O sabão no mundo dos petit pois

IMG_0308IMG_0368

IMG_0432Na moda e no fashion, as estampas de bolinhas chamadas de petit pois ou petit poás ou simplesmente, poás, que apareceram pela primeira vez em 1894 na Inglaterra, nunca sai de moda, e vira e mexe aparece com força total.

Particularmente gosto destas estampas e o estranho é que até então, não tinha visto o petit pois decorando um sabão. Já tinha visto algumas tentativas mas não a estampa original do poás.

Resolvi tentar fazer e conversando com a saboeira Mónica Carvalho, da Saponem Opera (https://www.facebook.com/SaponemOpera?hc_location=stream), ela me deu uma dica preciosíssima de como usar um material para fazer as bolinhas, sem a qual não seria possível avançar.

Este material são os canudinhos de refrescos, chamados em Portugal de palhinhas, feitos de poliestirenos ou de polipropilenos.  Os diâmetros mais comuns são os de 6 mm (refrescos e sucos), 8 mm (milk shake) e 9mm (turbo milk shake).

IMG_0253Primeiro você cria como será a estampa das bolinhas, criando um gabarito usando um software de desenho qualquer, levando em consideração o tamanho do molde e o tamanho das barras. Este é um molde de 9 x 15 cm que dariam 4 barras de 9 x 7,5 cm e espessura de 2,5 cm – as barras são cortadas horizontamente.

Em seguida você coloca uma camada de mais ou menos 2 cm de massa de modelagem em todo o fundo do molde. Pode usar algo roliço para estender a massa e deixar uma superfície plana. Eu usei aqui a massa de modelagem da marca Acrilex de uso profissional, mas pode servir as massas de modelagens para crianças, essas massas são bem mais fáceis de trabalhar, são mais moles.

IMG_0254Com a massa no fundo do molde, você posiciona o gabarito e com o auxílio de uma agulha você fura o papel e marca o centro de cada bolinha.

IMG_0258Posicione os canudos, neste caso foi usado o de 6 mm de diâmetro, bem no centro das marcas feitas, e pressione para ficar presa pela massa. Deixe os canudos bem na vertical, bem perpendicular.

IMG_0261Agora é só preparar a massa de sabão na cor de fundo desejada para a estampa de poás e deixe no trace bem leve para poder nivelar bem no molde. Isso é muito importante, se o trace for grosso, fica impossível o nivelamento e o trabalho fica comprometido, pois não é possível usar espátula para nivelar. Importante trabalhar a massa em baixa temperatura e com concentração de soda baixa, algo como 28 a 30%.

IMG_0264Este molde por ser de silicone não foi preciso revesti-lo. A quantidade de massa precisa ser calculada considerando a altura da barra acrescido de 1 cm para o acabamento nas duas faces, a de cima e a de baixo.

IMG_0267Depois de mais ou menos 3 horas ou no caso de ter formado o gel, depois de ter dissipado o calor, retire com cuidado os canudinhos da massa.

IMG_0270Importante é não retirar os canudos durante a fase gel ou com a massa ainda com calor formado, pois isso pode colapsar a cavidade ao retirar os canudos e inclusive fechar as cavidades.

IMG_0276Prepare as massas que vão compor as cores das bolinhas dos poás. Aqui foi usado o preto e o verde. Para verter nas cavidades é mandatório que a massa esteja no trace bem leve, caso contrario fica impossível preencher completamente as cavidades. Bata o molde para acomodar bem a massa.

IMG_0280Depois de 18 a 24 horas desenforme o sabão. Esta é a parte debaixo do bloco de sabão já com a base de massa de modelagem retirada

IMG_0285A base de massa de modelagem pode ser reutilizado se retirado com cuidado.

IMG_0289Depois é só cortar no tamanho das barras individuais. Aqui, em primeiro plano o que sobrou do acabamento e as quatro barras.

IMG_0292IMG_0294IMG_0295IMG_0317Este é um molde maior para 20 barras de 9 x 6 cm, já forrado com a massa de modelagem.

IMG_0322O gabarito posicionado para a marcação dos centros dos canudos. Neste caso um canudo de 9mm de diâmetro.

IMG_0323As marcações feita com uma agulha.

IMG_0325Aqui os 90 canudinhos de 9 mm de diâmetro presos na massa de modelagem.

IMG_0329É importante ir alinhando na medida em que for colocando os canudos.

IMG_0331A massa é vertida no molde.

IMG_0336Os canudo retirados e protos para receberem as cores que formarão as bolinhas dos poás.

IMG_0342Os canudo podem ser reutilzados bastando lavar e secar.

IMG_0344Foi usado várias cores e também base glicerinada vegetal tingidas com glitters cosméticos.

IMG_0350A retirada da massa de modelagem, um pouco mais difícil devido a camada baixa e ao tamanho maior.

IMG_0353Corte do bloco para a formação dos loafs, tudo seguindo o desenho inicial da disposição das barras. Foi usado um cortador vertical – a fio de corte fica posicionado na vertical, perpendicular à base do cortador.

IMG_0355IMG_0359O corte de acabamento nas faces dos loafs.

IMG_0363IMG_0367A quantidade de massa precisa ser calculada com certa precisão para evitar o desperdício de material no corte de acabamento.

IMG_0372Os três loafs de sabão petit pois.

IMG_0379As barras individuais.

IMG_0380revIMG_0384revIMG_0386IMG_0385IMG_0387revIMG_0392IMG_0393IMG_0394revIMG_0395IMG_0396IMG_0398IMG_0399revBase glicerinada vegetal transparente

IMG_0435IMG_0402revIMG_0410IMG_0416Este é com canudos de 8mm de diâmetro, um total de 120 canudos

IMG_0418Um sabão de carvão de bambú, sabão muito usado no Japão como detox da pele.
Neste sabão tive problemas ao antecipar a retirada dos canudos ainda com a fase gel em andamento fazendo que houvesse um colapso da cavidade e perdi metade da massa de sabão.

IMG_0423revIMG_0432É isso, as possibilidades são quase infinitas de combinar cores e materiais para se obter os petit poás, explorar outras inovações no preenchimento das cavidades.

IMG_0439

20 ideias sobre “O sabão no mundo dos petit pois

      • Valeu da dica da massa.
        Eu não conhecia esse grupo de Portugal. Não uso muito o face, mas vou procurar.
        Participo de alguns grupos do Yahoo. Aliás foi num deles que vi seu tutorial de cream soap e cheguei ao seu site.

  1. Olá

    Akira Sensei, muito lindo este trabalho. E este com carvão de bambu é o mais bonito de todos para mim 🙂
    Domo Arigatô por partilhar tanto conhecimento.
    Ah, sim, a página que marquei aqui, como site, é ainda um esboço. Tem fotos que serão modificadas, q achei na web e aproximam-se de ideias q tenho, ou algumas piadas rsrs… brain storming 😛

    Eu comecei um blog no wordpress há anos… interrompi tudo. Agora, pretendo voltar a cuidar disso tudo e viver desses produtos. Bem… rsrs… disso e mais alguma coisa rsrs
    Até mais e sucesso 🙂
    Sayonara _/\_

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *