Sabão de coco natural

 

Este é um simples sabão de coco para uso na limpeza geral da casa, na cozinha e principalmente para lavar roupas. Depois de bem seco pode ser processado e transformado em sabão em pó para maquina de lavar roupas.

As pessoas que compram o sabão de coco industrializados se queixam que o sabão atualmente tem uma qualidade inferior, o poder de limpeza tem diminuido e o sabão se desfaz, fica muito mole em contato com a água.
Em parte isso é devido a ganância dos empresários que tem adicionado sal como carga para dar peso e a aumentar a lucratividade e isso compromete a performance do sabão. Este é o sabão de coco 100% natural, foi feito para usar uma quantidade de óleo de babaçú bruto e orgânico muito antigo que tinha aqui. A formulação é 80% de babaçu e 20% de óleo usado de cozinha, com um superfatting de 5% e como colorantes, dióxido de titânio para o branco, e óxido de ferro vermelho, oxido de cromio verde, oxido de ferro preto e violeta ultramarino, para o swirl. Foi usada a soda com concentração de 32%.

Quando se faz um sabão de coco usando somente o óleo de coco o sabão tem uma excessiva dureza que até dificulta o seu uso e também o cold process, gera muito calor (exotermia) com risco de trincar o sabão dentro do molde. Os 20% de óleo recuperado (canola/soja – 60/40) foi usado para minimizar estes problemas sem comprometer a qualidade do produto, inclusive deixando-o menos agressivo para a pele.

Esta saponificação com o ácido laurico presente no babaçú é muito reativa e o sabão tem que ficar no molde destampado para aliviar o calor gerado e está pronto para serem cortados após 4 horas, se deixar mais tempo fica impossível cortar nos cortadores de fios. Como há um forte despreendimento de calor e o molde fica aberto, há uma pequena carbonatação na superfície do bloco de sabão, pode ser visto no verde e no preto.

 

 

82 ideias sobre “Sabão de coco natural

  1. Olá Professor,
    Creio que este sabão pode ser processado da mesma maneira que o seu sabão em pó, com uso de bicarbonato e bórax, estou certa?
    A sua fórmula pode ser usada para lavar roupas coloridas?
    Como há menção ao efeito branqueador do bórax fiquei na dúvida.
    Abçs.
    Violeta.

    • Violeta,
      Isso mesmo, esse sabão de coco uma vez bem seco, pode ser processado para virar um sabão em pó. Nao usa bicarbonato e sim carbonato de sódio e borax. Pode ser usado para lavar roupas coloridas, nao tem problema, o boráx é alvejante e nao danifca a cor.

      • Obrigada por me corrigir.
        Assim que tiver um tempo, vou produzir um lote deste sabão e transformá-lo em sabão em pó.
        Ultimamente o cheiro forte e artificial dos produtos industrializados tem me incomodado e vai ser ótimo ter uma opção para substituí-los.
        Inclusive, tenho usado até vinagre em substituição ao amaciante de roupas e estou achando ótimo.
        Abç.

  2. eu me interesei nese sabao gosto muito pq ele tem um bom cheiro deixa roupa macia me mande a receita pelo email

  3. Bom dia, Sr Roberto

    Fui fisgada pela possibilidade de fazer sabonetes artesanais, usando materia prima da minha escolha. Dou muito apreço à sabonetes de boa qualidade, não uso os “de supermercado”, procuro sempre algum local onde venda sabonetes diferenciados e de qualidade, agora a possibilidade de fazê-los está me encantando. Ainda não parti para a ação, estou reunindo informações em vários sites, blogs, grupos e aqui tenho encontrado muita informação, o que tem me deixado mais segura para começar a tentar.
    Tenho algumas dúvidas que, sem querer imcomodá-lo, gostaria de tirar:
    – Vi que nesse caso acima do sabão de coco, deve-se desemformá-lo com 4 horas de molde. Já li outras receitas de sabonetes que pedem 18 horas e por aí vai. Como saber com qto tempo devo desenformar meu sabonete?
    -Li que alguns pigmentos devem ser diluídos em óleo, outros em água. Minha questão refere-se à argila. Ela deve ser diluída antes de incorporar à massa? Se sim, em qual veículo? E em qual momento devo incorporá-la, no trace?
    – A proporção de óleos essenciais que vou usar numa receita deve entrar no cálculo da soda, visto que tb são óleos? E qual a proporção ideal de óleos para que o sabonete fique perfumado sem exagero?
    -Por último, pelo menos por enquanto…..rs, qual o papel de usar para forrar minha forma?
    Antecipadamente agradeço

    • Nanci,
      Dependendo da composição de óleos a reação de saponificação é mais rápida ou mais lenta. A regra geral é, os óleos saturados (coco, babaçú, palmiste, karite, manteiga de cacau, etc) reagem mais rapidamente do que os óleos insaturados (oliva, girassol, soja, canola, etc). Como no coco predomina o ácido graxo láurico (saturado), a reação é bem rápida e nao precisa de muito tempo para tirar do molde senão ele fica muito duro e dificulta o corte com cortadores de fio. Por outro lado, um sabao de oliva 100% vai precisar de um pouco mais de 24 horas pois predomina o ácido oleico (insaturado) que demora para reagir.

      A argila nao precisa ser diluida, pode-se adicionar diretamente no trace ou tb pode ser misturados aos óleos antes de adicinar a soda.

      Os OE são óleos de constituição diferente dos óleos vegetais, tanto que só uma parte saponifica com a soda, permanecendo a grande maioria sem reagir. A regra é mais ou menos isso: fraco/leve – 2-3% sobre óleos, médio – 4% e forte/intenso – 6%

      O melhor papel é o papel manteiga, o verdadeiro, pois tem um chamado glassline que nao funciona.Tem outras opções, veja no blog

  4. Olá! Muito legal este blog!

    Vou desabafar (hehe), ando tendo problemas com a lavagem das minhas roupas.

    Não sei o que acontece, mas por mais que eu as lave, depois que secam elas ficam com um cheiro forte e que irrita o nariz de todo mundo que fica perto. Imaginem minha situação!

    Eu posso usar muito sabão, pouco sabão, utilizar amaciante ou não utilizar nenhum, o resultado é sempre o mesmo.

    Já utilizei todos os sabões que encontrei pra comprar, nenhum consegue resolver esse problema.

    Não sei o que pode ser isso, mas suspeito que seja algo no meu suor que gruda nas roupas e que o sabão não consegue tirar, pelo contrário, eu tenho a impressão que o sabão gruda na roupa e não fica querendo sair. É um horror!

    Enfim, depois de desabafar, peço ajuda para esclarecer algumas dúvidas, se possível.

    É possível fazer sabão de coco sem utilizar soda cáustica? Existe algum outro produto químico que possa substituir a soda? É que eu acho o cheiro dos sabões de coco vendidos no supermercado muito forte e acho que isso se deve à soda (ou será culpa de alguma essência vagabunda que eles colocam…?

    Enfim, pergunto isso, por vou tentar mais um tipo de sabão pra ver se resolvo o problema de mal cheiro nas minhas roupas. Encontrei na internet uma receita de sabão que não vai soda, nem precisa de reação química pra se obter o sabão, porém leva na composição sabão de coco ralado e eu quero fazer meu próprio sabão de coco, pra não ter que utilizar o do supermercado.

    A receita que pretendo testar é leva o seguinte:

    * 2 xícaras de sabão de coco ralado
    * 2 xícaras de barrilha leve (carbonato de sódio)
    * 2 xícaras de bórax (borato de sódio)
    * 1 xícara de bicarbonato de sódio

    Vejam que a única que tem cheiro dentre estes produtos é o sabão de coco, portanto, o produto final praticamente não deve ter cheiro.

    O sabão de coco eu pretendo fazer pro conta própria, o bicarbonato de sódio é facílimo de encontrar, o carbonato de sódio não é tão fácil mas pode ser obtido esquentando o bicarbonato. O único ingrediente que estou tendo dificuldade de encontrar é o bórax.

    Enfim, só espero que este sabão consiga limpar minhas roupas, porque já não sei mais o que fazer!

    Obrigado desde já pela ajuda.

      • Olá Sr. Akira, obrigado por me responder!

        Pois é, já perguntei pra alguns médicos sobre essa questão do mau cheiro, mas fizeram pouco caso, acho que pensaram que eu que não lavo as roupas direito…

        Sobre o sabão sem soda, eu pensei que fosse possível fazer sabão de coco glicerinado, ou algo do tipo. Ideia de leigo.

        Só mais duas perguntas, se não for te incomodar.

        Na receita de sabão em pó que eu encontrei na internet pede pra acrescentar bicarbonato de sódio, porém, você não coloca bicarbonato na sua receita de sabão em pó. Você saberia qual a finalidade do bicarbonato naquela receita? Posso deixar de acrescentá-lo sem prejuízo da eficiência do sabão?

        Outra pergunta, em algumas receitas que encontrei na internet pede pra acrescentar também o Ácido Cítrico. Pelo que eu entendi o objetivo dele é fazer espuma. O Sr. acha que é realmente necessário acrescentá-lo? Quanto a fazer espuma, não faço questão, pois li em vários sites que ela não é essencial para a eficiência da limpeza.

        Obrigado pela atenção e pelo seu trabalho com este blog.

        • Valdir,
          O bicarbonato tem uma função parecida coma do carbonato e pode ser idpsensado se vc já tem o carbonato.
          O ácido cítrico nao faz espuma, nao sei porque tem esse componente no sabão.

      • Meu caro Valdir, infelizmente eu também tive esse mesmo problema com as roupas de meu marido e só resolvi fazendo meu sabão, veja o cheiro é característico do sebo usado no sabão comercial, por tanto gerando constrangimento, mas nunca mas meu marido passou por isso, aproveito para agradecer ao Roberto, pois a algum tempo faço pesquisa em seu blog, tem me ajudado muito, obrigado por sua gentileza amigo.

  5. Sr. Akira, encontrei tanta informação no seu site que estou maravilhada.Minha breve história no mundo dos sabonetes: produzo há anos sabonetes de glicerina, com argilas, óleos medicinais etc.Fiz disso o meu negócio, mas sempre tive vontade de fazer o sabonete orgânico, de soda.Tenho medo de errar por falta de experiência, pois mesmo tendo opções de fórmulas quero acrescentar os meus extratos e argilas. Como saber a quantidade correta de argila por kg de massa para não perder o ponto do sabonete?Quero cair de cabeça nesse mundo de alquimia, pois adoro.É tudo novo.Conto com sua preciosa ajuda, desde já agradeço sua generosidade.Um forte abraço e muita saúde.
    Grata Miriam

  6. Olá Senhor Akira, nesta receita o pH do Sabão ficará neutro? Com a adição do Ácido Dodecanoico (Laurico) mas ele já esta presente no babuaçu? As porcentagens transforma em gramas?

    • Fabio,
      Não existe sabão que tenha pH neutro, sempre vai estar alcalino, na faixa de 9 a 10.
      Esse calculo que vc cestá perguntando, melhor, para vc aprender, é entrar numa calculadora on line e fazer os calculos. Se tiver dificuldades me fale.
      As demais perguntas eu não entendi, favor reformula-las.

      • Então esse Hidróxido de sódio que teno em casa esta em estado sólido, e eu iria fazer a solução dele para 32%, usaria 32g de NaOh e 68g de água que seria destilada.

        Para a receita de 1000g eu iria usar as 800g de Babuaçu e 200g de Oléo de Cozinha, a calculadora (Mendrulandia) pediu para colocar 155,3 de NaOH, mas eu vi que o Senhor em outra matéria para o pH se manter alcalino entre 9 e 10 e não agredir tanto a pele. Vc multiplicava o valor do óleo a 0,136 Saponificação.

        Então pelas contas ficaria para eu colocar 27,2g de NaOH na receita.

        obs: a outra pergunta sobre os dois cocos pode desconsidera.

        • Fabio,
          A sua fórmula é essa:

          Babaçú – 800g
          Óleo Usado – 200g

          o calculo é assim:

          Babaçú – 800 x 0,175 = 140g de soda
          Óleo Usado – 200 x 0,136 = 27,20g de soda

          Total de soda = 140 + 27,2 = 167,2g

          usando um SF de 5%: 167,2 x 0,95 = 158,8g de soda

          se for usar uma concentração de soda de 32% dissolva as 158,8 g de soda em 337,6g de água.

  7. Acabei de refazer os cálculos, em outra calculadora, que o Senhor recomendou na Introdução dos Sabonetes “Majestic Mountain Sage”. e nos cálculos ela me deu 80g de babaçu, 20g de oléo, isso é se passeando em 100g de sabonete, e de NaOH 32% para ficar na faixa de 5 ela me deu 49.86.

    Já fazendo 1000g de Sabonete usaria 800g de babuaçu e 200g de oléo, e 498,63 de NaOH 32%.

    Espero sua resposta para vê se isto esta correto.

    Desde Já Grato.

  8. Professor, antes de mais nada parabéns pela loja que sem nenhuma duvida é sucesso total. Algum impedimento em substituir o pigmento pela cinza de babu?

  9. Me referi a substituição do pigmento oxido de ferro preto pela cinza de bambu. A minha duvida é com relação a lavagem de roupas, se deixa algum resíduo ou pode manchar a roupa?

    • Fernando,
      Ok, entendi, vc pode substituir sim, um pelo outro.
      Minha recomendação agora é que vc nao use essa decoração no sabao de coco, pois aqui o meu pessoal reclamou que pode dificultar a lavagem, nao é que mancha as roupas, mas fica o pigmento e necessita de um trabalho a mais

  10. Boa tarde, sou produtor de óleo de coco babaçu extra virgem.O óleo da minha empresa é extraído através da prensagem das amendoas, sem a utilização de nenhum composto quimico.Tenho disponibilidade de até 10.000 litros de óleo mensamente.

    Saliente que o óleo de coco babaçu da minha empresaé 100% natural.
    Entrego em todo Brasil.

    Em caso de interesse entrem em contato:
    marcos-antonio-pereira@hotmail.com
    (88)88614007
    (88)81278555

  11. Bom dia , sr. Roberto !

    Gostaria de parabeniza – lo pelo site e trabalho desenvolvidos .
    A minha dúvida é em relação ao cálculo da fórmula acima (25/03/2014) , de como se chegou na quantia de 337,6g de água .

    Agradeço desde já .

    • Anderson,
      Obrigado.
      Se vc tem 158,8g de soda e quer preparar uma solução a 32% a conta fica assim:
      158,8/32 * 100 = 496,2 = soda + agua portanto água = 496,2 – 158,8 = 337g

  12. Olá, gostaria de saber por que o sabão de coco sempre é feito com soda cáustica, eu queria um sabão de coco menos agressivo para utilizar no banho como shampoo, gosto muito dele, mas acho sua composição prejudicial. Tem como fazer um sabão de coco com menos aditivos químicos? Obrigada

  13. Como faço para iniciar um negocio para fabricação de sabonete artesanal em minha região ( sudoeste da Bahia). Tenho um terreno e quero fazer algo, estou pensando numa fábrica de sabonetes caseiro para o mercado local da região.

    Atenciosamente,

    Alberto Magno

    • Alberto,
      Olha, melhor é vc procurar o Sebrae da sua região, pois uma fábrica de sabões é é um empreendimento complexo porque envolve o órgão regulamentado que é a Anvisa

  14. Boa tarde. Tenho alguns coqueiros e produzem frutos durante o ano. Gostaria de fazer sabão de coco a partir da fruta e que pudessem ser utilizados na pele. Teria uma receita para este fim?
    Obrigada pela atenção.

    • Marcia,
      Vc precisa é extrair o óleo do coco.
      Procure na net, tem muito videos que ensinam como extrair o óleo do coco

  15. BOM DIA PROFESSOR, POR OBSÉQUIO TERIA COMO EU FAZER UM SABONETE PARA TOMAR BANHO SO COM O COCO?
    UM FRATERNAL ABRAÇO,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  16. Olá! Como vai? Gostaria de perguntar como ocorre a fabricação de sabão líquido, também pode ser feito com soda cáustica?
    Desde já agradeço.

  17. Professor Roberto, tem algo natural que possa ser usado para dar a cor branca em substituiçãpo do dioxido de titanio? No outro post sobre “sabao de coco 100% – corpo e banho” voce sugere agua de coco com leite de coco, contudo uma moça comentou que fez o procedimento porem este não ficou branco. Essa é a melhor sugestão para que ele fique branco naturalmente ou voce tem alguma outra sugestão?

    Grato mais uma vez, Professor!!!

    Paulo

    • Paulo,
      Não tem como dar cor branca sem usar dióxido de titânio.
      Água de coco e leite de coco não é para dar cor ao sabão, é para enriquecer

  18. Professor Akira, boa tarde!

    Por favor, poderia me informar se o sabão de coco natural para uso na limpeza geral da casa é comercializado? Verifiquei no site da Darluck mas não encontrei.
    Muito obrigada!

  19. Akira Sensei, bom dia!

    Obrigada pela informação. Uma pena não ser comercializado pois atualmente não encontro um produto no mercado produzido com essa qualidade e cuidado.

  20. Olá Boa tarde gostaria de saber qual é a porcentagem do ácido borax para a fabricação de sabão. Por favor me envia pelo meu email.

    • Vivian,
      Ácido bórax não existe, tetraborato de sódio, o bórax, sim.
      Não sei do uso em sabão

  21. roberto se eu sibstuir borox lauril e amida com ficara osabao liquido espero sua resposta

    n

  22. Amei as informações! São tantas que estou confusa. Faço óleo de coco para consumo próprio e tenho alguns cocos a mais. Gostaria de aprender a fazer sabão de coco com bastante coco e sabonete de coco. As receitas que encontrei usam pouco coco, experimentei algumas mas não gostei. Quero um sabão de coco, não de soja e soda; um sabonete de coco e não de glicerina com gotinhas de óleo de coco e perfume. Meu coco é baiano, não é babaçu. Peço então que me indiquem receitas e indicações simples e eficientes de coco de verdade. Desde já, muito grata. E Parabéns! Foram as melhores explicações que encontrei até agora!!!

  23. Olá Roberto, grata por compartilhar experiência e conhecimentos! Neste sbão de coco não vai água na composição? grata

  24. Oi Akira, obrigada por compartilhar receitas super interessantes! Gostaria de saber qual é o processo que deve ser realizado com o sabão sólido para torná-lo em pó!
    Obrigada,
    Mari

  25. Boa tarde Sr. Akira, a mesma receita pode ser usada no método hot? O poder de limpeza do sabão feito pelo cold e pelo hot é o mesmo, correto?
    Uso uma calculadora em inglês e fico um pouco confusa, existe alguma calculadora de sabão gratuita e online em português?
    Grata por compartilhar seus conhecimentos

    • Gabriela,
      Pode ser usada sim e as propriedades são idênticas.
      Use a Mendrulandia, tem opção em português

  26. Boa tarde akira!
    Fiz o sabão de coco original e achei que ficou bem duro mesmo,quebrava as vezes… Gostaria de experimentar este outro com 80% óleo de coco e os 20% de outros, poderia ser óleo de soja ou girassol, não tenho usados então posso usar eles novos…? Pelo que vi o índice de saponificação é o mesmo.

  27. Bom dia Akira, mas usando eles de reaproveitamento,seriam ainda mais suscetíveis á degradação, seriam para limpeza,então aconselha fazer poucas unidades para consumir logo,ou acrescentar antioxidantes.Como faz para manter eles sem oxidar por mais tempo…Obrigado pelo esclarecimento,foi sempre de muita ajuda,suas explicações,Deus o abençoe por este blog.

    • Rosane,
      800/20 de coco e óleo poli-insaturado, como soja ou girassol, pode ser que, se houver oxidação, seja até impercectível devido a predominaria da quantidade de coco.

  28. Boa tarde, esse sabão pode ser utilizado para tudo? Por exemplo além de lavar roupa, posso lavar a louça ou derreter um pouco na água e limpar chão, superfícies etc?
    Obrigada!!