Sabão de coco 100% – corpo & banho

IMG_0620IMG_0612

Normalmente um sabão com 100% de óleo de coco (coco da praia,  babaçú ou palmiste)  é usado para limpeza geral, lava roupas ou louças, isso porque o laurato de sódio em excesso é agressivo e as vezes irritante para a pele. Costuma se limitar a a faixa de segurança da quantidade de óleo de coco à 35% quando o sabao é usado no corpo.
A saboaria americana descobriu que um sabão 100% coco com um sobreengorduramento (superfatting) de 20% ou mais deixa de ser agressivo e fornece um sabão de excelente qualidade para a pele, perde a sua agressividade e sendo somente com coco, produz uma espuma extremamente abundante e agradável.

Este sabão foi feito com 100% de óleo de babaçú orgânico, com superfatting de 20%, concentração de soda de 30% e como líquidos foi usado 50% de leite de coco e 50% de água de coco, congelados,  para a diluição da soda. Como fragancia foi usado o óleo essencial de Massoia (Cryptocarya massoia) que tem aroma intenso de coco, e um fundo de canela. Esse óleo é de origem da Indonésia.

IMG_0579O leite de coco foi misturado com a água de coco e esta mistura foi congelada por que queria ter o mínimo de carbonização e manter a cor do sabão o mais claro possível. A soda foi adicionada sobre esta mistura congelada e agitada até completa dissolução. A temperatura depois da dissolução foi de 15º C.

IMG_0580O óleo de babaçú foi derretido no microondas e a temperatura ficou em 54º C.

IMG_0584Na mistura da solução de soda e o óleo de babaçu, a temperatura ficou em 34º C, uma temperatura boa para se ter uma trace leve e evitar um gel muito intenso. Foi usado um batedor aramado, nao foi preciso usar o mixer. Foi adicionado no traço bem leve,  0,3% (s/o) do óleo essencial de massoia.

IMG_0587O molde é de silicone e os canudos são para se obter o efeito decorativo das bolinhas.

IMG_0594Os canudos foram retirados e as cavidades foram preenchidas com massa de sabão de coco azul (azul ultramarino), depois de 6 horas, após o desenvolvimento do full gel, cuja temperatura máxima chegou a 38º C medida na superfície, no meio do bloco.

IMG_0598IMG_0599O bloco foi cortado ao meio na horizontal para gerar 4 barras de  9 x 7,5 cm de 200g cada.

IMG_0609IMG_0619Aqui está as barras de sabão de coco 100% para corpo e banho com um aroma fabuloso de coco e canela e tem razão a minha amiga Ane Walsh, que me forneceu o massoia, um cheiro de delicioso de cocada!!

 

 

128 ideias sobre “Sabão de coco 100% – corpo & banho

  1. Parece estupendo, Roberto!
    Farei, sem os canudos, claro!
    Massoia é um óleo essencial ímpar, parece que tudo fica dourado ao sentir seu aroma.
    Um abraço,
    Marian

  2. Olá Roberto.

    Parabéns pelo blog e pelo trabalho espetacular.
    Poderia me dizer onde posso baixar esta fórmula? Não consegui encontrar junto com as outras. Uma dúvida: faço meu leite de coco com a própria água dos cocos batida junto com a carne. Como faço para ter as medidas corretas de água de coco e leite de coco? Também fico perdida com as medidas em porcentagem.
    Agradeço imensamente e parabéns mais uma vez.
    Um abraço.

    • Rachelina,
      Esse nao tem uma fórmula formalizada como costumo fazer, me falta tempo para isso mas no texto está tudo que vc precisa para fazer o sabao_ “Este sabão foi feito com 100% de óleo de babaçú orgânico, com superfatting de 20%, concentração de soda de 30% e como líquidos foi usado 50% de leite de coco e 50% de água de coco, congelados, para a diluição da soda. Como fragancia foi usado o óleo essencial de Massoia (Cryptocarya massoia) que tem aroma intenso de coco, e um fundo de canela. Esse óleo é de origem da Indonésia.”

      O leite de coco e a água bem como a polpa liquifeita (melhor peneirar) é descontado da água de diluição da soda.

      • Olá, Roberto!
        O que entendi sobre o superfatting é que você poderá fazê-lo descontando um pouco da soda ou colocando um pequeno excesso de óleo, correto? Se for isso, quando você diz que fez o supperfatting de 20% e concentração de soda de 30% , significa que normalmente você usaria 80 g do óleo para uma concentração de soda 30%, mas, considerando que deseja o SF de 20%, você vai usar 100% do óleo? E…. basta o óleo de babaçu nessa fórmula, não precisa o de palma para conferir dureza, como você já ensinou? O óleo de babaçu pode ser substituído pelo de lucuri? Se facilitar, a composição do luciri é:
        ácido caprílico: 15 a 27%
        ácido cáprico: 6 a 15%
        ácido láurico: 36-45%
        ácido mirístico: 7 a 13%
        ácido palmítico: 3 a 6 %
        ácido esteárico: 2-4%
        ácido oleico: 4-10%
        ácido linoleico: 1-3%:
        ácido araquidico: <1%
        Um abraço!

        • Fernanda,
          Para que vc tenha uma garantia que o sabão é seguro, isto é, que ele não seja muito alcalino, que o torne cáustico, que poderia atacar a pele, vc faz o superfatting. Esse superfatting, como vc disse, pode ser feito colocando um excesso de óleos ou reduzindo a quantidade de álcali. Existe um conceito errado, um equivoco que muitas pessoas conceituam é que o excesso de óleo (superfatting) e a redução de álcali (desconto de álcali) são coisas diferentes. Não são, são a mesma coisa, essas pessoas que pensam errado, acham que o excesso de óleo que é adicionado depois do trace, é o que fica no final da saponificação.Usam até óleos caros como o Argan, pensando que esse excesso é o que fica no sabão. No trace somente 10% da saponificação foi realizada e portanto no final fica uma quantidade de óleos sem reagir (superffating) que é uma mistura de todos os óleos usados na formula.

          Vamos pegar o exemplo desse sabao de coco 100 para corpo.

          para 100g de babaçu considerando zero de superffating, seriam necessários: 100 x 0,175 = 17,5 g de soda ( 0,175g NaOH/g de óleo é o IS do babaçu)
          Como vc vai trabalhar com 20% de SF, vc teria 17,5 x .80 = 14,0 g de soda.

          Não precisa de palma por que o sabao é 100% óleo saturado (babaçu) que já dá a dureza necessária.

          Sim, o óleo de Licuri pode ser usado no lugar do babaçú. O indice de saponificação do licuri é um pouco menor, 0,157g NaOH/g contra 0,175g NaOH/g

  3. Hola, Roberto, soy una jabonera española (espero que me entiendas), interesada en adquirir aceite esencial de Massoia, pero mis proveedores habituales no lo tienen. Me podrías decir dónde lo compras? gracias de antemano, y magnífica página, felicidades.

  4. Olá! Comprei um litro de óleo de côco e gostaria de fazer um sabão para banho, mas não acho soda cáustica a 30%. Só consigo achar em escamas. Como faço para chegar a essa porcentagem? Obrigada

  5. Ola, Akira! Primeiramente quero parabenizar seu trabalho, e por publicar essa receita de sabão de coco natural. Adoro produtos naturais e quero fazer um sabão de coco assim mas, tenho umas duvidas: onde posso encontrar essa soda 30%? Ela é liquida? Depois de feito esse sabão ele pode ser aplicado no cabelo, ou a soda prejudica? É que pretendo fazer alem de fazer o sabão, fazer também um shampoo que vai sabão de coco natural.. por isso queria saber. Queria saber também se essa soda é mais fraca q as outras? Ah, me desculpe tantas perguntas, agradeço se puder me ajudar.

  6. Boa tarde Roberto!!

    Este sabão me deixou com água na boa!! Se é que posso falar assim.
    Sou inexperiente em fazer sabões, (estou apenas começando) , então, quero ver contigo se tem como enviar a receita, até tentei fazê-la na calculadora, mas como tem um sobreengorduramento de 20%, fiquei receosa de errar na quantidade da soda.

    Obrigada!

    • Katia,
      Bastante simples esse sabão 100% coco:

      óleo de coco/babaçú/palmiste = 68,2%
      água ou mistura de água de coco e leite de coco = 22,3%
      soda = 9,5

      • Roberto, boa noite!
        Utilizei esta proporção para fazer este sabão, além de colocar 0,30% de OE de coco. Fiz o calculo do IS do óleo de coco da seguinte forma: 100×0,184=18,40 …18,40×0,80=14,72g. Após 48h retirei o sabão da forma e medi o ph. Utilizei o suco de repolho roxo misturado ao sabão dissolvido na água. A cor do processo ficou verde. Consultei algumas tabelas na internet e esta cor apresenta um ph em torno de 11 a 12. Está certo? Será que ele não vai ficar agressivo a pele? Obrigado.

      • Roberto, boa tarde! É a primeira vez que entro no seu blog. Muito educativo. Desejo fazer esse sabao, contudo, gostaria de saber como voce chegou a esses números.

        Grato, Roberto!

        PAULO

  7. Oi Roberto, tudo bem?
    podes me dar a dica de onde conseguir óleo de massoia? Eu tenho um da laszlo, mas para perfumar sabonete fica muuuuito caro! Você conhece algum fornecedor que comercializa em maior quantidade mais em conta?
    grata!!!

  8. Boa tarde!

    Fiz o meu sabão de coco.
    Deu tudo certo, pena que o que tanto queria, não aconteceu, que era que ficasse branco. Infelizmente ficou bege, a cor do seu quando enformado.
    Vou fazer outro teste.

  9. Roberto, boa tarde.

    Quero confirmar contigo o índice de saponificação do óleo de coco licuri: 0,157?
    Tive uma informação de ser 0,180, então fiquei na dúvida.

    Att.,

    • Katia
      Vc está lendo o valor oficial do indice de saponificação que é expresso em mg de KOH (potassa) por g de óleo
      Eu estou especificando é mg de NaOH (soda) por grama de óleo
      Está correto o valor de 0,157 g de soda para uma grama de óleo de licuri

  10. Bom dia!

    Este sabão de coco deve ser desenformado antes de 18 horas?
    Fiz 2 vezes, na primeiro desenformei com 12 horas, cortei e deu tudo certo.
    Na segunda vez, desenformei com 18 horas, e quando fui cortar, ele ia lascando, cada vez que apertava a faca, outra trinca no sentido contrário surgia. Quase chorei, porque ele ficou lindo.
    Não entendi porque ocorreu essas trincas…
    Você pode me ajudar?
    Obrigada

  11. Roberto, boa tarde.

    Este é o mesmo sabão que esta à venda em seu site (Sabonete Coco 100% por R$13,50?)
    É aconselhado lavar os cabelos com ele?
    Obrigado

  12. Bom tarde Professor, estou super curiosa, sobre esse sabão de coco.

    já fiz algumas tentativas, mas continuo com duvida, usando as tabelas , da um excesso de limpeza. a formula que usei foi para 1oogr de oleo de coco, 14gr de soda e 34gr de agua e leite de coco e usei oleo essencial de coco, acha que esta equilibrada a formula?? gostaria da sua opinião da qual confio plenamente.
    sobre outra situação, também adoro sabão de mel, mas não consigo que fique duro o suficiente , qual a percentagem recomendada de mel para fazer sabão de mel.aguardo a sua ajuda muito Obrigado

    • Germana,
      Está correta a sua formulação do sabão de coco 100% para o corpo.
      Está com SF de 20% que é o ideal para tirar a agressividade de limpeza do sabão. As calculadoras não consideram a grau de SF e assim não indicam as propriedades corretamente.

      O mel precisa colocar no máximo de 5% sobre os óleos

  13. muito obrigado Professor , pela sua ajuda que é preciosa. Adoro tudo o que escreve, conhece o mundo do sabão, química etc… como ninguém. Parabéns. vou continuar a acompanhar o seu belo trabalho . e de vez em quando pedir a sua preciosa Ajuda.
    Muito Obrigado. Germana

  14. Bom dia , mais uma vez venho a pedir a sua ajuda. por algo que me esta acontecer e não estou a conseguir resolver. estou a fazer sabonetes personalizados para um baptizado de uma Amiga. uso um molde que tem muitos pormenores.. O PROBLEMA. é que quando faço sabão usando formulas que penso que estão equilibradas., normalmente e 70% azeite,20 ,coco,10 palma, 137g, soda, 380 agua, leite, pode levar óleo de ricínio, amêndoas doces, mel, abacate .etc..e o sabão fica com uma leve camada esbranquiçada, que eu limpo após mais ou menos um mês , e o sabão fica lindo. o problema é que não posso limpar agora neste caso porque senão desaparece o desenho que tem o sabão, já lavei o sabão , mas continua a ficar com pontinhos brancos.. não sei mais o que fazer…. Quando o tiro do molde esta lindo… depois com o passar dos dias começa a ficar com os pontinhos brancos…..Pode me Ajudar Se faz Favor!! o que devo Fazer?? desculpe o estar a incomodar com esta situação.Aguardo a sua preciosa ajuda
    Cumprimentos
    Germana

  15. Akira, obrigada por compartilhar informações com tanta clareza e precisão. Apreciei muito saber que há um óleo essencial (Massoia) que seja possível usar apenas algumas gotas.
    Você teria outras sugestões de óleos essenciais que poderiam ser usados no cold process em quantidades menores? Talvez patchouli, vetiver, cravo, eucalipto…
    O que acontece quimicamente no processo da saponificação que é necessário, segundo as receitas que vejo, usar de 3 a 6% de OEs? Me parece tanto…
    Super obrigada por sua atenção e gostaria de parabenizá-lo por seu site.
    Rosana Caram

    • Rosana,
      Massoia é uma excessão, é muito forte.
      O sabão é solido, tem uma estrutura cristalina, e para aromatizar um “sólido” precisa uma quantidade grande OE.

  16. Boa tarde Roberto, estou iniciando na arte da saboaria cold process e estudo sempre seus ensinamentos.
    Porém estou com uma dúvida sobre o óleo de coco. Aqui em minha cidade encontro apenas o óleo de coco extra virgem em estado líquido viscoso e não em forma de “gordura” (em temperatura ambiente), existe diferença na hora de se calcular sua quantidade na fórmula?

    Obrigado.

  17. bom dia professor .
    eu sou um dentista,ja a `22 anos.
    adoro realizacoes,e pretendo sua ajuda para esta receita de sabonete de coco puro.
    copiei uma receita que vou reproduzi.la aqui

    68.2% oleo de coco
    32.3% aguae leite coco sendo 50% mais 50%
    9.5% soda caustica.
    pergunta:sao 9.5%do peso total em soda,ou tenho de calcular o peso relacionando a concentracao da soda no rotulo.
    outra pergunta:eu congelo a agua misturado com o leite coco.
    misturo a soda em qual temperatura ,apos descongelar?
    apos esta mistura,eu adiciono o oleo de coco.pergunto em qual temperatura devera estar este oleo?
    obrigado pela sua atencao
    aguardo respostas para esta mais nova empreitada minha,
    pergunto:o sr ministra cursos dessa area? onde?

    ,marco tulio

    • Marco,
      Esta correta a quantidade de soda para um superfatting de 20%, o calculo é assim:
      68,2 x 0,175 = 11,9g de soda x 0,80 = 9,5g de soda com o SF de 20%
      O que tem nessa fórmula, é muita água, a concentração de soda está baixa, 22,7% = 9,5/(9,5 + 32,3)*100 = 22,7%
      Trabalhe com 31% de concentração de soda, o sabão vai secar mais rápido.
      Ao fazer com 31% não cubra ou isole o molde com a massa pois pode rachar o sabão devido ao calor gerado

  18. Olá Sr Akira,

    Antes de fazer a receita do sabão gostaria de saber como se faz para deixa-lo com a cor branca, visto que a cor do óleo de côco “Licuri” que irei usar é marron?
    É preciso usar o óxido de titânio?

    Agradeço desde já,
    Marco Aurélio

  19. Bom dia Sr Akira,
    Estou elaborando minhas primeiras receitas (cold process), tenho uma dúvida, posso usar apenas um tipo de óleo base?
    Ouvi dizer que é apropriado usar na composição óleos “duro” e “mole” para proporcionar limpeza e emoliação?
    Agradeço desde já.
    Marco Aurélio

  20. Bom dia caro Roberto, sempre que tenho algumas dúvidas, recorro ao seu site, o que me tranquiliza muito. Sou proprietário de uma micro empresa distribuidora de químicos para domisanitários e cosméticos, atendendo micro fabricantes locais que fazem produtos para venda domiciliar, significando isto na maior parte das vezes, sua sobrevivência. Então, procuro ser o mais criterioso e honesto possível no fornecimento de produtos que atendam qualidade e preço justo. Hoje, especificamente, gostaria de, se possível, conseguir contigo uma formulação de SABÃO de CÔCO líquido, de boa qualidade, com bom ativo, viscoso tipo detergente de louça, com e sem alvejante ótico. Na verdade, são dois tipos: um para cozinha e outro para lavanderia. Ambos serão para uma clínica especializada em pediatria, com internação de crianças, então querem os produtos menos prejudiciais possíveis. Caso seja possível estas formulações, fico extremamente grato. Gerber.
    GG Quimica Ltda
    CNPJ 05867195-0001-95 São José SC

    Gostaria que as informações fossem enviadas para meu email : sabonetecia@gmail.com

    • José,
      Vc tem uma empresa constituída e fica fora do escopo ficar solicitar formulações, aqui o enfoque é para atividade artesanal e não empresarial.
      Se quiser uma consultoria mande um e-mail.

  21. Boa noite, tenho alergia\enxaqueca a quase 100% dos shampoos e sabonetes indsutrializados para banho, ate ja tentei a base de glicerina para fazer sabonetes, mas como possue muitos ingredientes quimicos, é apenas questão de tempo e fico com os mesmos sintomas.

    Pesquisando na internet e por sugestão de minha mãe, finalmente achei o sabão de coco 100% natural, para usar tanto como shampoo e sabonete para o corpo.

    Conforme vi em sua composição a fórmula seria a mais simples possível, como o fazem sem componentes químicos. Gostaria de saber se vendem pelo site ou possuem alguma loja física onde possa adquirir o sabonete com a fórmula do desenho do site.

    De repente, apenas óleo 100% natural para peles secas, água e gordura vegetal, necessário para dar ao sabão a consistência e formato de barra.

    Grato e aguardo retorno, att.: Adriano

  22. Olá Akira,
    Tenho uma dúvida, a soda a 30% eu tenho que diluir em água primeiro antes de misturar com a água de coco e o leite de coco congelado, ou é para colocar a soda em flocos direto com a água de coco e leite de coco congelados? Obrigado.

  23. Sim, obrigado pelo esclarecimento.
    Com relação a essência , eu gostaria de colocar uma mais em conta mas que ficaria bom com esse sabão, qual você me indicaria? E como faço com relação ao peso(tipo retiro parte do peso do óleo de coco para colocar essa essência?

    Desculpe as perguntas mas essa receita vai ser minha primeira.
    Obrigado.
    Deus te abençoe!

  24. Akira, esqueci de perguntar, a água de coco pode ser do coco verde in natura? E o leite de coco pode ser de garrafinha do supermercado?

    Obrigado novamente.

    Grande abraço!

  25. Boa noite.
    desculpe mais sou leigo em fórmulas e gostaria de aprender para esta usado em casa.

    Ser quero fazer com 200gr de óleo de coco como faço cálculos dos demais produtos .

    Obrigado antecipado e uma boa noite

  26. oi Roberto, tudo bem? vou fazer um sabonete de coco e gostaria de saber o que o uso do leite de coco e água de coco difere do uso de água pura na solução de soda no resultado final?
    E ainda: para dissolver a soda na mistura congelada, a soda é adicionada sobre o gelo que vai aos poucos se derretendo, é isso? muito grata. Abraços.

    • Emy,
      O leite e a água de coco não são fundamentais, pode ser substituído pela água.
      Se usar água, não precisa usar o gelo. Como a água e o leite de coco possuem açúcar, o congelamento é para não carbonizar e deixar o sabão com cor escura

      • muito obrigada, Roberto, por responder tão rápido! Ainda que use água, é interessante deixar esfriar até 15 graus a solução de soda? E por que nessa receita é interessante que não forme gel?

          • Obrigada, professor! será meu primeiro sabão. Fiz o molde de silicone e deu tudo certo. Pra retirar o silicone precisei desmontar a caixa e remontar com parafusos pois tinha sido feita com cola. Li todos os comentários aqui, espero que dê certo. Abraço!

  27. Boa tarde,

    Quanto tempo demora pra dar o traço, sem mixer? Estou mexendo há muito tempo e nada, já adicionei um pouco de soda mas ainda nada…

      • Boa noite, Akira

        O sabão que eu fiz foi de óleo de coco de praia (Cocos nucifera).

        Confesso que trabalhei em condições ruins:

        A minha balança é de escala 1g (além disso, não me parece muito confiável quanto a sua marcação);
        Fiz uma quantidade pequena (150g), e neste caso, as quantidades de cada ingrediente eram pequenas (100g de óleo, 34.34g de água e 15.33g de soda (a quantidade de NaOH ficou 14,72, mas calculei de acordo com a concentração da soda, 96%).
        E como a receita que eu fiz era pequena, um pequeno erro representa bastante.

        Para mexer, utilizei um garfo metálico, comum.

        Como demorou bastante pra dar o ponto, desconfiei de ter dado um erro pequeno na dosagem dos ingredientes.

        Depois de muito misturar e deixar em repouso por 15 minutos formaram-se duas fases: a fase inferior composta por uma massa de cor esbranquiçada, e a superior aparentava ser somente de gordura.
        Tirei a conclusão de que havia pouco NaOH para reagir, e adicionei mais um pouco (afinal, a receita já conta com superfatting, logo, não vi problema em adicionar um pouco mais de soda).

        O sabão já está desenformado e ficou bem branquinho. Assim que eu usar digo como ficou. Lhe pergunto: quanto tempo você acha interessante deixá-lo concluindo a saponificação até poder usá-lo?

        Atenciosamente, Gabriel Wathier

        • Quanto à minha pergunta sobre o tempo de secagem, acabei de lembrar que você falou sobre na seção “Cold Process”: 3 a 4 semanas.

          Grato.

  28. Olá Roberto!
    Despejei a massa no molde há 4h, e agora está com uma rachadura no sentido longitudinal…. está bem quente e as bordas parecem estar já endurecidas. Usei água pura no lugar da mistura com leite de coco. Misturei os óleos a 34 graus com a solução de soda a 32 graus…. usei 5% OE lavanda. Agora dei uma pressionada com o dedo no sentido da rachadura até ficar plano de novo e aparentemente está colado…. alguma sugestão pra não ocorrer a rachadura novamente?

    • Emy,
      A reação de saponificação do óleo de coco/babaçu/palmiste é extermina, gera muito calor. Precisa usar um molde largo que não seja fundo para dissipar o calor ou use um ventilador nas primeira horas depois no molde.

  29. Boa noite, Akira

    As propriedades medicinais dos ácidos graxos se mantém no sabão? Ou as cadeias são quebradas e o ácido láurico, por exemplo, deixa de ser ácido láurico? Espero ter sido claro.

    Atenciosamente, Gabriel Wathier

  30. Boa noite.

    É normal ficar com um cheiro de ranso? Fiz com 100% óleo de coco (nucifera) extra virgem. Tem algum palpite do que possa ter acontecido?

    Att, Gabriel Wathier

    • Gabriel,
      Não deveria, no óleo de coco predomina ácidos graxos saturados que tem maior resistência à oxidação. Quem sabe seu óleo de coco não esteja “batizado” …..

  31. Bom dia,

    Gostaria de comprar esse sabão sem soda caustica, seria para lavar meu cabelo, voce vende? entre em contato comigo por favor! deixei meu e-mail

    att. Juliana

    • Juliana,
      Esse sabão de coco como todos os sabões bem formulados e corretamente calculados não possuem soda caustica.
      A soda caustica é um componente da reação química que ocorre noa formação do sabão.
      Eu não vendo produtos

  32. Boa tarde Akira,
    Nunca fiz sabão assim, e não consegui entender direito como fazer,
    estou com queda de cabelo e precisando de algo assim 100% coco,
    você consegue me ajudar um pouco mais nesta preparação? Obrigada

    • Gleice
      Se vc nunca fez sabão, precisa estudar os fundamentos básicos.
      Veja as matérias que estão no site, principalmente a introdução.
      Depois veja como se faz um sabão por cold process.
      Qualquer dúvida, pergunte

  33. Mestre Akira,
    Dentre as várias fórmulas de sabonete em barras com que você nos tem brindado, existe alguma particularmente indicada para pele oleosa?
    Pergunto porque fiquei muito interessado neste 100% óleo de coco corpo e banho com 20% de SF. Seria esse o campeão para peles oleosas? Penso em fazê-lo com óleo de palmiste (mais barato, mas fácil de encontrar e de origem mais confiával) e adicionar um pouco de argila verde, que segundo li é indicada para esse tipo de pele, mas não estou certo sobre quanto devo usar. Talvez uns 5% do peso total da massa?
    Agradeço pela resposta, e por você ter criado esta verdadeira escola de saboaria que é seu site.

    • Em tempo:
      Vi o tutorial do xampu em barra para cabelo oleoso e corpo, mas não sei se é indicado também para pele oleosa. E a propósito, qual q diferença entre sabonete em barra e xampu em barra?
      Obrigado e um abraço.

    • Dudo,
      Para pele oleosa vc precisa ter um sabão que tenha as propriedades de limpeza e condicionamento maior.
      Essa propriedade é dada pelos óleos que contém a predominância de ácido laurico – coco ou babaçú ou palmiste.
      Se for fazer esse de 100% coco com SF de 20%, não precisa adicionar nada, é um sabão extraordinário, para cabelo e corpo.
      Argila é até 5% sobre óleo

      • Mestre Akira,
        Cada resposta sua é uma nova aula! Você responde, explica, detalha, e nos deixa cada vez mais fascinados pela arte da saboaria!
        Muitíssimo agradecido!

  34. Sr. Akira,
    Vi nos comentários acima que posso colocar o óleo de palmiste e água (ao invés de água de coco e leite de coco). Queria entender a calculadora ou aprender a fazer os cálculos de forma manual. Me diga uma coisa, eu parto de uma quantidade, ex: 1 litro de óleo de coco de palmiste, aí depois é que eu coloco na calculadora o SE que eu quero (20% para shampoo e 5% para sabonete) e após isto é que eu vejo a quantidade de soda e água que coloco? Posso colocar chá de alecrim, por ex, ao invés da água? Preciso alterar alguma coisa? A concentração que tem na calculadora sempre deve ficar em 29%? Ela corresponde a concentração de gorduras (óleos) ou de soda?
    Pelo que percebi, o sobre engorduramento (SE) eu posso colocar na calculadora o percentual que eu quiser, é isso?
    Me diga uma coisa, eu coloco os óleos que quero usar na calculadora (palimste, azeite de oliva, macadâmia, abacate…), aí se for sabonete para o corpo eu coloco o SE de 5% e se for para o cabelo eu coloco o SE de 20% e a calculadora vai me dizer a quantidade de soda e de água e eu escolho o processo (quente ou frio) é isso? Qualquer fórmula eu posso fazer pelo processo quente ou pelo frio?
    Pelo que entendi, nesta fórmula eu escolho 1000ml de óleo e o percentual que tem o senhor falou acima eu calculo em cima dessa quantidade. Aí seria (68,2%): 682ml (dá diferença se for grama ou ml pra medir o óleo de coco?); 323ml de água (32,3%) e 95g (9,5%) de soda cáustica (a minha soda tem 99% de pureza). Só que coloco na calculadora mendrulândia 1000ml de óleo de coco (lá na calculadora está em grama, dá diferença?), com SE 20%, a calculadora dá o valor de 141 gramas de soda e 346ml de água. Qual o meu erro? Quais as quantidades que devo fazer? Grata pela ajuda. Pode responder por e-mail.
    Mais uma vez, muito obrigada.

    • Maria,
      Analise com atenção a fórmula do sabão de coco 100% para o corpo. A água de coco e o leite de coco são opcionais que entram na preparação da solução de soda, junto com a agua.
      Estude no site o modo de calcular a quantidade de soda na mão. Depois veja como usar uma calculadora online, sugiro a Mendrulandia porque está em português. Se dominar o inglês recomendo altamente o Soapcalc, a mais completa calculadora disponível.

      • Sr. Akira,
        Tenho tentado olhar os seus arquivos do site e minhas dúvidas são as postas acima. Tentei usar a calculadora mendrulândia, pra ver se conseguia entender a fórmula… e as conclusões que cheguei foram as que falei no post anterior. Não sei inglês. Infelizmente. Será que o senhor poderia me mandar os cálculos para 1 litro de óleo de coco como fez com a “catia pacheco”. Sou uma pessoa esforçada e estou precisando aprender. Infelizmente tenho um pouco mais de dificuldade em entender essa fórmula, não sou autodidata como o senhor, mas depois que eu entender como funciona, acredito não terei problemas. Li sua história! Admiro seu trabalho e sei que sua opinião é muito valiosa. Realmente não consigo entender em cima de que são os percentuais (68,2%: 682ml (dá diferença se for grama ou ml pra medir o óleo de coco?); 323ml de água (32,3%) e 95g (9,5%) de soda cáustica. São calculados em cima da quantidade de óleo (no meu caso: 1 litro)? Para shampoo o SE é 20% e pra sabonete 5%? Tem algum lugar/livro/curso on-line (moro no NE) que possa aprender? Muito agradecida, desde já! Deus abençoe imensamente.

        • Maria,
          O calculo na mão se faz assim:
          Óleo de palmiste – o indice de saponificação é de 0,176g de soda/g de óleo de palmiste
          1 litro de palmiste = 920g (use sempre em peso), portanto para isso é preciso: 920 x 0,176 = 162g de soda.

          Para esse sabão de coco 100% para uso corporal (corpo e cabelo) utiliza-se um sobre-engorduramento de 20% e portanto o calculo fica assim:
          162 x 20/100 = 130g de soda

          Agora vc já tem a quantidade de soda para fazer o seu sabão de coco 100% corporal. Precisa determinar a quantidade de água para dissolver a soda.
          Para isso deixe a concentração desova em 31%, isso significa que em 100g dessa solução vc teria 70g de água e 30g de soda. Agora é simplesmente fazer uma regra de três simples: 100 x 130/30 = 433 e portanto a quantidade de água será: 433 – 130 = 303g de água

    • Maria,
      O calculo na mão se faz assim:
      Óleo de palmiste – o indice de saponificação é de 0,176g de soda/g de óleo de palmiste
      1 litro de palmiste = 920g (use sempre em peso), portanto para isso é preciso: 920 x 0,176 = 162g de soda.

      Para esse sabão de coco 100% para uso corporal (corpo e cabelo) utiliza-se um sobre-engorduramento de 20% e portanto o calculo fica assim:
      162 x 20/100 = 130g de soda

      Agora vc já tem a quantidade de soda para fazer o seu sabão de coco 100% corporal. Precisa determinar a quantidade de água para dissolver a soda.
      Para isso deixe a concentração desova em 31%, isso significa que em 100g dessa solução vc teria 70g de água e 30g de soda. Agora é simplesmente fazer uma regra de três simples: 100 x 130/30 = 433 e portanto a quantidade de água será: 433 – 130 = 303g de água

      • Sr. Akira,
        Deus o abençoe!
        Vou fazê-lo por hot process e qdo desligar da crock pot colocarei óleo essencial de alecrim, pois to com muita queda.
        Agora que aprendi a fazer o cálculo, só é descobrir o índice de saponificação dos óleos e posso fazer outros shampoos usando outros óleos a depender da necessidade do cabelo. Muito obrigada. O senhor da curso on-line? ou me indicaria algum livro ou lugar para pesquisar. Não quero estar incomodando-o. Mais uma vez obrigada! Paz e bem.

  35. Senhor Akira,
    é profundo o respeito que tenho pela sua iniciativa e dedicação em nos ajudar a trilhar o caminho da saboaria artesanal, as informações que estão aqui são um tesouro enorme para os iniciantes e praticantes. Somos gratos!

    Por gentileza, peço que me ajude a sanar algumas dúvidas que me estão surgindo:

    1-Na hora de fazer a conversão ml-g, a conta é a mesma para todos os óleos (1l x 0,92) ou é variável a partir da densidade de cada um?

    2 – Vou fazer o sabão 100% coco com o óleo de licuri, e como não existe nenhuma calculadora que liste o IS do licuri (o mais próximo que encontrei foi o buriti, mas por ele possuir a proporção de Sat/Insat diferente, os cálculos acabaram dando errado), decidi fazer os cálculos a mão. Preciso saber se os cálculos e os valores estão corretos.

    A fórmula do sabão será 100% óleo de coco licuri com 20% SE e concentração da soda de 30%

    Para 920g de óleo de coco licuri, 115g de soda e 268g de água. Está correto?

    3 – Também gostaria de saber se seria recomendado adicionar uma pequena quantidade, em torno de 10 a 15%, de um óleo macio (oliva, no caso) para dar mais emoliência ao sabão. Isso poderia desequilibrar a fórmula original e suas propriedades?

    Muito obrigada pela atenção,
    Carolina

    • Carolina,
      1 – Tem diferenças insignificativas, pode considerar 0,92 g/ml para todos os óleos
      2 – O IS do licuri é 208mg de KOH/g de óleo (149mg NaOH/g de óleo)
      3 – Se está fazendo sabão de coco 100% para corpo não tem necessidade de add outro pelo, o SF de 20% faz esse papel

      • Obrigada pela resposta!

        Só me restou uma dúvida em relação ao IS do licuri… Em alguns comentários acima o senhor havia falado sobre ser 0,157 e agora 0,149…
        Fui.atrás de informações no site do fabricante e lá informam que o IS é entre 208-240 (para KOH).
        Essa variação se deve ao óleo não ser refinado ou homogeneizado?
        Se eu adotoar um valor intermediário entre o menor e o maior valor de IS meu sabão será seguro para uso?

        Grata mais uma vez pela disposição em responder.:)

  36. Oi Roberto,

    Fiz o sabão com 100% licuri, o trace ocorreu muito rápido, ficou super duro e na sequência amoleceu novamente e ficou com aparência gelificada, continuei mexendo, com colher mesmo, e ele foi endurecendo novamente e então coloquei na forma. Ficou muito bom o sabão, mas na hora me assustei e foi uma confusão, me pergunto agora o que foi que aconteceu? O senhor imagina porque ocorreu isso?

    muito grata,

    Julia

    • Julia,
      Provavelmente uma alta acidez do licuri devido ao mal manuseio do fruto, tempo demasiadamente longo entre a colheita e o processamento

      • Entendi Roberto, pode ser, apesar que esse óleo eles dizem ter uma acidez em torno 3,5 %. O que se recomenda que faça nessa situação? Foram duas levas, a primeira eu botei logo na forma e o sabão ficou mole novamente antes de endurecer de novo e, na segunda vez ele deu essa segunda amolecida no balde, antes de eu verter o sabão para a forma. Me parece, agora, depois de pronto, que o segundo ficou melhor, mas mais na aparência, porque ele ficou mais branco e o outro ficou meio cor de rosa.

  37. Roberto, agradeço pela generosidade de compartilhar seu conhecimento, é muito útil àqueles que ainda estão tateando na saboaria, como eu. Queria saber duas coisas. 1) Se leite de coco + água de coco, nessa receita, forem substituídos por água normal, o sabonete deixa de ser indicado para corpo e banho? 2) Essa receita pode ser feita por hot process? Acabei de fazer o meu primeiro hot e queria fazer outro, mas 100% óleo de coco.

    Um abraço,
    Ludmila

    • Ludmila,
      Exatamente, o leite e a água substituem a água da diluição da soda. A substituição não ocasiona nenhuma alteração no sabão, continua podendo ser usado no corpo e banho.
      Não se faz sabão de coco em hot process, nesse caso o cold é melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>