são necessários 621g de soda.
      A quantidade de água ideal é de 1500g ou ml. Isso vai dar uma concentração de soda de +-30%, bom para esse tipo de sabão
      A formula fica então assim:
      5 litros de óleo
      1,5 kg ou litros de água
      621 g de soda

  27. Akira, boa noite!

    É de muita importância o seu blog, estou começando na fabricação do sabão artesanal, a minha sogra tem uma receita que leva: Agua, soda, sebo, etanol e oleo usado.
    Ela usa 1kg de soda para: 2 ltrs de agua fria; 2kg de sebo derretidos; 4 ltrs de oleo usado e 4 ltrs de etanol. Neste caso, eu tenho que calcular a soda somente sobre o oleo ou tenho que incluir tbm o sebo no calculo? pois se não estou enganada, mesmo calculando sobre os dois produtos a soda ainda está além do necessário. Fica com cheiro de oleo, mas não exagerado, e maltrata bastante as mãos, porem é um santo alvejante. Como faze-lo de forma que não agrida tanto as mãos mas que continue clareando como clarea?
    Ficarei muito grata pela dica!
    Estou pesquisando muito a respeito, juntamente com minha irmã, pois pretendemos em breve montar uma saboaria artesanal, e esta é uma receita que gostaria de fabricar já de início por ser feita com alcool e por isso (acredito eu), alvejar tão bem as roupas.

    Grande abraço!

    • Eliana,
      Para 2kg de sebo são necessários (2000 x 0,143) 286 g de soda e para 4 litros de óleo usado, (4000 x 0,92 x 0,135) 782 g de soda, total de 782g
      Se está usando 1kg, tem um excesso de 28% de soda, o que é muito, e torna o sabão perigoso.
      Com esse excesso de soda o sabão está na verdade destruindo os tecidos que são lavados e cuidado, o efeito da soda sobre a pele é acumulativo, vai fragilizando a pele aos poucos

  28. A última vez que fiz demorou para ai 1 semana para começar a solidificar e usei 4l de oleo morno 500g de soda e 750ml de agua fria, mas, na embalagem da soda estava escrito para utilizar agua quente terá alguma coisa a haver com isso? Nessa vez eu tinha 3 embalagens tetrapak que as tive de destruir porque nao o conseguia desenformar mas dessas 3 2 foram cortadas ainda estava um pouco mole mas já com alguma consistência saindo perfeito a outra foi desenformada uns dias depois e ao cortar em bocados partia-se todo. Será que estou a usar a quantidade certa de oleo?

  29. Boa noite!

    Gostaria de saber se minhas medidas estão corretas
    50ml de óleo
    15ml de agua
    6,1 g de soda caustica
    6,1 g de são em pó

    sabão ficou muito gorduroso, o que deve ter ocorrido de errado?

    • Nisse,
      A quantidade de soda está correta, se vc usou soda com no mínimo 97% de pureza.
      Não sei o que saiu errado, não tenho experiência de usar sabão em pó

  30. Roberto fiz exatamente como esse video que você mostra. Ficou quebradiço e como você mesmo diz muito forte na soda.
    Tem conserto?
    Se tem, como fazer? qual a receita?
    Obrigado! Aguardo resposta.
    Marta

  31. Ola Boa noite Sr. Akira !

    Estou tentando fazer um calculo para fazer sabão a partir do oleo de dende que ainda não foi utilizado, e nao estou obtendo bons resultados, poderia me ajudar, e me passar uma receita pronta ? agradeço desde já

  32. Roberto – Sempre apareço aqui no teu blog para ver as novidades. Estava olhando algumas fórmulas de sabão em barra e líquido e o que mais se vê é o pessoal orientando para que se use álcool combustível. Porém para quem não sabe existe uma adição de gasolina no álcool combustível que pode chegar a 0,030%, e pode representar contaminação tanto em roupas quanto em utensílios de cozinha que sejam lavados com o sabão. Sem dizer que o álcool apenas encarece o processo de fabrico do sabão. Segue link da FISPQ do álcool da BR: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/3b33fe8043a79941b531bfecc2d0136c/fispq-auto-alcool-AEHC.pdf.pdf?MOD=AJPERES

    Até a próxima.

  33. Bom dia Sr. Akira… comecei a fazer sabão por 2 motivos ..: 1 por economia e 2 por ser de família , Mas fiquei preocupada com os riscos, por conta da Quiboa (Soda cáustica ), até encontrar seu site..
    Porém ainda não consegui entender a conversão ..=/
    Então vou dizer como eu faço, sempre faço o sabão liquído por ser mais fácil, mas qro aprender direitinho pra pode fazer em barra sem ser prejudicial..^^
    Minha avó me ensinou assim:
    4 litros de óleo;
    2 litros de álcool;
    1 litro de quiboa (soda cáustica);
    2 pct de bicarbonato de sódio;
    250 ml de detergente;
    10 litros de água;
    *eu gosto muito dessa receita e fácil limpa mto bem mas não sei si essas medidas podem está fazendo mal…
    Fico feliz em ter resposta..

    • Kátia,
      Importante vc saber qual é a pureza dessa soda caustica quiboa que está na formulação da sua avó.
      Em função dessa pureza é que vc vai ter idéia se a quantidade está correta.
      Para 4 litros de óleos é preciso: 4000 x 0,92 = 3680 g de óleo —-> 3680 x 0,135 = 496g de soda com pureza de min.97%
      Os demais componentes estão na formulação para alguma razão que eu desconheço o fundamento

  34. Akira, não encontrei o tutorial falando do sabão líquido de óleo usado
    , você poderia direcionar um link para esta página? Obrigada!

    • Karina,
      Feito por processo a frio, depende do sabão, mas depois de 20 a 30 dias vc pode usar pois com esse tempo já tem dureza suficiente

  35. Olá Akira,

    Recentemente descobri essa arte da fazer sabonetes naturais. Estou aprendendo e lendo tudo que encontro. Seu material está entre a minha literatura. É tudo muito bom. Por ser inexperiente, estou curiosa com uma questão. Percebi que o PH baixa rápido. Fiz um sabão de castela que com dois dias tinha PH 10,2. Mas além de secar, porque a espera de 3 a 4 semanas se o PH já é bom? Alcalinidade é diferente de PH pelo que percebi, ou estou enganada? Li no texto acima que a alcalinidade deve estar a 1%. Como se mede alcalinidade do sabonete?

    • Erciléia,
      A saponificação se completa após 72 horas num sabão corretamente formulado e estaria seguro para ser usado. A espera de 20 a 30 dias é para o sabão perder água, secar e ter durabilidade no uso

      • Sr. Akira, estou tentando implantar uma saboaria na Missão Belém de SP (são cerca de 70 casas e sítios que abrigam pessoas em situação de rua/drogas etc e que se curam. Porem, os recursos financeiros sequer garantem 15 dias de sabão-comercial para usarem! por isso estou prestes a iniciar a saboaria no sitio deles em Jarinú-SP, já consegui 50 litros de óleo usado, filtrado inclusive.

        Vamos lá: eu compreendi bem o calculo de soda/oleo, porém estou tendo dificuldade para compreender o cálculo de água para diluição da soda. Li o tutorial recomendado acima , mas continuei sem entender. Por ex: 2000g de óleo X 0,136 = 272gr de soda
        Como farei a conta da água para esses 272 gr de soda?

  36. Boa noite Sr.Roberto Akira eu gostaria de saber se eu estou fazer a minha receita de sabão em barra certo . Eu uso 4 litros de óleo,800 gr de soda,1 litro de água,500 ml de detergente de coco e 100 ml de sabão em pó diluído na agua morna me tira essa dúvida por favor .

  37. Olá, a função do álcool é somente diminuir o tempo de preparo? sempre ouvi dizer que sabão com álcool limpa melhor? esse termo está correto?

  38. Akira,Akira, sao tantas desinformaçoes na internet, que praticamente, cada um diz uma formula, no seu ponto de experiencia, qual é a formula correta do sabao em barra? digamos para 1 litro de oleo?

  39. olá,bom dia gostei muito das explicações,ja faço algum tempo porém usava a soda em ecesso.Corrigi e deu um melhor resultado.Queria saber quando de oxido de ferro posso usar pata tingir?ex; em 8 litros de óleo quantas gramas uso para colorir o sabão?Desde ja agradeço ótimas informações vc esta sendo muito generoso um grande abraço!!!

  40. Roberto, primeiramente que Deus te abençoe por este trabalho voluntário para auxiliar as pessoas a reutilizar o óleo de cozinha pela sustentabilidade ambiental.
    Tenho uma dúvida sobre a fórmula que uso, pois utilizo a gordura de porco, gostaria de saber sobre o índice de saponificação desta gordura animal e a do boi também. Obrigado!

  41. Roberto, se eu usar uma soda 70% de hidróxido de sódio, como a Lipon, por exemplo, eu preciso calcular a diferença da concentração? Por exemplo, se a receita manda eu colocar 1.000 g de soda 100%, eu terei que colocar 1429 g de soda 70%?

  42. Li vários comentários, mas como são muitos não consegui ler todos, gostaria de saber qual é a soda que não precisa dissolver e em qual quantidade devo usar para 2 litros de óleo, acho que dessa forma não vou errar. Também gostaria de saber se todo sabão em barra, os de lavar roupa, levam soda. Gosto das coisas o mais natural e orgânicas se possível!

    • Aline,
      Sem soda não há sabão!
      Para cada 2 litros de óleo usado usa-se 250g de soda sólida com pureza de minimo 97%.
      A quantidade de água para dissolver a soda e fazer o sabão é de 530 gramas

  43. Meu sabao nunca da certo coloco un litro de agua 1 kg de soda 5 litros de azeite meio copo de álcool vai tudo certo ate colocar o álcool quando coloco o álcool o sabão cozinha fica psrece un cimento tenho que colocar fora ate o balde pois ele fica muito duro e todo enpelotado me AJEDE POR FAVOR

  44. Olá Sr. Roberto, fiz um sabão seguindo a seguinte receita:

    200Ml de soda liquida 50% para cada litro de óleo usado, no meu caso Óleo de soja.
    Este sabão ficou muito duro e quebradiço na hora de cortar.

    Gostaria de uma instrução, onde eu posso ter errado, obrigado.

  45. Olá Sr Roberto, desde já agradeço por toda orientação que o Sr. disponibiliza em seu site, e tenho mais uma dúvida:

    Sou iniciante e tenho dificuldade em conseguir soda cáustica em escamas, tenho mais facilidade em encontrar a liquida a 50%, minha pergunta é:

    Como alterar o percentual da soda liquida para os percentuais que eu desejar como, 38%, 40% e assim por diante e além disso, como eu transformo gramas de soda em Ml ou isso seria desnecessário?

    Perdoe-me a série de perguntas mas surgiram muitas quando comecei os testes. Desde já obrigado.

    • Hudson,
      Sempre trabalhe com massa, isto é, peso e não com volume.
      Nenhum problema em usar soda em solução, o que precisa é fazer uma diluição através de calculo simples, uma regra de três

  46. Sr. Akira,
    Sem querer abusar da sua paciência, gostaria apenas de saber como é possível reduzir a concentração da soda líquida 50% para 30%. Basta adicionar água? Qual quantidade? Grato.

  47. Desculpe Sr. Roberto, eu sei regra de três mas não sei os parametros para calcular a concentração da lixivia o Sr poderia exemplificar por favor, obrigado.

  48. Olá, eu fiz sabonetes com os alunos (trabalhar conceitos de ácidos e bases).Usamos corante alimentício verde e o sabonete ficou rosa.Pq? e repetimos a receita para fazermos mais e ficou verde.

  49. Boa noite Sr Akira,

    Tenho feito sabão líquido para uso em Maquina de lava a algum tempo, as quantidades de soda usadas não estavam muito maiores do que o Sr orienta, porém descobri em minhas pesquisas que o recomendado para o sabão líquido é utilizar o hidróxido de potássio, e não de sódio. O problema é que não consegui encontrar os valores de concentração da Potassa como também é chamado o hidroxído de potássio.
    Poderia me ajudar, indicando onde consigo esses valores, ou se posso utilizar os mesmos do hidróxido de sódio (soda)?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda e aproveito para parabeniza-lo pelo seu trabalho.

    • José,
      O indice de saponificação dos óleos é dado em mg de hidróxido de potássio po grama de óleo.
      Esse valor é o que se encontra na especificação do óleos

  50. Boa noite professor Akira! Parabéns pela dedicação em esclarecer e tirar as diversas dúvidas de todos nós iniciantes na fabricação de sabão. Estou iniciando na fabricação de sabão ecologico e gostaria de saber do senhor como faço para obter o sabão em pasta(ou geleia) , feito apartir do óleo reclicado.

    • Junior,
      Eu nao conheço isso que está falando de fazer sabão em pasta a partir de óleo reciclado.
      Sabão feito de hidróxido de potássio pode produzir sabão liquido ou em pasta e talvez usando muito álcool se consiga uma pasta

  51. Bom dia senhor Roberto linquei para o senhor hoje me desculpe a intromição , não consegui achar a receita do sabao de óleo usado que vi na foto no seu site por gentileza teria como me enviar

  52. Olá prof. Akira primeiramente quero agradecer pela dedicação na transmissão de conhecimento!
    Estou iniciando no processo de sabão caseiro. Fiz um sabão e coloquei 20ml de corante a base de água, quando cortei puder perceber que ficou com outra cor por dentro, por fora ficou com um tom rosado.
    Medidas usadas para fabricação:
    Óleo: 2,5lt
    Soda: 300g (99%)
    Água: 1lt
    Corante: 20ml

    Outra dúvida é quanto ao uso de carbonato de sódio que vi em um vídeo, esse elemento é o mesmo que utilizar Cal (dessa que encontramos em loja de construção) dissolvida em água? Pode ser utilizada?

    • Flavio,
      Normalmente os corantes não resistem ao meio alcalino da saponificação e também não tem boa resistência à luz solar – mudam de cor ou a cor desaparece
      O que vc compra como cal é o hidróxido de cálcio, que é diferente do carbonato de sódio

      • Obrigado pela atenção Prof. Akira

        Então não é possível utilizar o hidróxido de cálcio correto?
        Vou procurar o carbonato de sódio aqui em minha cidade. Qual a dica pra fabricar um sabão que fique com aparência e consistência destes encontrados no mercado?
        Tem alguma dica de como usar o corante?
        Desde já grato por sua atenção!

  53. Olá, como vai?

    eu tentei ler todos os comentários para ver se sanavam minha dúvida, mas são muitos….
    então, desculpe caso já tenha respondido antes, mas poderia esclarecer-me se seguindo as orientações sobre a proporção adequada de óleo usado e soda cáustica é possível atingir um sabão com um ph adequado?

    vi algumas receitas que sugerem ácido sulfônico, vinagre ou leite para corrigir o sabão, algum destes ingredientes realmente é indicado?

    muita, muita gente faz esse sabão com excesso de soda, e álcool de posto de gasolina… já vi gente com as mãos destruídas por anos a fio por causa destas fórmulas… gostaria muito de ter informações mais adequadas para poder partilhar com as pessoas que conheço.

    grata por sua atenção,

  54. Bom DIA

    faço sabão caseiro há 01 ano, sempre fiz da seguinte forma:
    5 litros de óleo usado
    1 litro de soda líquida
    500 ml de detergente líquido
    1 litro de água

    misturo aproximadamente 50 minutos, alguns saem de forma satisfatória (duro), e alguns forma insatisfatória (mole), peço orientações sobre a receita se está correta?

  55. Boa tarde sr. Akira, fiz meu sabao com 5 l oleo, 1 de alcool, 1 l soda de 50%, . O bendito nao seca, so depois disso q conheci seu site q descobri q estava errado. Obg.

  56. Sabão de abacate: o que pode ser usado na pele
    • 5 kg de polpa de abacate
    • 1/2 kg de sebo derretido ou banha
    • 400 g de soda cáustica
    • 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
    Quando o abacate estiver maduro, corte-o no meio e separe o caroço e a casca da massa. Coloque toda a massa em uma vasilha limpa e acrescente a soda, o sebo e o breu. Mexa durante uma hora. Coloque numa caixa forrada com plástico ou em formas e deixe no mínimo 24 horas para secar. Corte em barras.
    Ola Roberto, encontrei esta recita na net esta correto.

    • Jose,
      5kg de polpa de abacate tem 5000 x 17% = 850g de óleo de abacate e 4150g de água
      a quantidade de soda seriam:
      óleo de abacate = 850 x 0,135 = 115g
      sebo = 500 x 0,143 = 71g
      breu = 150 x 0,125 = 19g
      total de soda = 205g, portanto tem um excesso muito grande de soda nesta formula e também a concentração de soda muito baixa

  57. Gostaria de saber para uma receita de sabão liquido que vai 2 litros de óleo 2 litros de álcool ,40 litros de água e 1 litro de água sanitária a se soda está exagerada a quantidade de água pode diminuir a agressividade da soda?

  58. Akira, em primeiro lugar parabéns pelo site. Li todas as respostas e sanei algumas dúvidas. Fiz sabão com uma receita que me passaram que era:
    5 lt de oleo de soja usado
    1 lt de água
    1 lt de soda caustica
    Na primeira vez ficou perfeito.
    Na segunda vez quando desenformei parece que parte do óleo decantou no fundo da vasilha e depois que coloquei em uma grade para ventilar, as barras ficaram pingando óleo. Eu faço a mistura com um misturador que encaixo na furadeira, fica bem batido, depois de 5 minutos a mistura já fica bem consistente, com textura de margarina fria.

    Depois de umas pesquisas na internet, achei seu site e vi que estava errado nas proporções. Acabei ficando com dúvidas: Eu multiplico os litros de óleo por 0,92 e depois multiplico esse resultado por 0,135 que me fornece o valor em gramas da quantidade de soda caustica a ser usada. Correto?
    As dúvidas são:
    1) A soda que eu uso é liquida, muda em alguma coisa, tem que acrescentar ou diminuir a quantidade de soda?
    2) Li alguns posts falando que utilizam água e outros não. É para usar água?
    Obrigado

      • Akira, fico agradecido pela resposta. Então somente para esclarecer:
        O valor de 0,135 é para soda com 97% de pureza. Colocando para 100% de pureza o valor de multiplicação vai de 0,135 para 0,139. Estou certo ou piorei??? rsss
        Supondo que a soda liquida tenha pureza de 56%, podemos considerar o valor de multiplicação sendo 0,241. É isso?
        E a questão da água, é para colocar água ou não para fazer sabão em barra? Se sim em qual proporção?
        Obrigado

  59. Caro Akira. Gostei muito do seu site. Muito útil. Fiz uma receita errada de sabão, e o ph está muito alto, algo em torno de 12/13. Tem alguma sugestão para corrigir o ph? Muito obrigado e até logo.

    • Gabriel,
      Você sabe exatamente o erro que cometeu? Quanto de soda foi a mais ou quo de óleo foi a menos?
      Se souber isso, faça os calculo e veja quanto de óleo precisa colocar para saponificar o excesso de soda.
      Faça o rebatch, rale o sabão, coloque numa panela em banho-maria, adicione a quantidade de óleo, acrescente de 5 a 10% de água e deixe meia hora depois que a massa fundir. mexa vigorosamente e depois coloque no molde

      • Bom, o sabão que fiz é líquido. Mas sei o excesso sim. Foi uma receita de um litro de óleo para meio quilo dde soda. Imaginei que acrescentar o óleo funcionaria, mas estava na dúvida. Vou recalcura minha receita e acrescentar o óleo necessário. Muito obrigado akira. Quando obter o resultado eu posto novamente.

  60. bom dia roberto ate agora as duvidas todas se referem a oleos usados ou nao para o fabrico de sabao em pedra pegunto o calculo da soda eh o mesmo em se tratando de usar o sebo bovino a gordura suina e o oleo usado ou nao? tem como vir resposta no meu email? obrigado e ate breve.

  61. Que tanto de soda eu coloco em 4klg de seno e 4 kg de óleo? Também to comecando agora a fazer sabão no líquido eu coloco 1klg de soda p dar 17 litros de sabão e só uso 3litros de óleo e 2 de álcool

    • Loly,
      Veja lá no blog como se calcula a quantidade de soda para o seu sabão.
      Isso de usar álcool, eu não sei como fazer pois nunca fiz sabão de óleo usado com álcool

  62. Bom dia…
    estou começando a fabricaçao de sabão caseiro para ajudar na renda familiar..uma amiga me passou a receita de 5 litros de oleo, 1 litro de agua, e 300g de soda..essa quantidade de soda é corretar?

  63. Bom dia sr Roberto! Estou iniciando na arte da saboaria mas são tantas duvidas …eu comprei um curso on line mas ainda assim ficaram essas tal duvidas . Vi que o sr tem um curso presencial mas estou muito longe, gostaria de saber se disponibiliza alguma coisa on line que não seja os tutoriais que acaba sendo um pouco complicado …tem muita informação e ate encontrar a que quero ja me perdi . Gostaria de agradecer sua generosidade e paciência que vejo em cada um deles. Um grande abraço . Marilu

  64. olá, tenho uma duvida em relação a uma receita de sabão liquido que pretendo fazer, como vi que existem vários porens, fiquei com receio mas n entendo nada dessas contas , queria que vc me explicasse por favor como calculo para essa receita de sabão ,pq quero aprender sobre esses calculos sim, aqui vai
    -meio kl de soda caustica de 97
    – 1 litro de etanol
    -1 litro de oleo
    -23 litros de agua sendo que 4 litros devera ser fervida
    obrigada por enquanto

  65. Oi Akira, tudo bem? Antes de mais nada, gratidão por compartilhar seu conhecimento :)
    Estou começando agora na arte da saboaria e para não estragar produtos mais nobres e caros, estou praticando com sabão de cozinha (óleo reciclado).
    Eu fiz um tanto esses dias e endureceu muito rápido, e segundo alguns colegas, foi por conta da essência sintética.
    Depois fiz novamente, calculando a soda como você ensinou, quantidade de óleo x 0,136. Mas não chegava nunca no traço. Aí coloquei essência sintética para acelerar e desandou de vez. Não saponificou e ficou um líquido oleoso… Minha dúvida é, nessa proporção de soda, o traço demora mais? Quanto tempo em média usando mixer? Obrigada :)
    Obrigada!

    • Jeane,
      É isso mesmo, a essência faz com que a emulsão não se forme adequadamente (desanda) e pode ocasionar um falso traço que pode depois, separar o óleo da soda.
      A demora no traço depende da quantidade e da intensidade com que se agita a soda com o óleo. Com o mixer agiliza.

  66. Senhor so tenho a parabenizar seu trabalho e a paciencia. eu estou começando a aprender a fazer sabão com oleo usado, ja entendi todas as formulações do calculo convertendo ml em klg e se multiplicar por 0.135, e não precisar usar alcool, beleza ate aqui, mais tenho uma pergunta? usando estes metodos de calculos exatos este sabão fica com que PH. e quanto tempo realmente leva ´para este PH ficar realmente estabilizados, e se eu usar o Hidroxido de potassio para fazer o sabão liquido, dentro dos calculos corretos qual fica o PH deste sabão, e tambem em quanto tempo este PH esta estabilizado e o sabão pronto para uso. e tem como no sabão liquido adicionar algum produto que estabilize o PH, e ele fique 100% não agressivo as mãos. com um PH 7 neutro no caso. me perdõe por tantas perguntas, mais e que depois que conheci sua literatura explicativa sobre sabões vejo que tem muita receita errada pela NET.

    • Um sabão saponificado tem pH alcalino, entre 9 e 10. Não é possível baixar o pH para valores abaixo de 9.
      A saponificação de um sabão bem formulado termina em 72horas e em tese poderia ser usado. Porém o sabão precisa perder a água, secar, para ter dureza suficiente para não gastar rápido, coisa de 30 a 40 dias secando.
      O sabão liquido feito com KOH e processo a quente, ao final do processo o sabão já pode se usado e o ph nunca é inferior a 9, sendo o aceitável entre 9 e 10

  67. Olá, Roberto, tenho visto que algumas acarajezeiras tem reciclado o azeite de dendê usado… A minha dúvida é que o azeite queima bastante, o ponto dele é mais baixo que o óleo de soja, por exemplo… No caso do dendê “queimado” o índice de saponificação não seria diferente do dendê virgem? Se sim, qual seria?

  68. Olá Roberto boa noite.
    Estive procurando na internet uma receita confiável para fabricação de sabão a partir de óleo usado em frituras, a pedido de um membro da família. Encontrei muitas receitas com diferenças enormes, principalmente na quantidade de hidróxido de sódio para a fabricação do sabão em barra. A maioria recomenda 01 Kg de NaOH para cada litro de óleo, enquanto você recomenda 136g/Kg, de acordo com a recomendação postada no link http://www.japudo.com.br/2013/12/29/sabao-de-oleo-usado-perigo-das-formulas-que-estao-por-ai/ em função do índice de saponificação descrito na publicação.
    Gostaria que você confirmasse quanto a se esse cálculo está correto realmente ou se não houve algum equívoco algo elaborar a publicação.
    Desde já agradeço pela atenção e fico grato por enviar a resposta também através do e-mail lhonardu@gmail.com.

  69. Olá, bom dia, fiz sabão caseiro com óleo usado, cold process, secou em 15 dias, ficou bom, não embranqueceu, faz bastante espuma, mas uma amiga comentou que acha que ele está derretendo muito rápido quando está sendo usado. Há algo que eu possa fazer?! Acrescentar algum produto que impeça isso?!

    Muito obrigada, abs,

    Tadzia – Silva Jardim – RJ

    • Tadzia,
      É assim mesmo, o sabão de óleo usado não tem dureza suficiente para dar durabilidade no uso porque é feito somente de óleo instaurado.
      Para melhor a dureza, limpara mais e fazer espumas é preciso misturar com: coco ou babaçu ou palmiste e palma ou sebo ou banha de porco.

  70. Ola boa noite Akira,
    gostaria de informação, uma ajuda na verdade, fiz uma receita de sabão liquido na qual era um litro de óleo, e 500 g de soda fiz tudo certo, ficou bom cremoso como deve ser, mais manuseando o sabão percebi que tem soda de mais com cheiro, e sinto nas mãos que esta com excesso,pode me ajudar a melhorar ,
    obrigada boa noite
    Lu

  71. Akira, existe uma calculadora de sabão na net: (http://calc.mendrulandia.es/lg=br), ela está em português do brasil; essa calculadora é igual as outras existente na net?
    Qual a concentração da soda e o sobreengordurante usar nesta calculadora?

    Através da suas explicações fiz uma receita e ficou legal. Fiz um medidor de PH caseiro (repolho roxo) e o PH do sabão ficou entre 11/12 (cor verde). Para certificar se o PH do repolho era confiável, fiz o teste com sabão comercial e também o PH deste ficou na cor (verde). Deixarei o sabão curar e daqui a oito semanas farei outro teste.

    • Davi,
      Pode usar a calculadora da mendrulandia sem problemas, eu recomendo a Soapcalc.
      Este tipo de medidor de pH não tem precisão, pH 11/12 está muito alto sabão industrializado tem pH normalmente bem mais elevado do que o artesanal

  72. Akira, bom dia! Estou fazendo sabão de óleo usado e um restaurante daqui onde moro me chamou pra pegar um estoque deles, está tudo em galões mas eu não sei avaliar se dá pra usar, se não está velho… Há alguma forma de saber?
    Outra coisa, a última leva que eu fiz coloquei em potinhos de manteiga e fiquei pensando em não esperar todo tempo para secar e usar ele ainda pastoso, tipo sabão pastoso que vende mesmo no mercado. Teria algum mal? Faria mal pra pele das mãos ou algo assim? Ele só é usado pra pia e tanque.,não pra banho.

    Muuuuito obrigada!

  73. BOM DIA SR. AKIRA, MEU SABÃO LÍQUIDO NÃO ESTÁ ESPUMANDO, FAZENDO UMAS PESQUISAS COM AS PESSOAS QUE FAZEM ELAS DISSERAM QUE DEVIDO EU USAR A SODA NA PROPORÇÃO QUE O SR. ENSINOU AQUI NO SEU BLOG, ELE NÃO ESTÁ ESPUMANDO, TEM ALGUMA COISA À VER ?
    O QUE O SR. ME INDICA PARA QUE ELE FICA MAIS ESPUMANTE SEM TER QUE COMPRAR LAURIL, CORRIGINDO NA FÓRMULA O QUE ESTÁ ERRADO, A FÓRMULA QUE EU FAÇO É :
    136G DE SODA, 1L DE ÓLEO, 500ML DE ÁLCOOL DE POSTO.
    OBS. O SR PODE ME FALAR QUAL A PROPORÇÃO DE SODA LÍQUIDA PARA ESTA MESMA RECEITA ?
    SEM MAIS AGRADEÇO E DESCULPA PELA AMOLAÇÃO, MAIS É SEMPRE BOM PEGAR CONHECIMENTO COM QUEM SABE, ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!!!!
    MARCO

  74. Opa tudo bom!

    Então! Eu queria saber se em uma mistura de uns 800g de NaOH (soda) p/ 5L de óleo, sendo que a soda foi diluída em 2L de água. Eu sei que o pH desse sabão vai estar estar muito alcalino, mas e se eu acrescentar,por exemplo, suco de limão ou vinagre com o intuito de baixar o pH fazendo com que ele ande para a esquerda na faixa de pH tendendo para a região próximo do neutro, ou seja mais ou menos com um pH 9 ou 10.

    Esse calculo não faz lá muita falta ou faz?

  75. Olá Sr Akira!
    Pesquisando por receitas de óleo usado encontra-se receitas diversas, mas todas com uma característica: Excesso de soda. Encontra-se também receitas com os mais diversos materiais, e em uma delas ao invés de utilizar água, utilizam o limão.
    Será que faz alguma diferença? Há alguma propriedade no limão que sobressaia no sabão?

  76. bom dia amigo , gosta ria de saber como fasso para NEUTRALISAR A SODA CALSTICA NO SABAO LIQUIDO POIS TA DANDO PH 14%. . TO VENDENDO ESTE SABAO PARA MECANICOS MAIS TENHO MEDE DE ACABAR AGREDINDO A MAO DAS PESSOAS
    POIS TA MUITO FORTE
    MINHA FOMULA E MAIS OU MENOS ASSIM :2 LTR OLEO
    250GR + OU – SODA CALSTIACA 99%
    UM LITRO DE ALCOOL ETANOL
    6 LITROS DE AGUA FERVENDO PARA DILUIR A SODA E APURAR O SABAO
    RENDE P MIM 30 LITROS ATE MAIS
    EU COSTUMO AGREGAR BARRILHA LEVE 150GR, E BICARBONATO DE SODIO 150GR
    MINHA RECEITA E MAIS OU MENOS ESTA SO Q FICA MUITO FORTE COMOFASSO PARA DIMINUIR O PH , E SE FIZER ISSO SERA Q O SABAO PERDE SUA FORÇA P LIMPESA PESADA DAS MAOS
    ESPERO RESPOSTA SE FOR POSSIVEL

    • Carlos,
      Eu não conheço esse tipo de sabão liquido.
      Sabão liquido se faz com hidróxido de potássio e não com hidróxido de sódio que tem solubilidade muito limitada e poroso se adiciona álcool.
      Se está com esse pH, confira o cálculo de soda, para ver onde está o problema. Corrigir agora o pH é praticamente impossível

  77. Boa tarde,
    estou começando a fabricar sabao, mais precisamente detergente, gostaria de saber se essa fórmula é aconselhavel. Essa formula nao contem óleo usado, e foi calculada para 100 litros de detergente.
    Ácido sulfonico 7 kg
    Amida 60 1 kg
    Lauril éter sulfato 1 kg
    Hidróxido de sodio 1,7 kg
    Formol 37% 0,1 kg
    Cloreto de sódio 0,4 kg
    Água potavel: áte completar os 100L

  78. boa tarde Akira,

    estou tentando reproduzir uma receita de sabão marroquino e estou tendo dificuldades em encontrar o ponto do traço e a temperatura correta de cozimento.

    o cozimento deve começar no momento em que misturo o KOH ao óleo, ou é possível chegar no ponto de traço antes de levar ao fogo?

    em uma determinada etapa do cozimento o óleo começa a se separar da mistura,mesmo q eu continue mexendo com a espátula, devo mexer com o mixer pra garantir uma melhor homogeneidade na mistura? por quanto tempo em média devo usar o mixer?

    a fórmula q estou usando é a seguinte:
    Óleo de oliva: 500g
    KOH (90%): 96g
    Água: 190g
    Essência: 15g
    Azeitonas pretas: 100g

    Agradeço qualquer ajuda e parabéns pelo site

  79. Bom dia Akira tenho a intenção de fazer sabão e sabonetes caseiros para ajudar na minha renda. Já vi muitos videos e muitos alertas, para não oferecer perigos aos futuros utilizadores não tem como eliminar a Soda da formular?

  80. por favor me ajude, estou desesperada pois sempre vendi sabões caseiros para ajudar na renda de casa, mas era somente quando eu queria mas agora com a crise tive que fazer para realmente ajudar a renda em casa pois estamos todos desempregados ,mas o sabão agora não quer ficar bom de jeito nenhum e com isso estou perdendo muito material, oque não posso mais, por favor me ajude akira o meu sabão vira e mexe apresenta uma esfarelação que acaba com todo o sabão ele começa bem mas derrepente endurece muito rápido e fica todo esfarelado e com um óleo por cima .
    por favor você sabe oque pode estar acontecendo? será que é a soda que está muito forte? ou numa quantidade muito exagerada?
    por favor me ajude !!!!!

  81. pergunta-se: qual é a porcentagem ideal da soda caustica em escama e a líquida, quanto maior o seu percentual de pureza, melhor fica o sabão ?
    soda a 97% pode provocar maiores riscos , sim ou não.
    uso 1 kg soda a 50% em 5 litros de óleo ,e um litro de água fria para essa soda, esta correto ? quais os riscos advindo dessa receita.grato

    • Marcio,
      Veja como se calcula a quantidade de soda e também a concentração de soda, isto é, o quanto de água vc vai usar para preparar a solução de soda.

  82. Adorei a explicação! vinha reduzindo a soda e atualmente uso 400g de soda para 3 litros de óleo e fica ótimo! Isso dá aproximadamente a mesma proporção q o seu cálculo indica. Como posso fazer para medir o teor de óxido de sódio? O kit de pH para piscinas pode ser utilizado?
    Derreto minha barra caseira e adiciono açúcar para fazer o detergente líquido. Verifico que agride menos a pele. Qual a explicação?
    Posso usar o cloro para corrigir o pH da massa de sabão, após a reação de saponificação?Vc indica o pH máx permitido, mas, qual seria o pH ideal da massa e que conserve as características ideais de consistência e poder de limpeza?

    • Adriana,
      O óxido de sódio, com a água gera o hidróxido de sódio: Na2O + H2O → 2NaOH. Para calcular precisa fazer esta estequeometria de reação química.
      Os kits para medida de piscina não tem precisão para medir pH limites como no sabão.
      Açúcar é um solvente do sabão, não tem nada relacionado com agressividade do sabão.
      Não é possível baixar o pH de um sabão abaixo de 9. O pH ideal é sempre trabalhar com 9 a 10.
      O poder de limpeza não é dado pelo pH e sim pela natureza surfactante do sabão. Para isso precisa equilibrar a composição de óleos.

  83. Li sua publicação e gostei muito das explicações. Fiz o teste de Ph do meu sabão com repolho roxo e a fita ficou amarela. Teste feito logo após ter terminado o processo de fabricação. Qual a cor ideal que deveria estar na fita?
    O suco de limão neutraliza a ação da soda? Obrigado!

    • Jose Maria,
      Isso de usar vegetais para determinar o pH não tem precisão para medir o pH do sabão.
      Use as tiras de medição de pH da marca Merck
      Suco de limão e nenhum outro ácido abaixa o pH do sabão

  84. Boa tarde Akira,

    Sempre uso 1 Kg de soda para cada 4 litros de oleo e tenho percebido que o sabão, com o passar do tempo, fica bem branquinho e ainda forma alguns cristais na superfície do mesmo. Vou readequar minha receita utilizando esses novos valores que você repassou. Acredito que com isso resolverei o problema do meu sabão. Valeu, Abraços, Obrigado!

      • Boa noite. Gostaria de saber, no caso citado acima, como se descarta de maneira ecológica esse sabão que não deu certo (ou seria melhor reaproveitar fazendo outro tipo de sabão com o material)?

        • Maria Luisa,
          Você pode fazer o que é chamado de rebatch. Aquece em banho-maria a sabão com aprox. 10% de água, derreter e adicionar mais óleo e deixar cozinhando mexendo ocasionalmente cada 15, durante 45 minutos

    • Marcio,
      Não é comum fazer sabão de óleo usado de palma, pela disponibilidade do mesmo. Agora se vc tem disponível, pode fazer só com palma ou com palma de coco/babaçu ou palmiste

  85. Boa noite Akira,

    Fiz uma receita de sabão com 4,5 de óleo, 1 kg de soda, 3 l de álcool e 50l de água.
    Esta proporção está errada?

    Se estiver posso acrescentar mais água para não perder a receita.
    obrigada

  86. Meu amigo eu queria se possivel uma receita de sabao liquido eu tenho uma mas depois de pronto ele fica endurecido dentro do vazilhame e estou tendo problema nao sei se é da soda eu ate pensei em fazer com potassa quimica ou pode ser que essa receita minha esteja furada e por isso nao da certo se puder me ajudar desde ja fico muito agradecido pelo favor que o Sr. vai me fazer obrigado saudaçoes

    • Pedro,
      Sabão líquido feito com soda dá esse tipo de problema porque o sabão de soda não tem boa solubilidade em água.
      O certo é fazer com hidróxido de potássio.

  87. Depois que vi este vídeo dessa mulher e fazendo sabão fiquei um pouco preocupada sempre faço sabão líquido uso 1litro de álcool de posto e 2e meio de óleo e 500gramas de soda dissolvida em 1litro de água vocet poderia me dizer se tem algo errado com meu sabão.se a soda está em excesso? No caso da minha receita ela tende de 40 à50 litros de sabão

  88. Boa noite!.
    Akira, gostei muito das suas explicações e orientação sobre os riscos envolvidos no uso da soda cáustica. Atualmente aproveito óleo usado na confecção de sabão caseiro tanto em barra quanto líquido. Assim como você pontuou procuro utilizar a soda sempre fazendo cálculo em relação ao volume de óleo a ser usado. Gostaria de saber um pouco mais sobre o hidróxido de sódio e o percentual que seria utilizado para 1litro de óleo.
    Agradeço pela atenção.

    • Simone,
      Na saboaria a unidade de medida é sempre massa (peso) e não volume.
      Veja matéria de como se calcula a quantidade de soda necessária para cada óleo ou mistura de óleos.

    • Corrigindo minha mensagem anterior, gostaria de saber sobre a utilização de hidróxido de potássio e o percentual a ser utilizado por litro de óleo.

  89. Bom dia Roberto.
    Preciso de uma informação, montei um projeto sobre uma fábrica de sabão em minha Cidade. Porém, ao conversar com um representante de uma empresa que recolhe o óleo, para biodiesel, ele colocou algumas restrições como ter um quimico responsável, perigos com os produtos químicos, entre outros. Diante disso, vamos fazer somente a coleta do óleo. Que será em troca de materiais de limpeza. Você acha que essa decisão, foi a correta?

  90. Bom dia Sr. Akira. Gostaria de saber calcular corretamente a quantidade de soda líquida. Vi num comentário aqui que é só dividir o valor da soda sólida por 0,50 e da o valor da soda líquida a 50 por cento. Fiz assim e não deu certo, meu sabão virou uma pedra e ficou quebradiço. Usei 500 de dende bruto e 500 g de oliva e 260ml soda líquida a 50 por cento. Pode por gentileza me socorrer quero muito fazer meus próprios sabonetes. Grata.

    • Madina,
      O seu sabão tem um excesso muito grande de soda, é um produto perigoso. Está quebradiço pelo excesso de soda.
      500g oliva x 0,135 = 67,5g + 500g dende x 0,142 = 71g
      Total de soda necessária = 138,5g
      Vc usou (sempre use massa e não volume) 260ml de soda a 50% que tem peso específico de 1,53 e portanto 260 x 1,53 = 397,8g de soda a 500% o que dará 199g de soda sólida.

  91. Então teria que ser para esta quantidade de óleos 138,5gramas de soda sólida, o que daria 277gramas da soda líquida pelo cálculo: 138,5÷0,50 (que é a concentração da solução)= 277. Com menos 5 por cento do superfat daria 263,1 gramas para os óleos citados? Está correto? Grata por responder.

  92. Olá, Sr. Akira.
    1 – Posso usar água normal (da torneira), mesmo? e
    2 – no lugar do óleo usado a gordura de palma da agropalma (Componetes: Óleo de Palma, TBHQ, ácido citrico e metilsilicone, fonte site da engenharia das essencias)?
    3 – Caso positivo, qual seria o IS desse óleo (acho que na verdade é uma gordura para fritura, pelo que vi no site da agropalma, balde de 15kg)?
    4 – Caso não seja indicado, que óleo o senhor indica para um sabão de uso doméstico (cozinha, roupas) com um custo interessante/viável e que não agrida a natureza? E qual IS desse óleo?
    Grata, Paz e bem!

  93. Sr. Akira,
    Será que o senhor poderia me indicar um óleo que eu pudesse fazer sabão para uso geral da casa (roupas e louça)? Já vi que a água para fazer a lixívia a ser usada em sabões pode ser a da torneira, no entanto, preciso saber que óleo posso utilizar para fazer o sabão para casa, com um bom custo e que não faça mal a quem vai usar nem ao meio ambiente. Por favor me responda! Agradeço desde já a ajuda e acredito que muitas pessoas podem se beneficiar com a resposta. Desculpe estar incomodando, mas não sei que livros ou lugares em que possa pesquisar senão aqui, com o senhor. Grata pela generosidade em compartilhar. Paz e bem!

  94. Boa noite, uma ajuda por favor: eu tenho hoje 500 grama soda escama 98%, e 650 ml lixívia 32%, como usar as duas para fazer sabão, não entendo fórmulas, obrigado.,

  95. Bom dia amigo, tenho 500 gramas de soda Indaiá, e 650 ml de soda líquida 32%, como faço pra transformar a soda em escamas indaya sendo que não consta porcentagem.
    Outra pergunta: depois da transformação, juntada com a soda líquida já tenho, daria pra fazer sabão com óleo usado, sebo e álcool, obrigado.

  96. Boa noite! achei interessando tudo sobre sabão e gostei pelos comentários, com isso vai ajudar aprimorar mais conhecimentos e experiências. Consultei alguns vídeos e receitas e dentre tantas, escolhi um e nele estavam escritas as seguintes informações a respeito da porcentagem de ingredientes a ser utilizadas,
    Ingredientes
    Água filtrada…………………….2.000 ml
    Soda cáustica(escamas)….1.000 g
    Sebo………………………………..2.000 g
    Óleo de cozinha usado……..4.000 ml
    Alcool Combustível…………..4.000 ml
    Total……………………………….13.000
    esta tabela está correta ?

    • Carlos,
      Eu não faço esse tipo de sabão com álcool.
      Se vc quer saber se está correto o cálculo da quantidade de soda, veja nos post como se calcula a soda.

  97. Olá, Akira!
    Primeiro, fantástico seu site, tenho aprendido muito com vc! Já faço sabonetes cold process e hoje me aventurei no sabão de óleo usado com minha mãe, que sempre faz. A receita dela é dessas famosas, 4 litros de óleo, um quilo de soda… Um absurdo, claro, refiz os cálculos, pesei os óleos e cheguei em 600 gr de soda. Mas na hora de fazer, nada… mistura superoleosa e bati um monte e continuava líquido. desconfiei da soda (Indaiá), no rótulo tá escrito composição hidróxido de sódio e carga. Bingo. Aí busquei informação na internet e achei um lugar dizendo que era 60%. Refiz os cálculos e coloquei o resto que tinha. E não deu trace, mesmo batendo mais um tempão. Com certeza essa soda não tem nem 50%… Vi num comentário que alguém recebeu informação do sac da empresa dizendo que é 98%. Só se for outro produto, porque esse que vende no mercado não é mesmo!!!
    Só é possível comprar mais soda amanhã. Dúvida: Tudo bem colocar mais um pouco e bater pra ver no que dá?
    Um abraço imenso e muito obrigada por sua paciência!

    • Luciana,
      Tente recuperar, pode ser que não dê certo pois uma parte da emulsão já está feita e a soda adicional pode não conseguir atingir o óleo não saponificado. Essa recuperação pode ter sucesso se fizer a quente, de preferencia em banho-maria

      • Oi, Akira! Trouxe a massa pra casa e consegui adicionar a soda que eu tinha (é uso prós sabonetes, 97%). Como não sabia exatamente a quantidade de soda da indaia, calculei como 60% e adicionei a lixivia extra. Como ainda estava mole, parece que emulsionou direitinho.Não ficou duro como eu esperava, mas ficou com o aspecto de sabão que conheço. Como tem uma grande quantidade de soja, então imagino que demore mais a endurecer… muito obrigada! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>