15 ideias sobre “Bem-vindo ao meu site!

  1. Olá Roberto,

    desde que vi seus equipamentos no flickr que tive muita curiosidade em ter mais informações sobre eles. Mas você foi mais longe e partilhou muito mais.
    Quem está a começar, ou mesmo quem já sabe alguma coisa sobre o processo de fabrico de sabão ficará maravilhado com a partilha do seu conhecimento.
    O meu muito obrigado por partilhar, é sem dúvida uma atitude nobre.
    Abraço,
    Ricardo Alves
    Ilha da Madeira, Portugal

    • Olá Roberto,
      a muito tempo acompanho seu trabalho na área de sabonetes, tbm sou saboeira, faço meu modesto trabalho aqui na minha pequena cidade de Ituiutaba-MG, nada comparado ao seus sabonetes que são maravilhosos.
      Faço parte de um grupo da Internet e do Face que se chama Flor de laranjeira, a 7 anos começamos juntas para desenvolver esta arte apaixonante que é o sabão. Acompanhamos pelo Flickr o seu trabalho a respeito da fase gel na saponificação a frio, ninguém tinha feito isto até então no sentido científico da coisa, ficamos adimiradas e aproveitamos bastante suas informações.
      Sentimos muito quando vc deixou o Flickr, e agora para minha surpresa me deparo com o seu site, que bom que vc voltou!
      Eu utilizo nos meus sabonetes várias técnicas, a frio, fusion, hot, faço o tradicional sabonete de cinzas aqui da minha terra, tenho uma Associação de artesãs (Teaar-Tejuco Arte e Artesanato) e lá trabalho com os sabonetes.
      Todo ano Realizamos o Encontro Nacioal de Saboaria, ese ano foi em Araxá-MG, ano que vem (2013) decidimos apenas a data que será em Setembro dias 21,22 e 23, nestes encontros trocamos nossos produtos, informações, fornecedores e fazemos oficinas de reciclagem dos nossos conhecimentos, finalmente nos confratenizamos unidos pela mesma arte que a paixão pelo sabão.
      Desde já se considere convidado a participar do nosso 4° Encontro, que como disse ainda estamos por decidir o local.
      Grata por tudo
      Abraços fraternos
      Graça Tavares

      • Olá Graça!
        Satisfação em te conhecer e o seu trabalho.
        Obrigado pela consideração. Fiquei um bom tempo afastado da saboaria por outros afazeres que tinha e agora resolvi compartilhar o que conheço através do site que montei. Acho que esta atividade de saboaria artesanal não se desenvolve aqui no Brasil na velocidade que deveria. Temos todas as condições de fazer, temos as matérias primas em ambundância, o clima ajuda, mas poucos conhecem e dão valor para esses produtos. Falta massa crítica para o conhecimento e divulgação e assim, para os que comercializam, o mercado é diminuto, e desestimulante. Um exemplo, tem uma empresa de franquia cuja sede é em Porto Alegre que tem muitas lojas e vendem sabonetes que eles chamam de artesanal ao preço de R$18,00 uma barra de 120g que na verdade é um detergente sólido. Esses o pessoal compra, porque é uma loja bonita no shopping, dá status, etc. Agora pagar por um verdadeiro produto artesanal natural, vegetal, com propriedades excepcionais para a pele, que custa a metade, esses pouquíssimos pagam. Tenho um conceito que venho praticando – a divulgação do conhecimento aumenta o mercado!

        Obrigado pelo convite, já anotei na agenda!
        Abraços
        Roberto Akira

  2. Olá,
    Também venho da informação que deixou no flickr, um verdadeiro tesouro.
    Muito obrigada pela partilha.
    Você já é falado num grupo chamado “Saboaria” no facebook, onde se partilha e aprende sobre sabão, cremes, shampoos, etc.
    Junte-se a nós, venha partilhar e “quiça” aprender mais um pouco! 🙂

    Um abraço,
    Mikas

  3. Olá e Parabéns por seu digno trabalho!
    Procurando informações na Net a respeito de sabonetes naturais me deparei com o site da Florbela, Crônicasdosabão, em Portugal e através dela cheguei até o Sr.
    Estou encantada com tanta organização e profissionalismo, não é comum nas pessoas terem atitudes como a sua e sem fins lucrativos. É admirável mesmo!
    Sou iniciante, na verdade engatinhante, além de não entender nada de química, óleos, gorduras, aromas……..tudo aqui está sendo de muita valia. Pensei em comprar alguns sabonetes seus pra experimentar mas já li que terei que ficar na vontade…..paciência……., mas tb serve de incentivo pra tentar fabricar.

    Agradeço muito por sua boa vontade e inteligência

    SDS Cordiais
    Jonice

    • Jonice,
      Obrigado pelas generosas palavras!
      Se vc está começando agora, recomendo que participe de um grupo de discussão no facebook de Portugal, chamado Saboaria. É um grupo fechado mas vc pede adesão que não tem problemas. É um grupo excelente, de partilhas de conhecimentos e isso é feito de modo admirável, com muita transparência e despreendimento. O link é esse:http://www.facebook.com/groups/saboaria/.

      A saboaria artesanal, principalmente pelo seu carro chefe que é o cold process é muito fácil de fazer, simples mesmo. Existe uma mística de segredos que muita gente acha difícil, mas não é.

      Se quiser uma ajuda para dar o pontapé inicial, não hesite e me contate.

  4. Agradeço e aceito o convite. Como devo proceder para poder participar?
    Eu também gostaria de um curso de manuseio de ervas e suas aplicações, tenho algumas aqui no meu quintal e pouco conhecimento de seus usos fora a culinária, com o seu conhecimento talvez possa me indicar algum que seja bom.
    Muito Obrigado Sr. Roberto
    Jonice

  5. Prezado Sr. Roberto

    Agradeço muito pelo site e o parabenizo pelo lindo trabalho.

    Estou no meu segundo lote de cold process, mas o último ficou muito mole, acredito que não utilizei a combinação de óleos corretamente, entretanto, ficou muito bom, bem glicerinado e com bom aroma e espuma. Será que consigo reduzir água por algum processo, tal como levar ao forno? Será que não vai evaporar as essências? Usei essência lipofílica e não deu problema. Já se passaram 25 dias e gostaria de presentear meus amigos e família.

    Agradeço antecipadamente.

    • Lis,
      Depois do sabão pronto, se tiver muita água o modo correto é deixar secar mais tempo, não dá certo aquecer, como no forno, para secar.

  6. Ola pessoal podem me ajudar,estou tentando fazer o cold process mais nao estou . Oprimconseguindoeiro fiicou mole o trass nao aconteceu, osegundo duro de mais.